Como estudar Administração para Concursos? Dicas de estudo…
Hoje é dia de falarmos sobre como estudar administração para concursos.
Não se trata de assunto fácil e corriqueiro: é preciso ter estratégia para estudar administração e conseguir sucesso na hora da prova. Isso porque a matéria é muito ampla, profunda e subjetiva. Considerando essas características, preparei as seguintes dicas:
Como estudar administração para concursos?
1º – Esqueça os livros
É isso mesmo. Para estudar administração para concursos a minha recomendação é que você esqueça os livros, por mais consagrados que sejam os autores.
Pode parecer propaganda dos meus cursos, mas não é tão simples assim. É preciso esquecer os livros por duas razões principais: a) nenhum livro aborda todo o conteúdo da matéria necessário para a prova; b) a matéria é muito subjetiva, e uma visão acadêmica demais pode minar suas chances de aprovação.
Sobre o conteúdo, imagine um Edital que tenha cobrado no conteúdo de administração: “teoria geral da administração. Gestão da mudança. Motivação. Liderança”. Se você for estudar por livros, teria que consultar ao menos 2 livros de centenas de páginas (e alguns artigos acadêmicos) só para o primeiro tópico. Ainda assim, teria grandes chances de errar questões, pois a abordagem de cada autor é diferente sobre os assuntos dentro do tópico. Estudando por uma aula em PDF focada no que é importante para a prova, em poucas dezenas de páginas você terá estudado tudo aquilo que importa, no nível de profundidade e abrangência necessários para a prova, e com foco na interpretação mais objetiva possível (para evitar que você “viaje” muito na interpretação, e erre na hora da prova).
O mesmo aconteceria para os outros tópicos. E então: você prefere estudar administração por milhares de páginas em livros caros e subjetivos, ou dezenas de páginas focadas na prova?
2º É impossível saber tudo
A matéria é muito ampla e subjetiva, por isso é preciso que você baixe suas expectativas na hora de estudar administração para concursos.
Se você achar que pode saber tudo (como em várias outras matérias), vai surtar ao descobrir que dezenas de autores distintos interpretam os vários assuntos da matéria das formas mais diferentes possíveis, e absolutamente todas elas podem ser cobradas em concurso.
Seu surto ficaria ainda pior quando você descobrisse que a profundidade do assunto pode ser enorme. Há questões que cobram maluquices que, se você realmente tivesse que saber, teria que passar décadas estudando apenas um sobtópico, com o objetivo de cobri-lo por completo no mesmo nível de profundidade da questão da banca, do ponto de vista dos principais autores.
Quando você percebesse que a subjetividade reina no assunto, o surto se tornaria impossível de conviver, e sua ansiedade seria enorme. Como diferentes autores abordam o assunto de formas diferentes, há coisas que estão certas e erradas ao mesmo tempo, dependendo do ponto de vista.
Maluquice, não é?!
Como se resolve isso? Entendendo que é impossível saber tudo. Tendo consciência de que, vez ou outra, encontrará questões malucas, impossíveis de serem resolvidas, feitas com base em alguma interpretação ruim da realidade, ou simplesmente fora do razoável, chegando num nível de profundidade tão grande que seria impossível respondê-la.
Seja ao estudar ou na hora da prova, não permita que a ansiedade tome conta quando você não souber um assunto. Procure saber se é razoável e esperável que você entenda o que está sendo pedido. Se não for, desencane.
3º Faça questões
Para estudar administração para concursos, é preciso que você faça questões. Você tem que saber como o assunto é cobrado em provas, e quais as interpretações dominantes.
É preciso, por outro lado, não fazer questões “malucas” (como falei anteriormente), para não se desestabilizar. É preciso saber distinguir o joio do trigo. Às vezes é melhor estudar por questões bem feitas de outra banca, complementada por algumas questões da banca do seu concurso, do que estudar por questões mal feitas, confusas ou profundas demais da banca do seu concurso.
Essas últimas questões não agregarão valor ao seu estudo. Você sentirá grande desestimulo por perceber que não consegue avançar, e ao chegar na hora da prova sua cabeça poderá começar a interpretar as coisas da forma errada, levando você a errar mesmo as questões mais simples.
Como distinguir os dois tipos de questões para saber como estudar administração para concursos?
Essa é uma tarefa difícil. O ideal é que conte com o apoio de algum professor. Nas minhas aulas preparatórias, por exemplo, trago questões apropriadas a cada concurso. Questões fáceis, médias e difíceis, mas sempre questões que agregam valor à capacidade dos alunos aumentarem sua nota, sem gerar confusão.
4º Faça o seu resumo
Como você já sabe, administração é uma matéria ampla, profunda e interpretativa. As aulas em PDF e vídeo são, por si só, um resumo dos aspectos centrais que você precisa saber para a prova. Mas é preciso ir além: é fundamental que você faça seu próprio resumo.
Isso é importante porque, com isso, você coloca sua cabeça para trabalhar. Uma palavra num resumo por tópicos se torna um texto completo na sua memória – mas isso só acontece se você mesmo escolher a palavra ou expressão e montar o seu resumo.
Faça isso de forma simplificada por meio de uma estrutura de tópicos simples e curta ou de um mapa mental. Isso te ajudará tanto a lembrar do conteúdo tanto quanto te ajudará a revisá-lo.
Uma dica: você pode fazer o resumo com base nas questões utilizadas para praticar. É uma forma bem objetiva de lembrar os aspectos mais importantes do conteúdo, da forma comumente interpretada pela banca do seu concurso.
Espero ter ajudado com essas breves palavras sobre como estudar administração para concursos.
Cursos de Administração para Concursos
Já ajudei milhares de pessoas a serem aprovadas em concursos. Se quiser saber mais sobre meus cursos de administração para concursos, clique aqui.
Concursos Abertos: milhares de vagas e inicial de R$ 22 mil!
Um forte abraço!
Prof. Carlos Xavier