Se você está começando a estudar para concursos públicos e ainda está um pouco perdido, recomendo fortemente a leitura do artigo a seguir, elaborado pelo nosso Coach Luís Eduardo:
Como estudar Informática para concursos?
Fala, galera! Tudo bem com vocês?
Meu nome é Diego Carvalho, eu sou professor de Tecnologia da Informação do Estratégia Concursos há mais de cinco anos e, recentemente, fui convidado a assumir a disciplina de Informática junto com o “monstro” Prof. Renato da Costa nas vídeoaulas. Você pode conferir uma aula gratuita dele logo abaixo. =)
Para me apresentar para vocês, eu resolvi dar algumas dicas sobre como estudar a Disciplina de Informática para Concursos Públicos. Sei que nossa disciplina não é nada trivial e possui muitas peculiaridades se comparada a outras matérias típicas de concurso, como Direito Administrativo e Direito Cosntitucional, por exemplo. Vamos falar um pouco sobre isso a partir de agora, mas antes eu gostaria de apresentar para vocês a macroestrutura que forma a disciplina de Informática. Vem comigo…
Como é a macroestrutura da Disciplina de Informática?
Para responder a essa pergunta, eu fiz um levantamento da quantidade de questões de cada grande item entre 2015-2018. Vejam só:
Observem que não tem como fugir: vocês têm que entender de Windows e de Ferramentas de Escritório (e infelizmente alguns decorebas!). Por outro lado, nosso papel como professor é limitar o escopo a somente o que efetivamente cai em prova e mostrar para vocês que pode ser um assunto legal. Ok, pode não ser tããão legal para alguns, mas não precisa ser super chato! Para isso, vamos fazer o possível para fazer uma aula completa, leve, com muitos esquemas, exemplos, resumos, dicas, bizus, mnemônicos, etc. Bacana?
Onde vocês não podem vacilar?
Galera, muitas pessoas acham que “saber mexer no computador” é suficiente para fazer prova de informática. Isso não é verdade, as provas de informática estão cobrando assuntos com cada vez mais profundidade.
Quem aí fez a prova da Polícia Federal?
Pois é, caiu Programação, caiu Banco de Dados e caiu Análise de Dados.
Foi um ponto fora da curva?
Pode ser, mas a prova de Escriturário do Banco do Brasil também cobrou Programação e Banco de Dados. Além disso, todos os Tribunais de Contas tem cobrado assuntos como Análise de Dados. E mesmo concursos estaduais pequenos estão se aprofundando em alguns assuntos, como é o caso da questão abaixo:
(FAU – JUCEPAR/PR – Assistente Administrativo) Os protocolos HTTP, DNS, FTP e Telnet no modelo OSI operam na camada:
a) De Transporte
b) De Aplicação
c) De Link de Dados
d) De Rede
e) De Sessão
Comentários: HTTP, DNS e FTP são todos protocolos da Camada de Aplicação. Gabarito: Letra B.
E aí, todos conhecem o Modelo OSI? Conhecem a Camada Física, de Enlace, de Redes, de Transporte, de Sessão, de Apresentação e de Aplicação?
Se não, está na hora de assistir à nossa aula! Brincadeiras à parte, é aquele papo: não existe mais Noções de Informática. É Informática pura, na veia, sem dó e nem piedade!
Para ajudá-los, nossos cursos tentarão ao máximo seguir uma lógica de raciocínio para que vocês nunca fiquem perdidos sem saber a melhor sequência. Além disso, sempre disponibilizaremos uma grande quantidade de questões comentadas para que vocês possam treinar bastante os entendimentos de cada banca.
Galera, estamos chegando agora, mas estamos chegando com gás! Com muito sangue no olho, para entregar o melhor material de informática para vocês. E estaremos sempre, eu e o Prof. Renato, à disposição para responder quaisquer dúvidas que vocês tenham. Certinho?
Gostou das dicas?
Se você está começando a estudar para concursos públicos e ainda está um pouco perdido, recomendo fortemente a leitura do artigo a seguir, elaborado pelo nosso Coach Luís Eduardo:
Diego Carvalho
Instagram: @professordiegocarvalho
Facebook: https://www.facebook.com/professordiegocarvalho
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, destacou a urgência na retomada do concurso Guarda de…
Em entrevista ao programa Bom Dia PI nesta quarta-feira (2), o prefeito de Teresina, Silvio…
Concurso Embrapa: salários iniciais de até R$ 12,8 mil! Foram prorrogadas as inscrições do concurso…
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) teve as inscrições para seu mais novo concurso…
O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos)…
Ver comentários
Nossa... Até ia comentar que nessa reformulação da disciplina de informática poderiam ser ampliadas as aulas do Prof. Diego. Assisti recentemente uma aula demonstrativa do tema Engenharia de Software e gostei bastante da didática dele, tanto no PDF quanto nas vídeo aulas. Ansiosa pelos novos pdfs de informática!!!
Obrigado, Priscilla! Vamos arrepiar, prometo fazer o melhor :)
Muito bom. É disso que estou precisando. Mas ainda tenho uma dúvida: Vou fazer concurso de prefeitura, de uma banca pequena; são só 5 questões e o edital bem enxuto... Será que devo aprofundar mais? As poucas questões antigas da banca, não são tão complexas, mas estou com receio. Você tem alguma dica ou algum curso mais indicado nesse caso?
Débora, se são apenas cinco questões e um edital enxuto, dificilmente será necessário um aprofundamento no assunto, mas também não pode negligenciar :)
Excelente ! Tudo que estava precisando, parabéns !
Excelente!
Adorei as dicas! Você sabe dizer se em concursos de universidades o sistema mais cobrado é o Linux ou Windows?
Tem como eu fazer somente a disciplina de informática com vocês do Estratégia?
Nas 5 questoes do ISS Maricá, caiu 1 da parte de 9%, outra da de 8% e uma de 3% haha
Nossa, ótimo! Preparei meu guia de estudo com base no seu levantamento.
Parabéns pelo conteúdo! Ajudou muito
Bom dia. Tenho bom desempenho em Portugues e Matemática mas não consigo acertar nenhuma questão de informática apesar de ser usuário frequente. Preciso de ajuda neste caso especifico de assimilar o conteudo de informárica para concurso.
Excelente!
Faz com que abra uma visão de informática para concursos que eu não tinha . Obrigada professor, o senhor e top.????
Gostei do artigo, porém o vídeo não está disponível.