Saiba como estudar para a Vunesp a partir da análise das principais disciplinas. Conheça a metodologia de cobrança da Vunesp
Olá, Estrategista. Tudo joia?
No artigo de hoje iremos abordar sobre como estudar para a Vunesp para as principais disciplinas. Até o final desse blog, espero que você conheça e esteja preparado com a metodologia de cobrança da Vunesp.
Vamos nessa?
Para vencer uma guerra, não basta apenas treinamento físico, mas também estratégico: é preciso conhecer bem o seu oponente, seus pontos fortes e fracos, seus principais movimentos, suas melhores jogadas. Só assim você estará realmente preparado para rebater qualquer investida.
E quem será seu principal oponente nessa guerra?
A banca examinadora!
É ela quem tentará enganá-lo e desafiá-lo. Portanto, se pudermos antever suas intenções mais sórdidas, nossas chances de vitória se multiplicarão consideravelmente.
A Vunesp é uma fundação pública, sem fins lucrativos e com a chamada personalidade jurídica de direito privado.
Sua criação foi em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
Por conta disso, a VUNESP é responsável pela organização do vestibular da UNESP, mas, também, realiza vestibulares e concursos para outras instituições públicas ou privadas e promove atividades de pesquisa e extensão e serviços à comunidade, entre outras atividades.
É uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo, mas vem ganhando cada vez mais espaço fora do estado nos últimos anos.
Normalmente, as questões da VUNESP são consideradas “fáceis” (pelo menos é a fama que tem!). Com um perfil de uma banca ainda em evolução, o fato de trabalhar muito com a cobrança de “lei seca” pura, faz com que o candidato não seja exigido demais em seu raciocínio.
No entanto, como evoluiu consideravelmente na cobrança dos últimos certames que organizou, acreditamos que não tardará para que a VUNESP atinja patamares de maiores destaques.
Ou seja, em breve, veremos uma VUNESP mais exigente, elaborando questões mais desenvolvidas, podendo, inclusive, formar suas próprias jurisprudências de banca.
Portanto, nada de estudar pouco ou superficialmente. Caso contrário, você poderá ser surpreendido em prova!
A primeira grande sacada é que a Vunesp ainda não possui muitas doutrinas próprias e adora a cobrança de lei seca.
Normalmente, as questões da VUNESP são de múltipla escolha com cinco opções, nas quais pede-se que o candidato assinale a correta ou a errada de acordo com o enunciado. (É bom ter muito cuidado com as pegadinhas!)
Outra característica interessante é o fato de ela cobrar todo o conteúdo previsto no edital!
Portanto, é muito importante estudar todos os tópicos cobrados a maior quantidade de vezes possível!
Muita atenção também para as situações hipotéticas criadas nos enunciados. Nesse tipo de questão, a atenção deve ser redobrada para não errar na interpretação.
Nas provas da Vunesp, a disciplina de Língua Portuguesa costuma ter uma cobrança maior em relação à quantidade de questões.
Para essa matéria, são exigidos conhecimentos gerais de gramática:
Apesar disso tudo, o que a banca gosta mesmo é de interpretação de texto!
Fique atento! A Vunesp adora utilizar charges e quadrinhos para propor questionamentos sobre temas da atualidade e interpretação.
Na disciplina de Matemática, por outro lado, as questões trazem uma complexidade maior. Mas ainda assim costumam não ser muito difíceis!
Os tópicos mais cobrados em Matemática são:
Já em Raciocínio Lógico, os conteúdos mais solicitados são:
Ao contrário de Matemática, essa prova já é considerada fácil em relação às demais bancas.
As provas da Vunesp das disciplinas que abrangem o Direito exigem, em geral, o conhecimento da lei seca propriamente dito.
Ou seja, doutrina e jurisprudência são pouco (ou quase nada) exigidas. Mas ainda assim vale a pena dar uma conferida pelo menos nas principais súmulas emanadas pelo STF.
Em Direito Administrativo, foque nos seguintes temas:
Em Direito Constitucional, os tópicos mais cobrados são:
Por fim, a prova de Informática também tem uma abordagem de simples resolução.
Os temas cobrados costumam ser relacionados ao:
Com a resolução de bastante exercícios será possível chegar muito bem-preparado para a prova de informática da Vunesp.
Estude a teoria para formar a base da disciplina. Mas os pilares do seu conhecimento serão construídos mediante a resolução de questões!
Essa é a regra sagrada! Se você não aceitá-la, poderá estender por mais alguns anos a sua vida de concurseiro.
Como técnica de estudo para provas da VUNESP, recomenda-se ao candidato:
Para as outras matérias, senão direito, recomenda-se fazer resumos com base nos exercícios. Isto é, à medida que for resolvendo questões e achar interessante anotar alguma informação, anote!
Como dicas finais para ficar a um passo da aprovação:
Considerado o maior banco de dados de questões de concursos do país – com quase 2.5 milhões de questões -, o SQ é fundamental no processo de domínio da banca organizadora, além de ajudar na retenção e aperfeiçoamento do conteúdo estudado.
Nele você pode aplicar filtros específicos, como por exemplo: nível de dificuldade, banca organizadora, área do concurso.
Um caderno de questões excelente para o concurso do TJ SP pode ser formado por questões de provas da Vunesp na área dos Tribunais de Justiça Estaduais, por exemplo.
O Estratégia Cast é um aplicativo de aulas em áudio para concursos, onde você pode ouvir cursos completos, e até a lei seca.
Ideal para revisar a lei seca durante o caminho do trabalho, ou durante seu treino na academia.
O “monitor de performance” é uma funcionalidade disponível na área do aluno, onde é possível analisar a evolução do seu rendimento nos estudos, inclusive em comparação com seus concorrentes.
Com ele, é possível saber quais são os seus pontos fortes e fracos, e também os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
Tópicos mais importantes distribuídos e estruturados em elementos como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, que fazem com que o cérebro raciocine e grave os dados com maior facilidade, somando forças ao processo de estudos para concurso.
A Trilha Estratégica resolve um dos maiores (talvez o maior) problemas do concurseiro: o planejamento.
Com indicações sobre o que estudar, revisar, ou exercitar, em cada fase do estudo, a Trilha extrai do aluno resultados mais expressivos.
Essa ferramenta é perfeita para quem não sabe por onde começar a preparação ou não tem tanta disciplina para seguir estudando sem orientações.
Agora você já conhece a fundo o seu principal oponente: como estudar para a Vunesp, certo?
Além disso, agora você está apto a ter uma preparação mais eficiente e buscar, com condições reais de aprovação, a sua vaga nos próximos certames que a Vunesp for escolhida como organizadora.
Como falamos, estude todo o conteúdo do edital, pois cada ponto é precioso; mas foque, principalmente, na lista de assuntos mais cobrados elencados aqui por nós.
E o mais importante: pratique, pratique, pratique! Resolva a maior quantidade de exercícios que conseguir! Este é o segredo!
Esperamos, sinceramente, que você tenha aproveitado ao máximo conteúdo deste artigo.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Até mais!!
Leandro Ricardo M. Silveira
Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…
Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…