Concurso AFT é novamente cobrado em reunião da Conatrae
O concurso AFT – Auditor Fiscal do Trabalho foi novamente cobrado pela diretora do SINAIT, Vera Jatobá, em reunião realizada pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
A dirigente reforçou a importância de auditores para o fortalecimento das instituições, dentre elas, a fiscalização do trabalho. Além disso, falou acerca do incremento orçamentário para fiscalização e recomposição da Conatrae.
“Estamos com menos de 2 mil Auditores-Fiscais na ativa, carecemos de incremento orçamentário para a fiscalização e reivindicamos, como um dos participantes da criação da comissão, o retorno de uma maior participação da sociedade civil na Conatrae”.
Vale lembrar que não é de hoje que o concurso AFT é cobrado pelo Sindicato Nacional, uma vez que a última seleção ocorreu há mais de 10 anos. Na época, foram ofertadas 100 vagas para auditor.
A demora para realização de um novo certame ocasionou uma escassez muito grande no quadro de pessoal do órgão. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, atualmente, existem 1.605 vagas desocupadas, o que corresponde a cerca de 44% do quadro.
Importante destacar que esse quantitativo tem como referência o mês de fevereiro de 2023. Apesar disso, espera-se que um novo edital para provimento de vagas seja publicado no segundo semestre deste ano.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais sobre o concurso AFT? Então acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:
Saiba mais: Concurso AFT