Como aprender exatas para concursos: supere o medo
Confira nesse artigo um resumo sobre o webinário, conduzido pelo professor Márcio Tashiro e pela professora Núbia Oliveira, acerca de como aprender exatas para concursos públicos.
Olá, pessoal, tudo bem?
Em primeiro lugar, o professor Márcio Tashiro, auditor-fiscal tributário da cidade de São Paulo, e a professora Núbia Oliveira, auditora-fiscal da receita federal, nos trouxeram informações valiosas acerca de como aprender exatas para concursos públicos.
Em resumo, nesse webinário, foram tratados os seguintes pilares para o aprendizado de exatas para concursos públicos:
- Material adequado ao seu perfil;
- Professor com didática facilitadora;
- Insistência e persistência;
- Resumo de fórmulas;
- Treino abundante;
- Extra – Análise por banca.
1. Material adequado ao seu perfil para aprender exatas
Conforme o perfil do aluno, existem materiais que ele pode se identificar mais ou ter mais dificuldades. Em geral, caso a pessoa tenha facilidade na área, menos dependente de videoaulas ela pode ficar.
No entanto, caso as matérias sejam de difícil entendimento para o aluno, as videoaulas se tornam importantes ferramentas para o aprendizado de exatas.
“Primeiro, eu dava uma olhada no material. Olhava aquele negócio, parecia cheio de código. Partia então para as videoaulas para entender, depois buscava estudar pelo material em pdf.” (Prof. Márcio Tashiro)
Ademais, mesmo ao utilizar as videoaulas, o aluno não deve deixar de lado o estudo pelo pdf, especialmente pela praticidade de acompanhar e resolver os exercícios comentados selecionados pelo professor.
Por fim, os professores tratam também do estudo com o auxílio de livros não focados em concursos públicos. Nesse tópico, eles abordam o fato desses livros trazerem uma linguagem mais matemática e acadêmica, o que dificulta o aprendizado daqueles que estão tendo um primeiro contato com a disciplina ou que possuem dificuldades no aprendizado de exatas.
2. Professor com didática facilitadora para aprender exatas
De fato, além de um bom material, é necessário encontrar um professor que tenha uma didática que facilite o seu aprendizado de exatas.
“A gente precisa insistir e encontrar um professor que tenha uma didática que seja boa para você” (Prof. Núbia Oliveira)
Aliás, vale destacar que ambos os professores vieram de áreas distintas à de exatas e, por entenderem as dificuldades de um aluno que não tem facilidade nesse campo, mostram que é possível o aprendizado das matérias de exatas e conseguem apontar o melhor caminho a ser seguido.
3. Insistência e persistência para aprender exatas
Primeiramente, são recorrentes as reclamações de um aluno acerca das dificuldades com o aprendizado de exatas.
Como o professor Márcio aponta, o fato de o estudante não ter uma base de exatas pode ser, de certa forma, uma vantagem no aprendizado de exatas para concursos, uma vez que o aluno encara o material sem preconceitos e medos.
Decerto, os professores encararam dificuldades por não serem de exatas. Contudo, perseveraram e perceberam que esses assuntos podiam ser compreendidos, mesmo por alguém sem uma base matemática forte.
Além disso, a professora Núbia destaca que a insistência contempla a busca por ter um contato maior com as matérias que temos dificuldades.
Ou seja, caso você tenha dificuldades no aprendizado de exatas, você deve buscar incluir essas matérias com maior frequência em seus ciclos de estudos.
Desse modo, de maneira paulatina, a matéria começa a ser interiorizada pelo aluno.
4. Resumo de fórmulas
Segundo informações trazidas pelo professor Tashiro, muitos alunos acreditam que o fator mais dificultante no aprendizado de exatas é o fato de ter que decorar fórmulas. Entretanto, a parte mais complicada, de fato, é o entendimento da questão.
Sem dúvida, na busca por entender as questões (por intermédio da resolução de exercícios), o estudante decora boa parte das fórmulas de forma natural.
Vale destacar que isso não torna dispensável a compilação de um caderno de fórmulas. Por isso, o professor Tashiro recomenda a confecção de um caderno de fórmulas, em que o aluno compile as fórmulas que for entrando em contato no seu estudo diário.
Desse modo, o estudante passa a se preocupar menos em decorar a fórmula e mais em entender a questão que está sendo proposta.
5. Treino abundante para aprender exatas
Em primeiro lugar, a professora Núbia nos esclarece que acompanhar a resolução de exercícios é importante no aprendizado. Todavia, para estar preparado para a prova, o aluno deve ser capaz de resolver o exercício sozinho.
Assim sendo, caso esteja assistindo uma videoaula, busque pausar o vídeo antes de o professor resolver uma questão e busque resolver sozinho. De forma semelhante, deve agir o aluno ao estudar por meio dos pdfs.
Ademais, o concurseiro deve buscar adquirir um bom percentual de acertos nas questões de exatas e, também, velocidade na resolução. Afinal, todo minutinho é precioso nos certames.
“Eu treino todos os dias as atividades para não cometer erros e para ganhar agilidade em procedimentos rotineiros” (relato de uma aluna do professor Tashiro acerca do desempenho de suas tarefas profissionais como bombeira)
Desse modo, o treino abundante é uma importante ferramenta que se aplica ao aprendizado de todas as tarefas, inclusive para o aprendizado de exatas.
6. Extra – Análise por banca
Decerto, os conteúdos de exatas cobrados nos editais podem ser muitos extensos.
Desse modo, os professores trouxeram uma análise dos assuntos mais cobrados banca por banca, no intuito de o aluno aprender exatas de forma mais otimizada.
Banca Cespe
Primeiramente, temos a análise estatística das principais matérias de exatas em concursos públicos da banca Cespe.
Matemática
Sem dúvida, é notável a preponderância dos assuntos “Conjuntos”, “Conjuntos numéricos” e “Análise combinatória” nas provas de exatas do Cespe.
Assim sendo, esses são assuntos que não podem faltar nos estudos do aluno. Ademais, vale destacar a importância dos temas “Regra de três”, “Razão e proporção” e “Porcentagem”.
Por fim, o concurseiro, de preferência, deve estudar todo o edital. Contudo, caso não haja tempo hábil para isso, deve focar nos tópicos que mais caem e deixar um pouco de lado temas que não são recorrentes em prova (como, por exemplo, “Sistemas de numeração” para o Cespe).
Raciocínio Lógico
Quanto ao Raciocínio Lógico, o Cespe cobra muito o tema “Estruturas lógicas” nas suas provas com assuntos de exatas.
Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Estruturas lógicas – Leis de Morgan”.
Matemática Financeira
Ademais, no que se refere à matemática financeira, o Cespe cobra muito o tema “Juros compostos” nas suas provas com assuntos de exatas.
Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Desconto composto”.
Estatística
Certamente, é perceptível a alta frequência de questões dos assuntos “Probabilidade” e “Amostragem. Estimadores pontuais e distribuições amostrais. Características dos estimadores” nas provas com assuntos de exatas do Cespe.
Banca FCC
Em seguida, temos a análise feita para a banca FCC.
Matemática
Para a FCC, de fato, os assuntos mais importantes são “Porcentagem”, “Razão e Proporção”, “Regra de três” e “Frações”. Ou seja, temas mais elementares da matemática.
Além disso, atente-se aos temas com baixa recorrência nas provas da banca. Caso precise não estudar algum tema, decerto, deve ser um desses assuntos.
Raciocínio Lógico
Quanto ao Raciocínio Lógico, a FCC cobra muito o tema “Estruturas lógicas” e, também, “Lógica de argumentação” e “Raciocínio sequencial”.
Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Estruturas lógicas – Leis de Morgan”.
Matemática Financeira
Ademais, no que se refere à matemática financeira, a FCC cobra muito os temas “Juros compostos”, “Juros simples” e “Avaliação de Investimentos”.
Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Desconto composto”.
Estatística
De fato, é perceptível a recorrência de questões dos assuntos “Probabilidade” e “Médias”.
Por fim, observe os temas com baixa frequência de aparição em prova e priorize o seu tempo estudando os assuntos mais cobrados.
Banca FGV
Da mesma forma, segue a análise para a banca FGV.
Matemática
Certamente, é de se notar a preponderância dos assuntos “Regra de três”, “Porcentagem” e “Geometria plana” nas provas de matemática da FGV.
Desse modo, esses são assuntos que não podem ser deixados de lado pelo estudante.
Em contrapartida, observa-se que há vários temas “esquecidos” pela FGV, tais como “Função exponencial”, “Matrizes” e “Determinantes”.
Raciocínio Lógico
Quanto ao Raciocínio Lógico, a FGV cobra muito o tema “Estruturas lógicas” e, também, “Raciocínio sequencial”.
Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Associação lógica”.
Matemática Financeira
Ademais, no que se refere à matemática financeira, a FGV cobra muito os temas “Juros compostos” e “Avaliação de investimentos”.
Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Equivalências de capitais e uniformes de pagamento”.
Estatística
Sem dúvida, é notória a alta frequência de questões dos assuntos “Probabilidade” e “Amostragem. Estimadores pontuais e distribuições amostrais. Características dos estimadores”.
Banca Vunesp
Por fim, temos a análise estatística das principais matérias de exatas em concursos públicos da banca Vunesp.
Matemática
Inegavelmente, é perceptível a preponderância dos assuntos “Regra de três”, “Razão e proporção”, “Porcentagem” e “Geometria plana” nas provas de matemática da Vunesp.
Raciocínio Lógico
Quanto ao Raciocínio Lógico, a Vunesp cobra muito o tema “Estruturas lógicas” e, também, “Lógica de argumentação”.
Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento do “Princípio da casa dos pombos”.
Matemática Financeira
Em relação à Matemática Financeira, a Vunesp cobra muito os temas “Juros simples” e “Juros compostos”.
Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento do “Desconto composto”.
Estatística
Sem dúvida, é notória a alta frequência de questões dos assuntos “Média”, “Moda” e “Probabilidade” nas provas de estatística da Vunesp.
Por fim, note os temas com baixa recorrência em prova e priorize o seu tempo estudando os assuntos mais cobrados.
7. Considerações finais
Primeiramente, buscamos trazer um resumo sobre o webinário “Como aprender exatas para concursos: supere o medo”, com a finalidade de auxiliar os alunos que possuem dificuldades com exatas..
Sem dúvida, as disciplinas de exatas costumam assustar os concurseiros, em especial aqueles que não têm um contato frequente com o assunto.
No entanto, os professores Márcio Tashiro e Núbia Oliveira vêm nos mostrar que é possível ser aprovado em concursos “tops” de exatas, mesmo tendo bagagem de outro campo de estudo.
Por fim, vale destacar a seguinte frase da professora Núbia;
“O caminho da aprovação é um amontoado de pedras que você vai ter que retirar para poder chegar ao outro lado. Algumas pedras são mais pesadas, para quem tem dificuldades em exatas, essa pode ser uma das pedras mais difíceis de remover. Mas e aí? Qual o tamanho da sua força? Você está disposto?”(Prof. Núbia Oliveira).
Desejo a todos foco, disciplina e dedicação aos estudos.
Um grande abraço!!
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