Como fui aprovado no ICMS-MS, minha jornada
Caros Amigos concurseiros de todo o Brasil, como vocês estão? Eu sou o Diogo Feijó e também já fui concurseiro. Atualmente sou Fiscal Tributário da Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul e Coach do Estratégia Concursos. Irei compartilhar um pouco da minha história e de como eu consegui chegar até meu atual cargo. Minha intenção é deixar, ao final dessa leitura, alguma mensagem de estimulo e motivação para vocês.
Vamos lá, comecei minha trajetória de estudos quando tinha 15 anos de idade, sendo aprovado aos 17 anos no CEFET-RJ, na Federal de Química-RJ, no Colégio Militar-RJ, na EsSA e, por fim, no Colégio Naval. Foram dois anos de estudos intensos na adolescência, fase da vida em que é extremamente difícil abdicar dos momentos de lazer. No entanto, foi aí que tive o entendimento de que para alcançar o objetivo que tanto almejava era preciso pautar a minha rotina em 4 coisas: ESTUDO, FOCO, DETERMINAÇÃO e ABDICAÇÃO. Adotei essa estratégia e percebi que os empecilhos foram diminuindo, as distrações sumindo e a determinação aumentando, até a chegada da vitória.
Então aprovado, em 2000, iniciei minha vida militar no Colégio Naval e, posteriormente, me formei na Escola Naval. Ao todo foram 7 anos de formação, seguidos de mais 10 anos no exercício da função de Oficial da Marinha do Brasil. Durante esse período, acompanhei a aprovação de vários amigos em concursos da área fiscal, o que me deu oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cargo, as atividades, os salários e, principalmente, a qualidade de vida de que desfrutavam.
Isto que me motivou a voltar a estudar e enfrentar aquela trajetória de concurseiro novamente. Confesso a vocês que tentei diversas vezes, mas em pouco tempo desistia devido à rotina que levava: muito trabalho, morava longe da organização militar que servia e pegava muito trânsito no percurso de volta para casa. Quando chegava à casa somente conseguia estudar pouco tempo, uma vez que já estava muito cansado e acabava desistindo de tudo.
Notei que precisava planejar meus estudos para superar a minha principal limitação: tempo disponível para estudo. Nessa hora conheci o serviço de Coach e vi a importância que isso teve em meus estudos. O direcionamento planejado e um acompanhamento do qual realmente eu precisava. Sendo assim, confiei todo meu tempo no planejamento de estudo e nas orientações recebidas. Seguindo todo o planejamento recebido, ainda que chegando à casa cansado e sempre depois das 18:00 horas, encarei uma rotina de estudo diária de 5 a 6 horas e aos fins de semana de 10 a 12 horas. Acreditem, fiquei mais motivado, pois eu sabia que estava estudando certo.
No início foi difícil, mas aos poucos fui me adaptando, acreditando cada vez mais no plano e assim todos os obstáculos foram sendo superados. A cada dia me sentia mais focado e mais perto da tão sonhada aprovação. Minha intenção sempre foi o ICMS-RJ, sou carioca e não queria sair da minha cidade. Fiz o concurso de 2014 com 4 meses de estudo e não passei nem perto da aprovação, porém foi excelente para saber o quanto eu teria que estudar.
Ainda em 2014 foi anunciado que teria outro concurso e continuei com toda força como se o edital já tivesse sido publicado. Nesse período, após 10 meses dedicados de estudo, consegui ser aprovado no ICMS-MS.
Ao ser chamado, tomei posse com o objetivo de continuar estudando, no entanto, ao iniciar as atividades, percebi que estava completamente realizado e feliz. Hoje, após quase dois anos de posse, não pretendo mais sair daqui.
Um grande abraço pessoal e contem comigo para ajudar nas suas trajetórias, pois tenho muito a acrescentar com a experiência que adquiri ao longo da minha própria jornada.