O Tribunal de Contas do Pará recomendou, novamente, a realização do concurso público da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará).
De acordo com o TCE, a necessidade é de abrir edital para cargos efetivos. Confira os detalhes por meio do documento abaixo:
Vale lembrar que o concurso já possui comissão organizadora formada desde o ano passado (2023). O grupo deve realizar o levantamento de cargos e vagas que serão contempladas no edital.
Ademais, o último concurso da agência foi publicado em 2018. Na época, foram ofertadas 50 vagas para cargos com exigências de níveis médio e superior de formação.
A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso ADEPARÁ. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará se prepara para realizar um novo concurso. Com comissão já formada, ainda não foram divulgados detalhes como número de vagas e cargos a serem ofertados.
O último concurso Adepará foi realizado em 2018, sob organização do Instituto AOCP. Na ocasião, foram ofertadas 50 vagas para os cargos de Fiscal Estadual Agropecuário (nível superior em Agronomia ou Medicina Veterinária) e Agente Fiscal Agropecuário (ensino médio, com curso profissionalizante de Técnico Agrícola ou de Técnico em Agropecuário).
A avaliação dos candidatos foi realizada através de até três etapas, sendo Prova Objetiva e Discursiva (eliminatório e classificatório) para todos os cargos e uma Prova de Títulos (classificatório) somente para nível superior.
A prova objetiva foi composta de 50 questões, de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada questão, para escolha de 1 (uma) única resposta correta, com valor igual a 0,2 por questão, e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 ponto e o máximo de 10,00 pontos.
O candidato devia obter 50% ou mais do total de pontos previstos na prova objetiva para não ser eliminado do concurso público.
Para os cargos de nível médio, a prova objetiva foi composta por 01 (uma) questão de Conhecimentos Específicos do respectivo cargo, a ser elaborada com no mínimo, 10 linhas, e no máximo, 15 linhas. O exame foi avaliado considerando-se os aspectos da tabela:
Já para os candidatos aos cargos de nível superior, a etapa foi composta por uma Redação de, no máximo 20 linhas e, no mínimo, 30 linhas.
O candidato devia obter 60% da pontuação máxima para esta etapa, ou seja, 6,00 pontos ou mais do total de pontos previstos na Prova Discursiva – Conhecimento Específico para não ser eliminado do concurso.
Somente foram aceitos os títulos relacionados no edital, expedidos até a data da entrega, observados os limites de pontos. A prova de Títulos teve o valor máximo de 3,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos e dos documentos apresentados fosse superior a este valor.
A agência tem como objetivo planejar, coordenar, normatizar, fiscalizar e executar a política de Saúde Animal e Vegetal, e de defesa sanitária. Além de proceder o controle de qualidade, de classificação, de inspeção, de padronização e do armazenamento de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…