Notícia

Concurseiro, vamos ao divã?

Estudar para concurso se equivale a enfrentar o divã em uma terapia.

No início, tudo parece fácil.

Você consegue tranquilamente encarar as disciplinas e as horas líquidas de estudo.

Você acerta as questões e até se apaixona pela gramática.

Ocorre que até aqui, você estava na aula 0.

Passa-se para a próxima. Mas a próxima, traz a aula 1, de 6 ou 7 matérias.

Hm. Parece que a coisa está se complicando.

Os juros quer eram simples, passam a ser compostos.

E é aí que você começa a se sabotar.

O medo de enfrentar o desconhecido, de dar um passo além da sua zona de conforto é o que te faz não sair de casa para a terapia.

O medo de enfrentar o desconhecido, de dar um passo além da sua zona de conforto é o que te faz não sentar para estudar.

E você irá arrumar as mais absurdas desculpas. A impressão desta folha saiu manchada. Meu amor visualizou a mensagem no WhatsApp e não me respondeu. Não acordei bem hoje. O céu está tão azul hoje.

Tudo desculpa para não encarar o que você realmente quer.

Sim! Fazemos isso muitas e muitas vezes na vida.

Se você ainda possui este tipo de atitude mental, você ainda não é merecedor de um cargo público.

Estudar para concurso público não admite desculpas. Ou você toma as rédeas da sua vida e dos seus estudos, ou seus concorrentes passarão por cima de você e sem dó.

Se você ainda acha que passar depende mais de sorte do que de esforço e disciplina, você não é merecedor de ocupar um cargo público.

Tenha certeza de que para se obter o sucesso não basta tomar as decisões certas. É muito mais do que isso. É preciso tornar certas as suas decisões.

Encare seus estudos como se fossem seu emprego. E por qual motivo isso é tão difícil? Por que a sua irresponsabilidade de hoje, não será demonstrada por uma advertência amanhã, mas somente daqui a 1, 2 ou 3 anos, quando a sua prova chegar.

“Não existe como criar consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, não importa o quão absurdo seja, para evitar encarar a própria alma”.

Carl Gustav Jung

https://www.youtube.com/channel/UCpl7AUn4B_2BR2dGneYk3WQ

https://www.facebook.com/profjoaomauricio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parece que essa mensagem foi especialmente para mim, encontro-me nessa situação, mas vou sair dela e voltar a crescer de novo!
    Eric em 24/09/16 às 13:36
  • Muito bom professor! Parabéns por mais um artigo de grande proveito.
    Alex em 24/09/16 às 09:36
  • A verdade é a única forma de proporcionar a liberdade ao homem. Esse artigo professor, trouxe-nos verdade, uma condicionante bifasica a escolhermos, ainda no presente, antes do dia da prova (daqui a 1, 2, 3, anos), a nossa aprovação no cargo público. O caminho da vitória é estreito e sinuoso, requer prudência, lealdade e persistência nos estudos, urge acreditarmos e por coragem na jornada rumo a aprovação. Obrigado pelo incetivo Professor!
    Wesley Campos em 23/09/16 às 20:02
  • Mensagem motivadora. As vezes precisamos de uma palavra que nos faça refletir sobre as nossas escolhas e a responsabilidade que temos diante do que decidimos fazer. Parabéns!
    Denise Caldas em 23/09/16 às 19:57
  • Mensagem muito verdadeira e escrita de um jeito lindo! Ficou poético! Adorei!!
    Larissa em 23/09/16 às 18:45
  • Parabéns Professor! Seus artigos são maravilhosos!!
    Luciana em 23/09/16 às 18:31
  • "Não basta tomar decisões certas, é preciso tornar certas as suas decisões" Muito sábio. Faz quase 1 mês que estudo TODOS os dias, em média, 5h pro TRE-SP. Antes eu já estudava p outros concursos e sei que esse merecimento vale diante não só dos estudos, mas de experiências pessoais também. às vezes fazemos de tudo pra burlar o caminho mais difícil e tentar algo rápido, de curto prazo. A armadilha dessa ilusão se encontra na instabilidade, na pura convicção de que jamais você voltará a estaca zero. Há 10 anos sou empresário e já investi e me arrisquei de "n" formas, ganhei muito... pouco... nada... Ainda com 28 anos tenho minha pouca experiência como grande motivadora a sentar na cadeira e ficar escutando música clássica enquanto as leis e conhecimentos vão entrando na mente sem dó. Muito bacana esse artigo e acho que se encaixa com inúmeras histórias de conquistas que virão!
    Felipe André Lima Teixeira em 23/09/16 às 15:48
  • Mas bah tchê! Certeiro. Gostei muito. :) Parabéns, seus artigos são ótimos.
    Sônia em 23/09/16 às 14:34
  • Realmente não é fácil.. mas é preciso focar nos estudos dia após dia.sem faltas ou desculpas.. vamos lá....
    tatiane em 23/09/16 às 14:33
  • Professor, Parabéns! Isto é a mais pura verdade. Custa-nos imenso assumir os nossos medos, angústias, o desconhecimento e para então conseguirmos tomar as rédeas da nossa vida! Obrigada por mais uma lição!
    Gilmara Sousa em 23/09/16 às 13:50
  • Saudações professor. Estava precisando ler isso hoje. Obrigado.
    João em 23/09/16 às 12:05
  • Verdadeiro e inspirador!
    Alexy em 23/09/16 às 11:10