Comentários sobre a prova STJ – AJAA

Olá, amigos e alunos!! Estou aqui hoje para uma missão especial: falar sobre a prova do STJ para AJAA que ocorreu no último domingo!

Venham comigo:

Texto I – Estado social e princípio da solidariedade.

O primeiro texto é dissertativo, ou seja, o autor defende a sua tese de que o homem, como um ser sociável que é, precisa conviver em sociedade numa relação de corresponsabilidade entre os seus semelhantes.

Questões de interpretação: 1 a 4. Foram questões simples, duas leituras bem feitas do texto garantiriam pontos importantes logo no início da prova. A única INCORRETA entre elas é a 4, pois não é a solidariedade característica inata dos seres humanos, mas a condição de fazer parte do corpo social, viver em sociedade.

Questões de Gramática: 5 a 9. As questões envolveram crase (fácil, nada de crase antes de palavra que está no plural!), reescrita e significação de palavras (fácil também, “exortar” é estimular, não exigir!), colocação do pronome “se” (Não se pode >> ok!), sinonímia (implicar = acarretar) e uso voz passiva sintética (percebe-se isso – sujeito posposto “a sua inegável dimensão ética”).

Texto II – Evolução histórica da responsabilidade civil e efetivação dos direitos humanos.

Texto com linguagem mais elaborada e com um tema nem sempre familiar para todos. Trata-se de um texto informativo/dissertativo que certamente demandou mais tempo e atenção do candidato do que o Texto I.

Questões de interpretação: 10 a 13. Questões típicas de análise textual. Cuidado! “Implicitamente” é quando algo não está claro, é estar subentendido! A Lei do Talião foi explicitamente, ou seja, claramente abordada no texto.

Questões de gramática: 14 a 16. A banca trabalhou uso da vírgula como substituição de verbo implícito, isolando oração subordinada intercalada (corretamente, aliás) e alteração do tempo verbal (absolutamente possível, os verbos passariam do pretérito para o chamado presente histórico, mantendo o aspecto verbal).
Foram ao todo 8 questões de interpretação textual para 8 de gramática! Bastante interpretação, não é?!?!

As questões de 17 a 22 foram referentes ao Manual de Redação da Presidência da República. Ao meu ver, foram questões demais, pois muitos conteúdos do edital não foram abordados pela banca na prova!

É isso, alunos, uma prova bem elaborada que exigia atenção dos candidatos principalmente na interpretação de enunciados.

Estou à disposição de vocês para esclarecer mais detalhes e tirar as dúvidas específicas de cada questão pelo fórum ou pelo e-mail porfessorarafaelafreitas@gmail.com

ABUSEM!!!

Forte abraço! Sorte a todos!!

Rafaela Freitas.

Rafaela Freitas

Ver comentários

  • Respeitosamente discordo da professora, não vi simplicidade nas questões de 1 a 4. O CESPE é uma banca que nos surpreende com frequência, de modo, que raramente é simples.

  • Também discordei, simplicidade não havia! Gostaria que tivesse detalhado seu posicionamento sobre o gabarito das demais questões. Já gabaritei português do Cespe uma vez, mas desta vez usaram textos mais complicados de se entender, pela forma com que foram escritos.

  • E sobre a questao que afirma que a ESTRUTURA DO DOCUMENTO APRESENTADO É ADEQUADA A UM OFÍCIO. Cespe deu Correta, mas discordo sobre o formato estar de acordo com Ofício. Comentário?

  • tbm nao achei tão simples não. Não entendi a questão referente ao tempo verbal. O presente concorda com pretérito imperfeito (pretendesse)? até onde eu saiba não...alguém pode elucidar por favor?

  • Prof.. cespe considerou a questão "o fato de as ações sociais de cada individuo incidirem..." como ERRADA. e a questão do "Não SE pode" como ERRADA tbm... pode ajudar com recurso, por favor???

  • Olá,
    na questão 16, caso os verbos fossem colocados no presente, eles não estariam em desacordo com o verbo "pretendesse"? Acredito que o período ficaria com o sentido comprometido. Caso os verbos citados na questão fossem alterados, para se manter o sentido do texto, o verbo "pretendesse" deveria ser substituído por "pretende", não?

  • Boa noite Rafaela. Gostaria de saber se cabe recurso na questão que fala sobre o tema ( colocação do pronome “se” (Não se pode >> ok!). Pois o gabarito do Cespe vei diferente do seu. Grato.

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