Olá, amigos e alunos!! Estou aqui hoje para uma missão especial: falar sobre a prova do STJ para AJAA que ocorreu no último domingo!
Venham comigo:
Texto I – Estado social e princípio da solidariedade.
O primeiro texto é dissertativo, ou seja, o autor defende a sua tese de que o homem, como um ser sociável que é, precisa conviver em sociedade numa relação de corresponsabilidade entre os seus semelhantes.
Questões de interpretação: 1 a 4. Foram questões simples, duas leituras bem feitas do texto garantiriam pontos importantes logo no início da prova. A única INCORRETA entre elas é a 4, pois não é a solidariedade característica inata dos seres humanos, mas a condição de fazer parte do corpo social, viver em sociedade.
Questões de Gramática: 5 a 9. As questões envolveram crase (fácil, nada de crase antes de palavra que está no plural!), reescrita e significação de palavras (fácil também, “exortar” é estimular, não exigir!), colocação do pronome “se” (Não se pode >> ok!), sinonímia (implicar = acarretar) e uso voz passiva sintética (percebe-se isso – sujeito posposto “a sua inegável dimensão ética”).
Texto II – Evolução histórica da responsabilidade civil e efetivação dos direitos humanos.
Texto com linguagem mais elaborada e com um tema nem sempre familiar para todos. Trata-se de um texto informativo/dissertativo que certamente demandou mais tempo e atenção do candidato do que o Texto I.
Questões de interpretação: 10 a 13. Questões típicas de análise textual. Cuidado! “Implicitamente” é quando algo não está claro, é estar subentendido! A Lei do Talião foi explicitamente, ou seja, claramente abordada no texto.
Questões de gramática: 14 a 16. A banca trabalhou uso da vírgula como substituição de verbo implícito, isolando oração subordinada intercalada (corretamente, aliás) e alteração do tempo verbal (absolutamente possível, os verbos passariam do pretérito para o chamado presente histórico, mantendo o aspecto verbal).
Foram ao todo 8 questões de interpretação textual para 8 de gramática! Bastante interpretação, não é?!?!
As questões de 17 a 22 foram referentes ao Manual de Redação da Presidência da República. Ao meu ver, foram questões demais, pois muitos conteúdos do edital não foram abordados pela banca na prova!
É isso, alunos, uma prova bem elaborada que exigia atenção dos candidatos principalmente na interpretação de enunciados.
Estou à disposição de vocês para esclarecer mais detalhes e tirar as dúvidas específicas de cada questão pelo fórum ou pelo e-mail porfessorarafaelafreitas@gmail.com
ABUSEM!!!
Forte abraço! Sorte a todos!!
Rafaela Freitas.
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Olá profa. Rafaela, você poderia comentar nas questões que faltaram do 2 texto (10-16)?
Respeitosamente discordo da professora, não vi simplicidade nas questões de 1 a 4. O CESPE é uma banca que nos surpreende com frequência, de modo, que raramente é simples.
Também discordei, simplicidade não havia! Gostaria que tivesse detalhado seu posicionamento sobre o gabarito das demais questões. Já gabaritei português do Cespe uma vez, mas desta vez usaram textos mais complicados de se entender, pela forma com que foram escritos.
Fácil pra quem? Pra quem é formada em Letras é fácil mesmo. Fala sério.
E sobre a questao que afirma que a ESTRUTURA DO DOCUMENTO APRESENTADO É ADEQUADA A UM OFÍCIO. Cespe deu Correta, mas discordo sobre o formato estar de acordo com Ofício. Comentário?
tbm nao achei tão simples não. Não entendi a questão referente ao tempo verbal. O presente concorda com pretérito imperfeito (pretendesse)? até onde eu saiba não...alguém pode elucidar por favor?
Prof.. cespe considerou a questão "o fato de as ações sociais de cada individuo incidirem..." como ERRADA. e a questão do "Não SE pode" como ERRADA tbm... pode ajudar com recurso, por favor???
Olá,
na questão 16, caso os verbos fossem colocados no presente, eles não estariam em desacordo com o verbo "pretendesse"? Acredito que o período ficaria com o sentido comprometido. Caso os verbos citados na questão fossem alterados, para se manter o sentido do texto, o verbo "pretendesse" deveria ser substituído por "pretende", não?
Boa noite Rafaela. Gostaria de saber se cabe recurso na questão que fala sobre o tema ( colocação do pronome “se” (Não se pode >> ok!). Pois o gabarito do Cespe vei diferente do seu. Grato.
E as questões referentes à redação oficial? Não há comentários? Possíveis recursos?