Concurso AFT: presidente do TST fala sobre déficit na carreira
Em entrevista ao Instituto Conhecimento Liberta na segunda-feira (27), o presidente do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Lélio Bentes, falou sobre a importância de fortalecimento da Inspeção do Trabalho e a falta de concurso público para AFT.
Lélio reforçou que, atualmente, mais de 40% dos cargos de Auditor-Fiscal do Trabalho estão vagos: “são quase 1,6 mil cargos não preenchidos porque não foram realizados concursos públicos para repor servidores que se aposentaram“.
Além do déficit na carreira, o programa também abordou o enfrentamento do trabalho análogo à escravidão, com destaque para o aumento de resgates em 2022, em comparação com 2021.
O concurso AFT vem ganhando força nos últimos meses e, se depender do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deve acontecer ainda em 2023.
Recentemente, o ministro afirmou que tem conversado com integrantes do governo e que o concurso pode vir a acontecer no segundo semestre desse ano, com convocações em 2024.
O último certame foi realizado há 10 anos, em 2013, com oferta de apenas 100 vagas. Desde então, novas solicitações para realização de concurso foram realizadas, sem sucesso.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre um possível novo concurso AFT, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações: AFT