Olá futuro Policial Militar de São Paulo,
Hoje (10/11) foi publicado o edital do concurso para Soldado da Polícia Militar de São Paulo. As provas serão em 05/02/2017.
Conforme o edital, em Atualidades serão cobrados os seguintes conteúdos: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Como é da sua tradição, a Vunesp demarca o período em que vai se referenciar para a elaboração das questões de Atualidades.
Chamo a atenção que a Vunesp demarca o período, mas não a amplitude da abordagem. O que quero dizer: que a abordagem da questão pode ser factual, conceitual ou contextual.
A maioria das questões da Vunesp são factuais, mas não todas. Para as questões factuais, o candidato tem que acompanhar e estar atento aos fatos ocorridos no período relacionado no edital. Tem que prestar atenção nos detalhes. Às vezes, a Vunesp vai no detalhe da notícia.
Vejam esta questão:
(VUNESP/MPE-SP – 2016)
A polícia francesa entrou em confronto, neste sábado (9 de abril), com centenas de manifestantes em Paris, usando gás lacrimogêneo. O protesto foi um dos muitos realizados nos últimos tempos. Dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas de Paris para protestar.
(Folha de S.Paulo, 09.04.2016. Disponível em: . Adaptado)
Os protestos têm como alvo
a) a nova lei de refúgio e imigração, que transformou a França em um grande polo de atração de refugiados oriundos da Síria e da Líbia.
b) o estado de exceção, que suspende algumas garantias constitucionais em nome do combate ao terrorismo, em que a França se encontra desde os últimos atentados.
c) a reforma trabalhista defendida pelo governo, que pretende flexibilizar algumas leis trabalhistas tais como a duração da jornada semanal de trabalho.
d) a política externa francesa, bastante agressiva no Oriente Médio e muito alinhada com os EUA, o que tem provocado forte polêmica entre os franceses.
e) a fragilidade dos órgãos franceses de segurança, inteligência e informação, o que tem contribuído para fazer da França o alvo preferido de atentados do Isis.
Gabarito: C
Difícil né? Não tem jeito, tem que saber quais os motivos do protesto citado no caput da questão. Tem que prestar atenção nos detalhes da notícia.
Agora vejamos outra questão:
(VUNESP/MPE-SP – 2016)
Justiça homologa acordo de leniência com Andrade Gutierrez
O juiz federal Sérgio Moro homologou o acordo de leniência entre a empreiteira Andrade Gutierrez e o Ministério Público Federal.
(G1, 08.05.2016. Disponível em: . Adaptado)
Nos termos do acordo, em troca de poder continuar mantendo contratos com o poder público, a empresa
a) decidiu não mais financiar campanhas de candidatos e partidos políticos, assim como se comprometeu a desmontar o seu escritório de lobby em Brasília.
b) firmou que os seus executivos devem se manifestar apenas no que for estabelecido expressamente pelos contratos firmados, para evitar práticas de suborno e corrupção.
c) resolveu submeter todos os seus contratos a auditorias externas e, a título de transparência, repatriou os seus recursos depositados em paraísos fiscais.
d) aceitou pagar R$ 1 bilhão em multas, além de garantir a colaboração em todas as investigações de corrupção em que possa estar envolvida.
e) estabeleceu limites para o valor das obras públicas das quais participará de agora em diante, evitando os projetos mais custosos e com maior risco de corrupção.
Gabarito: D
– Bah, professor, difícil também! Não bastava saber o que é acordo de leniência e que a Andrade Gutierrez fez um acordo de leniência. Precisava saber que no acordo de leniência a empreiteira “aceitou pagar R$ 1 bilhão em multas, além de garantir a colaboração em todas as investigações de corrupção em que possa estar envolvida”.
– Nem tão difícil. Precisava saber sim, os termos do acordo de leniência da Andrade Gutierrez.
No entanto, se o candidato sabe o que é um acordo de leniência, sabe o que é a Operação Lava Jato, sabe quem e o que está envolvido na Operação Lava Jato, ele pode acertar facilmente esta questão, mesmo não sabendo dos termos específicos do acordo. Sabendo isso, verá que as outras alternativas têm pouca ou não tem lógica. Neste caso, ter conhecimentos contextuais sobre o que ocorre no Brasil e no mundo ajudaria muito a responder esta questão factual específica.
Vejamos mais uma questão:
(VUNESP/Prefeitura de SP/2016)
“Primeira grande epidemia de zika vírus acontece no Brasil”, diz infectologista
iG, 13 jan.16. Disponível em: Adaptado)
Entre as doenças possivelmente causadas pelo zika vírus, encontra-se
a) a anencefalia.
b) a paralisia infantil.
c) a síndrome de Guillain-Barré.
d) a malária.
e) a febre amarela.
Gabarito: C
Você sabe o que é o Zika Vírus? Quais as doenças que ele causa? Se você sabe isso, vai acertar uma questão como essa no concurso da PM-SP, ou em qualquer outro concurso organizado pelas Vunesp em anos passados ou futuros.
Nesta questão, o candidato precisa ter conhecimentos contextuais e conceituais. A Vunesp se valeu de uma notícia pontual, para cobrar um conhecimento conceitual.
Faz vários anos que o mosquito Aedes Aegypti vem causando estragos na saúde brasileira. Enquanto ele for um problema de saúde pública, o que estiver relacionado a ele, continuará caindo nas provas de Atualidades da Vunesp.
Mais uma questão:
(VUNESP/TJ SP/2015)
BC acelera ritmo e sobe juro para 11,75% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acelerou o ritmo de alta e subiu a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (3 de dezembro), de 11,25% para 11,75% ao ano. Em outubro, os juros tinham avançado menos: 0,25 ponto percentual. Esse foi o segundo aumento seguido da taxa Selic, que está no maior patamar em três anos.
(G1, 3 dez.14. Disponível em . Adaptado)
O Banco Central justificou a sua decisão por conta
a) da alta taxa de desemprego.
b) da estagnação da economia.
c) da inflação persistente.
d) da desaceleração da economia dos EUA.
e) do quadro de recessão técnica.
Gabarito: C
Você sabe o que é o Copom? O que ele faz? Se não sabe, trate de saber. Pois, a Vunesp adora o Copom e a taxa Selic.
Nesta questão, se o candidato souber como o Copom utiliza a taxa de juros para controlar a inflação, ele não erra a resposta. Não precisava saber quanto a taxa de juros foi elevada na reunião do Copom.
Meu amigo, ficamos assim. Você tem que saber dos fatos pontuais, mas também tem que conhecer os contextos e conceitos.
Recomendo que você leia diariamente notícias e assista um telejornal diário. Os principais portais da internet utilizados como fonte para a elaboração das questões da Vunesp são o G1 e o UOL/ Folha de São Paulo. A Vunesp também utiliza como fontes o Estadão, IG, R7, revistas Veja, Exame, Carta Capital e Época, entre outros portais da internet.
O nosso curso de Atualidades para o concurso de Soldado da PM-SP foi lançado antes da publicação do atual edital. Por isso, é um curso amplo, trazendo os principais assuntos que a banca gosta de cobrar nas suas provas. Traz os temas e discorre sobre o contexto e o conceito.
Com a publicação do edital, vou atualizar o curso, durante o mês de dezembro. Isso mesmo, durante o mês de dezembro.
A prova será em 05 de fevereiro. Em Atualidades, é bom aproximar o curso da data da prova. Ou melhor, até o dia em que o examinador entra naquela sala super-segura e elabora as questões de Atualidades. :D
– E quando ele faz isso professor?
– :D Geralmente de 60 a 30 dias antes da data da realização da prova. É o período crítico de acompanhamento do noticiário. Mas … podem ser cobrados conhecimentos factuais ocorridos em todo o período listado no edital. Além, dos conhecimentos contextuais e conceituais.
Certo? Futuro policial!
Segue o link do nosso curso de Atualidades:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/atualidades-p-pm-sp-soldado/
Um grande abraço,
Prof. Leandro Signori
O primeiro edital do concurso Guarda de Porto Velho, localizada em Rondônia, deve ser anunciado…
Validade do último concurso PRF é prorrogada até 2025. Nomeações de excedentes é autorizada! Teremos…
Ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia afirmado que novos concursos da Polícia Federal estão…
O primeiro edital do concurso Câmara de Niterói, localizada no Rio de Janeiro, já está…
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no dia 18 de dezembro de 2024,…
Vem aí o novo concurso público da Guarda Municipal de Porto Velho (GCM), estado de…