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Como um aluno intermediário deve seguir a Trilha Estratégica?

Olá, pessoal! Neste artigo explicaremos a vocês como um aluno intermediário deve guiar seus estudos pela Trilha Estratégica. O objetivo é demonstrar algumas formas de otimizar o uso dessa ferramenta tão importante.

Para isso, iniciaremos explicando melhor os detalhes da Trilha para depois adentrarmos nos métodos a serem adotados pelos alunos intermediários. Vamos lá?

Como funciona uma Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica é um guia de estudos focado numa área e/ou concurso específico. Ela é organizada por um coach especialista na área do concurso, que segue dando suporte aos alunos ao longo de toda Trilha. Para isso, sempre que uma Trilha é criada, são criadas também comunidades no Telegram para os alunos, onde as dúvidas são respondidas e diversas dicas e orientações são passadas pelo organizador.

Essa ferramenta é ideal tanto para alunos iniciantes quanto para alunos que já percorreram uma parte da jornada e pretendem aprimorar seu planejamento de estudos. Ao seguir uma Trilha Estratégica, o aluno terá tarefas a serem cumpridas, de acordo com o ciclo de estudos elaborado pelo organizador.

Semanalmente, o coach responsável pela Trilha libera um novo PDF contendo as tarefas e orientações necessárias para o seu cumprimento naquela semana. Para isso, ele procura direcionar os estudos da forma mais didática possível, isto é, selecionando as disciplinas que vão compor o ciclo, a ordem em que as aulas devem ser estudadas, quais exercícios precisam ser feitos e quando é necessário fazer revisões.

Ou seja, a Trilha é mais que uma mera lista de tarefas, é um plano de estudos estruturado que considera variáveis que vão além da simples leitura da matéria. São consideradas, por exemplo, a incidência e a importância de determinados assuntos, e nesses casos o coach orienta quais são os pontos em que o aluno precisa ter mais atenção.

trilhas estratégicas
Como seguir uma Trilha Estratégica

Como saber se sou um aluno intermediário?

Os conceitos de aluno iniciante, intermediário e avançado não são precisos. No entanto, quando falamos sobre aluno intermediário, estamos nos referindo àquele aluno que já estudou parte das matérias que compõem o ciclo básico de determinada área ou concurso específico.

É normal que esses alunos, após certo tempo de estudo, sintam-se perdidos na árdua tarefa de montar um planejamento de estudos de longo prazo. Por isso, torna-se importante a presença de um guia de estudos como a Trilha Estratégica, voltada exclusivamente para esse tipo de aluno.

Como o aluno intermediário deve seguir a Trilha Estratégica?

Trilha Regular versus Avançada

Antes de saber como utilizar a Trilha, o aluno intermediário deve conhecer os principais tipos de Trilhas disponíveis para seu concurso ou sua área. Para concursos com editais ainda não publicados, trabalhamos com duas modalidades de Trilhas:

Regulares: Possuem como foco estudar 100% do conteúdo programático fazendo, também, revisões e exercícios das disciplinas. Esse tipo de Trilha, por ser mais completa, costuma ter uma duração maior.

Avançadas: voltadas aos concursos que estão mais “quentes”, porém ainda não tiveram o edital publicado. Possui como foco o aluno que possui uma boa base nas matérias daquele concurso/área, e realiza um trabalho muito focado em questõesrevisão e teoria de disciplinas mais secundárias.

Nesse sentido, o aluno intermediário deverá conhecer algumas informações que explicaremos a seguir, antes de decidir sobre qual Trilha deverá seguir. Vamos e eles:

Como as Trilhas Estratégicas são montadas?

Agora que explicamos a diferença entre os dois tipos de Trilhas que utilizamos na fase pré-edital, vamos explicar detalhadamente como ambas são montadas.

Quanto elaboramos uma Trilha avançada, adotamos estratégias diferentes para dois blocos de disciplinas. O primeiro bloco é composto das matérias consideradas primárias para aquele concurso ou área. Para essas disciplinas, montamos tarefas com foco em revisões e exercícios, partindo do princípio que o aluno mais experiente já teve contato com aqueles conteúdos. Já o segundo bloco é composto pelas matérias secundárias, para as quais exploramos ainda o conteúdo teórico.

A critério de exemplo, em uma Trilha Avançada para conciliação dos estudos para as áreas Fiscal e Controle, compõem o bloco das disciplinas primárias as seguintes matérias:

  1. Português
  2. RLM
  3. Matemática Financeira
  4. Direito Administrativo
  5. Direito Constitucional
  6. Direito Tributário
  7. AFO
  8. Auditoria
  9. Auditoria Governamental (apenas até a aula 07 – Teoria Geral de Auditoria)
  10. Contabilidade Geral e Avançada
  11. Contabilidade Pública
  12. Controle Externo (apenas até a aula 02 – Conceitos Iniciais)

Ainda na mesma Trilha, consideramos secundárias as disciplinas a seguir, focando em tarefas de teoria para essas matérias:

  1. Estatística
  2. Tecnologia da Informação
  3. Economia
  4. Legislação Tributária Estadual
  5. Legislação Tributária Municipal
  6. Direito Civil
  7. Direito Penal
  8. Direito Empresarial
  9. Auditoria Governamental (após aula 07)
  10. Administração Pública
  11. Controle Externo (após a aula 02)

Já na Trilha Regular, abordamos o conteúdo teórico de todas as disciplinas do ciclo, desde a primeira até a última aula do curso de referência. Dessa forma, o foco passa a ser a formação de uma sólida base teórica de todo o conteúdo de determinada área ou concurso específico.

Tempo de estudo por tarefa

Com relação ao tempo, estimamos uma média de 1h30 para que um aluno execute cada tarefa da Trilha estratégica. Cabe ressaltar que é apenas uma estimativa. É muito importante que o aluno preze sempre pela qualidade do estudo, nunca pela quantidade ou pela velocidade de assimilação.

Inclusive, mesmo que uma tarefa demore mais de 1h30 para ser finalizada, o aluno aproveita bem o conteúdo se estiver estudando com qualidade!

O que de fato importa é que o tempo de estudo seja proporcional à qualidade da absorção. Para ajudar nesse aspecto, a dica é: marquem o tempo líquido de estudo. Apenas dessa forma o aluno poderá ter um retrato do quanto está sendo eficiente durante as longas horas de estudo e o quanto precisa melhorar nesse aspecto.

Dentro desse tema, outra dica de extrema importância: façam intervalos. Ao longo das tarefas da Trilha, o aluno estará em contato com muitas informações novas e a capacidade de absorção da nossa mente não segue uma linha reta. É muito importante que o aluno reserve intervalos de alguns minutos entre o término de uma tarefa e o início de outra. Aproveite esse tempo para movimentar seu corpo, comer ou beber algo. Isso será fundamental para que o aluno cumpra a próxima tarefa com mais qualidade.

Sou iniciante em algumas matérias e mais experiente em outras. Qual Trilha escolher?

De todas as dúvidas dos alunos intermediários, com certeza essa é a mais comum.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: e se eu for um aluno iniciante para algumas matérias do primeiro bloco (primárias), ainda sim irei conseguir seguir a Trilha? A resposta é sim!

Para que essa adaptação seja possível, disponibilizamos para os alunos as chamadas Trilhas de Disciplinas. Essas Trilhas apresentam todas as tarefas de teoria, revisão e exercício por matéria, dando liberdade para que o aluno adote uma estratégia típica de um aluno iniciante para algumas matérias.

Dessa forma, se o aluno já tiver um conhecimento inicial em relação à maioria das disciplinas do ciclo básico, considero válido que ele cumpra a Trilha Avançada. Em relação às disciplinas do ciclo básico em que o aluno se considera iniciante, ele cumprirá a estratégia da Trilha Regular. Para isso, ele poderá baixar as Trilhas de Disciplina que disponibilizamos no corpo das Trilhas. Ao acessar a pasta da matéria, o aluno terá contato com todas as tarefas que irão compor a Trilha Regular e poderá cumprir aquela sequência de atividades.

Já no caso do aluno que ainda se considera iniciante na maioria das disciplinas do ciclo básico, considero que ele deva cumprir a Trilha Regular, aproveitando para solidificar o conhecimento das disciplinas em que já teve um contato inicial previamente.

Lembrando que a nossa Trilha é um Guia de Estudos, podendo (e devendo) ser adaptada à realidade de cada aluno.

Considerações Finais

Pessoal, espero que as orientações passadas nesse artigo sejam úteis para que os alunos intermediários aproveitem da melhor forma nossas Trilhas.

Forte abraço e bons estudos!

Vinícius.

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Para que você possa experimentar nossa ferramenta, disponibilizamos a Aula Demonstrativa das Trilhas Regular e Avançada para as Áreas Fiscal e Controle, lançada recentemente:

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