Comunicação para o CNU
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje abordaremos o tema Comunicação para o CNU (Concurso Nacional Unificado).
A comunicação desempenha um papel crucial no serviço público, pois ajuda a garantir a transparência, a responsabilidade e a eficiência dos cidadãos no governo.
Vamos lá!
Conceitos Gerais
Iniciemos o artigo Comunicação para o CNU com a definição Comunicação. Assim, podemos defini-la como.
Comunicação: consiste na transmissão de uma informação (pelo emissor) e a consequente compreensão do significado dessa informação (pelo destinatário).
Costumeiramente se classifica a comunicação em organizacional (interna e externa) e em interpessoal.
- Comunicação organizacional: utilizada pelas empresas.
Organizacional interna: com os funcionários
Organizacional externa: com o público externo
- Comunicação interpessoal: entre os indivíduos.
E quais são as funções da comunicação apontadas pela doutrina?
Funções:
- Controle: controle no comportamento das pessoas ex. regulamento
- Motivação: fonte de motivação – ex. feedback positivo
- Expressão emocional: indivíduos expressam sentimentos
- Informação: proporciona informação para a tomada de decisão
Processo de Comunicação
O processo de comunicação é composto por vários elementos que desempenham papéis específicos na transmissão e compreensão da mensagem. Vejamos uma figura que exemplifica o processo.
- Remetente (Emissor/fonte): pessoa que inicia o processo de comunicação
- Mensagem: é a informação, ideia ou conteúdo que o emissor deseja comunicar ao receptor.
- Transmissor: é o “meio” utilizado para codificar a mensagem -ex. PDF de uma videoaula
- Codificação: codificação permite que a mensagem atravesse o canal e chegue ao receptor -ex. texto em língua portuguesa
- Canal: meio ou a via através da qual a mensagem é transmitida, pode ser meio físico ou digital. Ex. Internet
- Receptor: É o “meio” utilizado para decodificar a mensagem. – ex. Adobe Reader
- Destinatário é a pessoa que recebe a mensagem do emissor.
- Decodificação: Ex. conhecimento da língua portuguesa
- Ruído: interferências ou distorções que podem afetar a qualidade da mensagem, pode ser interferências físicas (ex. barulho), mal-entendidos entre outros.
- Feedback (Retroação): resposta ou reação do receptor à mensagem, podendo ser verbal ou não.
Ainda, podem existir outros elementos, como o contexto em que a comunicação ocorre e barreiras (ex. diferenças culturais ou linguísticas)
Nesse contexto, podemos falar de comunicação eficiente e eficaz. Basicamente, a comunicação eficiente se concentra na transmissão rápida da mensagem, minimizando recursos, enquanto a comunicação eficaz visa atingir os objetivos da comunicação, ou seja, que a mensagem seja compreendida e gere a resposta desejada.
Em muitos casos, a comunicação ideal é aquela que combina eficiência e eficácia, transmitindo a mensagem de maneira eficiente e alcançando os resultados desejados de maneira eficaz.
Barreiras à Comunicação
As barreiras à comunicação são obstáculos que podem prejudicar a troca de informações e mensagens entre as partes. Aqui estão algumas das principais barreiras à comunicação elencadas pela doutrina:
- Filtragem: Emissor manipula a informação.
- Distorção: mensagem sofre modificações que alteram seu conteúdo original.
- Percepção Seletiva: Destinatário interpreta a mensagem seletivamente, com base em suas próprias necessidades.
- Sobrecarga de Informação: Enfrentar um grande volume de informações.
- Emoções: A maneira como o destinatário se sente no momento afeta a comunicação.
- Linguagem (Semântica): O uso da linguagem é influenciado por fatores como idade, cultura e grau de educação.
- Diferenças de Gênero: Homens e mulheres têm estilos de comunicação diferentes.
- Dissonância (Sistema Cognitivo): Significado da mensagem enviada pelo emissor é diferente do significado percebido pelo receptor.
- Omissão: Elementos importantes da mensagem são suprimidos, seja pelo remetente ou pelo destinatário.
Meios, Tipos e Métodos de Comunicação
Dando continuidade no artigo Comunicação para o CNU, trataremos sobre Meios, Tipos e Métodos de Comunicação.
- Meios de Comunicação (Canais de Comunicação)
Meios ricos: mais sinais de informação; mais pessoais (ex. cara a cara)
-Recomendados: informações mais importantes, complexas e ambíguas
-Desvantagem: demandam mais “tempo” e atingem um menor número de pessoas.
Meios pobres: menos sinais de informação; mais formais (ex. e-mail, relatório)
-Recomendados: mensagens rotineiras
-Desvantagem: falta de segurança; mais lenta
- Tipos de Comunicação
Comunicação Verbal (Oral): +rápida; + suscetível a distorções -ex. reunião
Comunicação Escrita: + confiável; não permite feedback instantâneo -ex. e-mail
Comunicação Não Verbal: Ex. Linguagem corporal e ações – ex. expressões faciais
- Métodos de Comunicação
Comunicação Formal: mensagens relacionadas ao trabalho; canais oficiais;-ex. e-mail corporativo
Comunicação Informal: relacionamento interpessoal dos indivíduos; canais espontâneos -> podem surgir os famosos “boatos”
Redes de Comunicação
A comunicação organizacional é realizada por meio de redes de comunicação. As redes de comunicação desempenham um papel fundamental na transmissão de informações e no funcionamento eficaz de uma organização. Elas podem ser classificadas em termos de sua formalidade e centralização:
- Quanto à formalidade
Redes formais: são estruturadas e seguem os canais de comunicação estabelecidos na organização.
Redes informais: são menos estruturadas e se desenvolvem naturalmente dentro da organização.
- Quanto à centralização
Redes centralizadas: a comunicação flui de maneira controlada por um ponto central ou poucos indivíduos; mais adequadas para resolver problemas mais simples.
Redes descentralizadas: conferem uma maior liberdade aos membros, para que eles possam se comunicar entre si; mais adequadas para resolver problemas complexos, pois há várias pessoas “pensando” sobre o problema.
Comunicação Pública
Finalizando o artigo sobre a Comunicação para o CNU, finalizaremos pela Comunicação Pública.
O termo ‘comunicação pública‘ é frequentemente associado ao conceito de ‘comunicação governamental’, abrangendo as diretrizes, princípios e procedimentos que regem a comunicação do governo, seja de maneira explícita em documentos legais que regulamentam as comunicações internas e externas do serviço público, ou não.
- Comunicação estatal
- Comunicação da sociedade civil organizada que atua na esfera pública em defesa da
- coletividade;
- Comunicação institucional dos órgãos públicos, para promoção de imagem, dos serviços e
- das realizações do governo;
- Comunicação política, com foco mais nos partidos políticos e nas eleições.
Quanto se fala em comunicação pública deve-se ter atenção especial ao princípio da impessoalidade, disposto expressamente no artigo 37 da Constituição Federal.
Considerações Finais
Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre a Comunicação para o CNU, espero que tenham gostado.
Não deixe de se aprofundar no conteúdo por meio de nossas vídeo aulas e treinar por meio de questões em nosso sistema de questões.
Gostou do artigo? Siga-nos
https://www.instagram.com/resumospassarin/
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para concurso do CNU?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!