Olá, amigos, tudo bem? Neste artigo entenderemos um pouco melhor sobre como é a concorrência para vagas em concursos públicos de órgãos federais.
Para isso, realizamos um apanhado dos principais concursos públicos federais ocorridos nos últimos anos.
Dessa forma, apresentaremos, a seguir, algumas informações quantitativas e qualitativas acerca dos dados coletados, bem como, alguns comentários atinentes à matéria.
Primeiramente, vale conceituar a métrica de concorrência para fins de concursos públicos.
Em resumo, a concorrência refere-se à relação simples entre o número de candidatos inscritos em um determinado certame e o número de vagas imediatas.
Por exemplo, imagine que um concurso ofereça no edital, além das vagas para formação de cadastro de reservas, 20 (vinte) vagas para provimento imediato. Nesse contexto, caso existam 10.000 (dez mil) candidatos inscritos, a concorrência do certame será de 500 (quinhentos) candidatos/vagas.
Em regra, as estatísticas acerca da relação entre o número de candidatos inscritos nos certames e o número de vagas sempre levantam a preocupação dos candidatos.
Porém, será se essa informação é tão relevante assim?
Ao longo deste artigo discorreremos sobre as estatísticas de concorrência dos últimos concursos federais e, por fim, apresentaremos alguns insights sobre como essas informações podem ser interpretadas.
Pessoal, naturalmente, a concorrência para vagas em órgãos federais varia significativamente de acordo com alguns aspectos, dentre eles, pode-se citar:
Nesse contexto, realizamos um apanhado dos últimos concursos federais realizados pelas principais bancas examinadoras do país (FGV e CEBRASPE), dividindo-os por áreas, conforme apresentado a seguir:
Concurso | Ano | Cargo | Vagas | Inscritos | Concorrência (inscritos/vagas) |
---|---|---|---|---|---|
ANA | 2024 | Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico – Especialidade 3 | 10 | 5868 | 586,80 |
ANVISA | 2024 | Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Área 3 | 5 | 2852 | 570,40 |
ANATEL | 2024 | Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Especialidade: Geral | 10 | 5183 | 518,30 |
ANATEL | 2024 | Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Especialidade: Direito | 8 | 3455 | 431,88 |
ANAC | 2023 | Especialista em Regulação de Aviação Civil – Área 3 | 20 | 6194 | 309,70 |
ANA | 2024 | Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico – Especialidade 2 | 15 | 3808 | 253,87 |
ANVISA | 2024 | Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Área 1 | 3 | 647 | 215,67 |
ANATEL | 2024 | Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Especialidade: Ciências Contábeis | 3 | 620 | 206,67 |
ANATEL | 2024 | Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Especialidade: Ciências de Dados | 15 | 2842 | 189,47 |
ANA | 2024 | Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico – Especialidade 1 | 15 | 2400 | 160,00 |
ANVISA | 2024 | Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Área 4 | 3 | 456 | 152,00 |
ANATEL | 2024 | Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Especialidade: Engenharia | 10 | 1232 | 123,20 |
ANVISA | 2024 | Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Área 2 | 39 | 4594 | 117,79 |
ANATEL | 2024 | Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Especialidade: Economia | 4 | 455 | 113,75 |
ANAC | 2023 | Especialista em Regulação de Aviação Civil – Área 2 | 25 | 2258 | 90,32 |
ANAC | 2023 | Especialista em Regulação de Aviação Civil – Área 1 | 25 | 1490 | 59,60 |
Concurso | Ano | Cargo | Vagas | Inscritos | Concorrência (inscritos/vagas) |
---|---|---|---|---|---|
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Psicologia Organizacional | 1 | 2456 | 2456,00 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Arquitetura – Urbanismo | 2 | 4582 | 2291,00 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Direito | 12 | 13771 | 1147,58 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Comunicação Social | 8 | 8100 | 1012,50 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Análise de Sistemas – Desenvolvimento | 8 | 6483 | 810,38 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Administração | 18 | 13661 | 758,94 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Arquivologia Digital | 1 | 658 | 658,00 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Engenharia | 25 | 15163 | 606,52 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Análise de Sistemas – Cibersegurança | 3 | 1496 | 498,67 |
BACEN | 2024 | Analista – Área: Economia e Finanças | 50 | 24441 | 488,82 |
CVM | 2024 | Analista CVM – Perfil 6 – Contabilidade Pública | 1 | 427 | 427,00 |
CVM | 2024 | Analista CVM – Perfil 5 – Gestão | 7 | 2941 | 420,14 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Ciência de Dados | 20 | 8323 | 416,15 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Análise de Sistemas – Suporte | 9 | 3468 | 385,33 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Ciências Contábeis | 18 | 6276 | 348,67 |
BACEN | 2024 | Analista – Área: Tecnologia da Informação | 50 | 13979 | 279,58 |
BNDES | 2024 | Analista – Ênfase: Economia | 25 | 6387 | 255,48 |
CVM | 2024 | Inspetor CVM – Perfil 1 – Mercado de Capitais | 7 | 1655 | 236,43 |
CVM | 2024 | Analista CVM – Perfil 4 – Mercado de Capitais | 15 | 2790 | 186,00 |
CVM | 2024 | Analista CVM – Perfil 8 – TI / Sistemas e Desenvolvimento | 5 | 766 | 153,20 |
CVM | 2024 | Analista CVM – Perfil 7 – Ciência de Dados | 7 | 757 | 108,14 |
CVM | 2024 | Analista CVM – Perfil 9 – TI / Infraestrutura e Segurança | 5 | 511 | 102,20 |
CVM | 2024 | Inspetor CVM – Perfil 2 – Mercado de Capitais | 6 | 385 | 64,17 |
CVM | 2024 | Inspetor CVM – Perfil 3 – Contabilidade e Auditoria | 7 | 443 | 63,29 |
Concurso | Ano | Cargo | Vagas | Inscritos | Concorrência (inscritos/vagas) |
---|---|---|---|---|---|
STN | 2024 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Econômico-financeira (contratações) | 2 | 2043 | 1021,50 |
TCU | 2022 | Auditor Federal de Controle Externo – Área Controle Externo | 20 | 19932 | 996,60 |
STN | 2024 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Contábil | 7 | 3167 | 452,43 |
STN | 2024 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Econômico-financeira | 18 | 7459 | 414,39 |
STN | 2024 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Tecnologia da Informação (Transformação Digital) | 8 | 2218 | 277,25 |
STN | 2024 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Tecnologia da Informação (Operação e Infraestrutura) | 5 | 1381 | 276,20 |
MPO | 2024 | Cargo 2: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Desenvolvimento Institucional | 5 | 1241 | 248,20 |
CGU | 2022 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Correição e Combate à Corrupção | 54 | 9485 | 175,65 |
MPO | 2024 | Cargo 1: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Geral | 65 | 9193 | 141,43 |
CGU | 2022 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Auditoria e Fiscalização | 126 | 17519 | 139,04 |
MPO | 2024 | Cargo 5: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Gestão de Infraestrutura de TI | 2 | 207 | 103,50 |
MPO | 2024 | Cargo 6: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Gestão de Dados Orçamentários | 5 | 489 | 97,80 |
MPO | 2024 | Cargo 8: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Gestão da Segurança da Informação Orçamentária | 2 | 177 | 88,50 |
MPO | 2024 | Cargo 3: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Governança e Gestão de Projetos de TI | 6 | 517 | 86,17 |
MPO | 2024 | Cargo 7: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Gestão de Contratos de TI | 2 | 137 | 68,50 |
CGU | 2022 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Contabilidade Pública e Finanças | 40 | 2513 | 62,83 |
MPO | 2024 | Cargo 4: Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Desenvolvimento de Sistemas Orçamentários | 13 | 802 | 61,69 |
CGU | 2022 | Auditor Federal de Finanças e Controle – Tecnologia da Informação | 80 | 4232 | 52,90 |
Concurso | Ano | Cargo | Vagas | Inscritos | Concorrência (inscritos/vagas) |
---|---|---|---|---|---|
AFT | 2024 | Auditor-Fiscal do Trabalho | 900 | 309645 | 344,05 |
RFB | 2022 | Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil | 230 | 53517 | 232,68 |
RFB | 2022 | Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil | 469 | 102856 | 219,31 |
Pessoal, conforme apresentado acima, alguns dos últimos concursos públicos federais chegaram a ter concorrência superior a mil candidatos por vaga.
Porém, tenha calma!
Para fins práticos, essas informações representam tão somente um indicador no que tange aos concursos mais almejados pelos concorrentes.
Portanto, em nenhuma hipótese o candidato deve se deixar abater ou mesmo desistir de um concurso público em função da alta relação de inscritos/vagas.
Ocorre que a métrica de concorrência consiste em fator totalmente alheio à vontade do candidato e, portanto, não pode ser controlada.
Além disso, verifica-se que uma parcela significativa do número de inscritos sequer chega a prestar as provas.
Nesse contexto, a título de exemplo, podemos citar o Concurso Nacional Unificado (CNU), cujo nível de abstenção chegou a 40% (vide a matéria no blog do Estratégia Concursos).
Dessa forma, as informações atinentes à concorrência em concursos públicos devem ser encaradas muito mais como uma curiosidade do que como um parâmetro decisivo.
Afinal, caros amigos, somente é necessária uma vaga para que seja alcançado o sonho da aprovação.
Portanto, independentemente do quantitativo de concorrência do concurso público almejado, a utilização de técnicas de estudos e de materiais adequados tornam qualquer aprovação possível.
Pessoal, finalizamos aqui este artigo sobre a concorrência para vagas em órgãos públicos federais.
Espero que tenham gostado deste conteúdo.
Nos encontramos no próximo artigo.
Grande abraço.
Rafael Chaves
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