Concurseiro Trabalhador
Se você não tem o privilégio de “só” estudar, seja bem-vindo ao clube! Eu também fui um concurseiro trabalhador, que precisava garantir a grana suficiente para pagar os meus próprios boletos.
Falei em privilégio, mas nem acho tanta vantagem assim ficar apenas voltado para os estudos, vou explicar o porquê. Geralmente as pessoas nessa situação sofrem mais com pressões psicológicas, tanto internas (sempre tem aquela pergunta: será que estou fazendo a coisa certa?) quanto externas (sempre pensam: quando será que ele vai acordar para a vida?).
Dessa forma, ter o dia inteiro para estudar pode não significar necessariamente uma vantagem, isso porque o psicológico e a pressão familiar podem atrapalhar muito mais que o fato de você ter um emprego (é claro que depende do emprego).
Voltando ao assunto do nosso artigo, pensado em você que concurseiro trabalhador, é importante saber que algumas medidas devem ser tomadas para aumentar a qualidade do seu estudo:
- Procure descansar por uns 20 minutos logo que chegar em casa (pode ser uma soneca), isso com certeza aumentará o seu foco durante os estudos;
- Menos é mais – não exagere na carga horária a ponto de prejudicar seu sono. Como você trabalha, tente se planejar para concursos de médio a longo prazo (até 4 horas e meia por dia tá de bom tamanho);
- Dê a si mesmo uma “folga” em dia de semana, quinta ou sexta-feira. Assim você descansa e ganha energia para estudar sábado e domingo (isso mesmo que você leu);
- Torne o fim de semana “dia útil”, pois será o melhor momento para você estudar, tirar atraso ou adiantar conteúdo;
- Evite viagens enquanto estuda porque isso pode prejudicar a continuidade da sua preparação (quem tem pouco tempo pra estudar, precisa fazê-lo ininterruptamente).
Eu segui basicamente esses passos durante a minha preparação, conseguindo êxito em pouco mais que uma dezena de concursos de nível superior (incluindo 5 cargos de auditor), mesmo sendo concurseiro trabalhador.
Por isso, afirmo que é sim possível passar em concursos trabalhando, desde que você trace a melhor estratégia possível, use um bom material e adote um método eficiente.
É isso, bons estudos para vocês.
Rafael Barbosa – Coach (criador do Método 4.2 de Revisão)
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/metodo-4-2-de-revisao/)