Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje trataremos sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado).
Basicamente veremos os aspectos gerais e as características principais da Computação em Nuvem (cloud computing).
Vamos lá.
Para iniciarmos o artigo sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado), vejamos a definição.
Computação em Nuvem: refere-se a um modelo de entrega de serviços de computação, incluindo armazenamento, processamento, redes e outros recursos, pela Internet. Em vez de os usuários possuírem e manterem seus próprios servidores e infraestrutura de tecnologia da informação, eles podem acessar esses recursos sob demanda a partir de provedores de serviços em nuvem.
E quais as vantagens de utilizar uma computação em nuvem? São diversas, como escalabilidade, flexibilidade, economia de custos, acessibilidade remota, e permite que as organizações se concentrem mais em suas operações principais, enquanto a gestão da infraestrutura é realizada pelo provedor de serviços em nuvem.
Entendido? Entretanto, o que de fato temos que gravar é que a principal vantagem é a redução de custos.
O estudo sobre computação em nuvem se divide em:
Agora veremos as características essenciais. Obviamente que isso pode ter uma pequena variação de autor para autor, mas vamos lá.
Características Essenciais:
Continuando com o artigo sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado), atenção máxima aos três modelos de serviço, a grande maioria das questões desse tema exploram esses conceitos.
Os modelos de serviço definem os tipos de serviços oferecidos pelos provedores de nuvem aos usuários. Cada modelo representa um nível diferente de gerenciamento e responsabilidade em relação à infraestrutura e aplicativos.
Principais Modelos:
Exemplo: Amazon Web Services
Exemplo: Google AppEngine e Microsoft Azure
Exemplo: Google Apps, Google Drive, etc.
Em forma de diagrama, temos que:
SaaS X IaaS
SaaS: o cliente consumirá um software de armazenamento que está virtualizado na nuvem
IaaS: o consumidor é desenvolvedor que adquirirá máquinas virtuais definindo capacidade computacional e sistema operacional
Pessoal, ainda temos vários outros modelos, como o Communication As A Service (CAAS), Enterprise As A Service (EAAS), Data As A Service (DAAS), entre outros, mas que são poucos explorados em prova.
Os modelos ou tipos de implantação na computação em nuvem referem-se à forma como os recursos em nuvem são disponibilizados e gerenciados. Existem vários modelos de implantação, cada um com suas características específicas.
Modelos/Tipos de Implantação
Exemplo: Google Drive, Office 365.
Exemplo: de uma empresa; órgão público.
Exemplo: Nuvem de seguradoras; Nuvem de bancos
Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado), espero que tenham gostado.
Fato é que o artigo é apenas um resumo dos principais conceitos, assim não exploram alguns assuntos como “Outros modelos”, “armazenamento em nuvem” e demais tópicos mais avançados, assim não deixe de estudar nossas aulas de forma completa.
Gostou do artigo? Siga-nos
https://www.instagram.com/resumospassarin/
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Se você está ligad@ aqui no Estratégia Carreiras Jurídicas, sabe a aprovação está no horizonte proximo!…
O concurso do Ministério Público do Paraná (MP PR) ocorreu no último domingo de setembro…
Os resultados preliminares das provas objetivas do concurso TRF 5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) já…
Resultados preliminares das provas objetivas disponíveis O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região…
Oportunidades em todos os níveis de escolaridade! Foi divulgado o resultado preliminar da prova discursiva…