Este artigo é especial para aquele que sonha em garantir uma vaga na área fiscal, mas se preocupa com a concorrência. Vamos fazer uma análise das principais informações, como quantidade de vagas oferecidas, número de candidatos por vaga e um panorama geral de como se comporta a concorrência na área fiscal.
Como sabemos, quanto melhor o cargo e maiores os benefícios oferecidos, maior também tende a ser a concorrência.
Você sonha em ter uma ótima carreira profissional na área pública, com estabilidade, uma boa remuneração, certo? Pois é, a concorrência também.
Toda essa concorrência exige do concurseiro cada vez mais dedicação e foco nos estudos.
Não é suficiente fazer apenas o básico. É necessário ir além e encarar a vida de concurseiro como um projeto que vai mudar a sua vida, para conseguir se destacar e garantir a sua vaga.
Vamos então iniciar a análise das principais informações da concorrência na carreira fiscal, analisando os dados mais importantes de concursos anteriores.
Vamos iniciar nossa análise de como se comporta a concorrência na carreira fiscal, por um dos concursos mais esperados da área nos últimos anos.
O último concurso da Receita Federal havia ocorrido em 2012 para o cargo de Analista Tributário e 2014 para Auditor Fiscal, quando finalmente foi publicado novo edital em 2022.
Um espaço de tempo tão grande entre um concurso e outro possibilitou aos candidatos capricharem na preparação, inclusive treinando por meio da realização de outros concursos.
O edital do concurso da Receita Federal, organizado pela banca FGV, publicou 469 vagas para Analista Tributário e 230 vagas para Auditor Fiscal.
E qual o tamanho da concorrência que os candidatos tiveram que encarar?
O número de candidatos inscritos para o cargo de Analista Tributário foi de 102.856, ocasionando uma demanda de 219,31 candidatos para cada vaga.
Já para o cargo de Auditor Fiscal o número de inscritos foi de 53.517. A demanda por cada uma das vagas ficou em 232,68 candidatos.
São muitos concorrentes para se destacar, por isso você deve realmente levar os seus estudos a sério, se quiser superar tantos candidatos.
Continuando nossa análise sobre a concorrência nos concursos da carreira fiscal, vamos partir agora para os fiscos estaduais.
No concurso da SEFAZ Minas Gerais, que publicou edital em 2022, a quantidade de vagas oferecidas foi de 431 vagas, distribuídas por especialidades da carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual.
As vagas foram distribuídas entre as áreas de conhecimento da seguinte forma:
301 vagas para Auditoria e Fiscalização;
40 vagas para Tributação;
90 vagas para Tecnologia da Informação;
E quantos candidatos disputaram cada um desses cargos?
Para a área de Auditoria e Fiscalização, foram 15.054 candidatos, resultando em um montante de 50,15 candidatos por vaga.
Já para o cargo de Tecnologia da Informação, 1.883 candidatos disputaram as vagas oferecidas, resultando em 20,92 candidatos por vaga.
Para a área de Tributação, foram 2.396 candidatos disputando as 40 vagas previstas. Com isso, a demanda de candidatos por cada uma das vagas ficou em 59,90.
Logo percebemos que a concorrência nesse concurso estadual ficou bastante abaixo do concurso da Receita Federal, mas ainda assim foi um concurso com uma grande disputa.
Para saber se essa tendência se confirma, vamos analisar mais alguns editais de concursos.
Para continuar nossa análise comparativa da demanda na concorrência dos concursos da carreira fiscal, vamos analisar mais um concurso de fisco estadual: o certame da SEFAZ Mato Grosso.
O último edital foi publicado em 2023, e visou ao preenchimento de 30 vagas para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais.
Diferentemente do concurso da SEFAZ Minas Gerais, analisado acima, em Mato Grosso não houve a divisão das vagas por especialidade. Todos os candidatos disputaram vaga para o mesmo cargo.
Assim, o montante de candidatos inscritos para esse concurso foi de 13.424, resultando no expressivo número de 447,47 candidatos para cada uma das 30 vagas.
Este concurso teve poucas vagas oferecidas, em comparação a outros concursos da mesma área, e ainda assim houve uma grande adesão pelos concurseiros.
Para reforçar nossa análise do comportamento da concorrência na carreira fiscal, vamos finalizar com o exame de um concurso municipal.
Também em 2023 a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do município do Rio de Janeiro divulgou edital para provimento de 50 vagas no cargo de Fiscal de Rendas.
Ao total, 11.893 candidatos se inscreveram para disputar uma das vagas. Com isso, o índice de candidatos por vaga foi de 237,86.
Finalizada a análise da concorrência em diversos concursos da área fiscal, foi possível perceber que essa área atrai inúmeros candidatos, tornando os certames bastante disputados, já que a concorrência não se intimida.
Não é raro nos depararmos com concursos com mais de 200 candidatos por vaga, e você pode esperar que este número aumente ainda mais, pois a concorrência nessa carreira só tende a crescer.
E o que fazer para superar tantos candidatos e garantir a sua vaga?
Estudar, revisar, fazer resumos, muitas questões e simulados são as atividades básicas que levarão você à aprovação.
Então não perca tempo e comece o quanto antes a sua preparação.
Bons estudos!
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Links dos concursos analisados:
https://conhecimento.fgv.br/concursos/rfb22
https://conhecimento.fgv.br/concursos/sefmg22
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…