A Agência Nacional do Petróleo (ANP) protocolou um pedido de concurso público ao Ministério da Gestão e Inovação para provimento de 132 vagas nos cargos de Especialista, Analista e Técnico.
De acordo com o ofício encaminhado no dia 29 de maio, as vagas solicitadas para o novo edital estão distribuídas da seguinte maneira:
Cabe destacar que a necessidade de um novo concurso ANP é alta, uma vez que existe uma crescente vacância de cargos efetivos e extinção de cargos do quadro de servidores.
Conforme mencionado, hoje já são 132 cargos vagos, que representam mais de 16% do total de 780 cargos previstos em lei.
Em 2022, foram ofertadas 48 vagas através de uma seleção que segue vigente até 06 de dezembro de 2024, podendo ser prorrogado uma única vez, por dois anos.
Os contratados foram lotados em diversas cidades do país, sendo elas: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Alegre/RS e Salvador/BA.
Nosso objetivo é deixá-los 100% informados. Acompanhe nos tópicos abaixo as principais informações sobre o concurso ANP:
Atualmente, a Agência registra 132 cargos vagos, sendo que o cargo com o maior déficit é o de Especialista em Regulação:
Foi sancionado o reajuste salarial de 9% dos servidores do executivo federal. Com isso, as remunerações da ANP passaram a ser as seguintes:
Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural: Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio.
Técnico Administrativo: Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio.
Conforme mencionado no início deste artigo, o processo seletivo da ANP, realizado em 2022, foi destinado para 48 vagas em diversos cargos de nível superior de formação.
Os contratados receberão salário inicial de R$ 6.130,00, para uma jornada de 40 horas semanais.
Atividades 1 e 2: diploma de conclusão de curso de nível superior em Engenharia ou Química Industrial, e registro no órgão de classe.
Atividade 3: diploma de conclusão de curso de nível superior em Engenharia, e registro no órgão de classe.
Atividade 4: diploma de conclusão de curso de nível superior em Direito.
Atividades 5 e 6: diploma de conclusão de curso de nível superior em Economia ou Ciências Econômicas, e registro no órgão de classe.
Atividade 7: diploma de conclusão de curso de nível superior em Engenharia, Economia, Ciências Econômicas, Matemática ou Estatística.
Atividade 8: diploma de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis ou Contabilidade, e registro no órgão de classe.
Atividade 9: diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação.
Os candidatos do concurso ANP foram testados por meio de uma prova objetiva, além de uma avaliação de títulos.
As provas objetivas para todas as atividades tiveram a duração de 4 horas e foram aplicadas na data de 09 de outubro.
Foram 50 questões de conhecimentos gerais e 70 questões de conhecimentos específicos. A prova objetiva valeu 120 pontos, e foi no modelo CERTO ou ERRADO.
Conforme informado no edital ANP, o candidato foi considerado aprovado caso:
Esta etapa valeu, ao todo, 10 pontos (ainda que a soma dos valores dos títulos enviados fosse superior a esse valor).
O último concurso da Agência Nacional do Petróleo foi realizado em 2015, sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio.
Na ocasião, 34 oportunidades foram ofertadas para os cargos de Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural e Técnico Administrativo, com exigência de nível médio. 41 candidatos foram nomeados.
Consta em publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 21 de novembro, retificação do…
Atenção, Coruja! Se você gosta da área policial, saiba que essa é uma grande oportunidade!…
Iniciais de até R$ 11, 9 mil! A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…
Edital pode ser publicado a qualquer momento! O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Confira neste artigo como foi o último concurso de Taquigrafia da ALESP para o cargo…