Como usar o filme PARASITA na redação?
Prof. Raphael Reis chegando na área para mostrar como usar o filme “Parasita” na redação, produção que recebeu diversas estatuetas do Oscar este ano: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor filme estrangeiro, melhor direção de arte e melhor montagem.
A alusão cinematográfica pode ser aplicada na contextualização (introdução), bem como na construção do parágrafo argumentativo. É uma forma de sofisticar a reflexão :)
Para explorar melhor as possibilidades interpretativas desta obra, fiz uma “live” analisando-a partir de alguns conceitos sociológicos: “jeitinho”, de Roberto DaMatta e Capital Cultural e Capital Social, de Pierre Bourdieu.
Segue o link da “live”:
Espero que tenham gostado do debate e das análises :)
Quem sou eu?
Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).
Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.
Sigam-me os bons:
YouTube (Professor Raphael Reis)
Telegram: t.me/profraphael
Instagram (@profraphaelreis)
Site: professorraphaelreis.com.br