Como consegui a maior nota no concurso para Delegado de Polícia de SP – Primeira fase.
Olá futuro membro das carreiras jurídicas!
Quero lhe contar como foi minha trajetória para alcançar a maior nota no concurso da PC-SP.
Em 2017 inicie o meu estudo para as carreiras jurídicas, sem excluir nenhuma delas. Assim, estudava de forma ampla todas as matérias-base, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Ambiental, Direito Tributário, Direito Civil e Direito Processual Civil. Estudava duas matérias por dia, por cerca de 3,5 horas líquidas diárias, já que trabalhava 8 horas por dia como Assistente Judiciário no TJ-SP
Em março de 2018, com a notícia do iminente edital da PC-SP, iniciei meu estudo focado para o cargo de Delegado de Polícia de São Paulo. Continuei a estudar de segunda a sábado, em média 3,5 horas líquidas por dia, no sistema de duas matérias afins, como Penal e Processo Penal, Constitucional e Administrativo, no dia de estudo. Além disso, cortei do meu ciclo de estudos as matérias não cobradas no respectivo edital e acrescentei as matérias que aina não havia estudado, são elas: Medicina Legal; Direitos Humanos; Informática e; Legislação Policial.
Nessa época mantive a revisão das matérias já finalizadas, pois os PDF’s dessas matérias já estavam lidos e destacados em cerca de 30% do conteúdo de cada página.
Assim, necessitava agora incluir as matérias novas. Logo, no meu dia de estudos revisava uma matéria já finalizada e estudava uma matéria nova.
Para o estudo destas matérias novas assisti às videoaulas das matérias nunca vistas, isto é, Medicina Legal e Legislação Policial. Nas matérias de Direitos Humanos e Informática me ative aos PDF’s.
Depois de cada videoaula lia o PDF da matéria por inteiro, destacando cerca de 30% do conteúdo de cada página com um marca texto ou mesmo sublinhando quando o marca texto acabava (eles duram muito pouco, para a nossa tristeza rs).
Depois de terminar as vídeo aulas e a leitura com o destaque dos 30% de cada matéria, voltava fazendo minha revisão, agora só lendo as partes destacadas. Durante as revisões, sempre com o Vade Mecum aberto lia a lei seca correspondente à matéria estudada, e, ao fim de cada dia de estudo, resolvia cerca de 20 questões objetivas de certames passados da carreira de Delegado de Polícia.
Somado a isso, durante toda a minha preparação para as carreiras jurídicas, lia 1 informativo do STF e 1 do STJ por semana. Assim passava por todos os pontos necessários à aprovação, aulas e PDF’s, lei, questões e jurisprudência.
Essa foi a minha preparação até realizar a primeira fase e, para a minha surpresa, meu maior número de acertos foi nas matérias que nunca havia estudado, como Direitos Humanos e Medicina Legal, o que posso atribuir à especialização do material do Estratégia que abrange exatamente tudo que é cobrado pelo examinador.
Aprovada na fase objetiva, feliz da vida, iniciei o estudo para a segunda fase, o que detalharei no próximo artigo.
Eu, Lhais Navarro Hamid, sua amiga nessa jornada árdua que iremos, com força e determinação, vencer.