Concurso ALEP: possíveis recursos de Analista – Assessor
No último domingo, 07 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) para Analista Legislativo – Assessor.
O Estratégia Concursos esteve presente durante todos os momentos de sua preparação (assim como na correção extraoficial) e, mesmo após a realização das avaliações, não deixará de te acompanhar!
Com isso, reunimos nosso time de professores para apontar quais questões são passíveis de recursos, cujo prazo para interposição ficará aberto até o dia 10 de abril. Inclusive, a consulta aos gabaritos preliminares já foi disponibilizada pela FGV.
Disciplina: PORTUGUÊS
QUESTÃO 3
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
FUNDAMENTAÇÃO:
O emprego do pronome possessivo “seu”, pelo contexto em que foi empregado, estabelece uma relação objetiva entre judeus e o que estes entendem por Messias. A expressão “seu Messias” indica a possibilidade de haver outros Messias, mas que os judeus esperam por uma figura específica, que atenda aos critérios estabelecidos por eles.
Ampliando a discussão, é sabido que houve um Messias ligado à fé cristã, mas que esse Messias não foi aceito pelos judeus; isso corrobora a ideia de que o pronome “seu” foi empregado objetivamente para: traçar um recorte a respeito de qual Messias está sendo aguardado; e não para mostrar ligações afetivas.
O gabarito mais adequado seria a letra C. A expressão “Até hoje” denota uma espera demasiadamente longa. A expressão isolada entre vírgulas se torna mais enfática, permitindo a leitura de que os judeus AINDA, depois de muitos anos, aguardam o seu Messias.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
Saiba mais: ALEP