Comentários sobre a prova STJ – AJAA
Olá, amigos e alunos!! Estou aqui hoje para uma missão especial: falar sobre a prova do STJ para AJAA que ocorreu no último domingo!
Venham comigo:
Texto I – Estado social e princípio da solidariedade.
O primeiro texto é dissertativo, ou seja, o autor defende a sua tese de que o homem, como um ser sociável que é, precisa conviver em sociedade numa relação de corresponsabilidade entre os seus semelhantes.
Questões de interpretação: 1 a 4. Foram questões simples, duas leituras bem feitas do texto garantiriam pontos importantes logo no início da prova. A única INCORRETA entre elas é a 4, pois não é a solidariedade característica inata dos seres humanos, mas a condição de fazer parte do corpo social, viver em sociedade.
Questões de Gramática: 5 a 9. As questões envolveram crase (fácil, nada de crase antes de palavra que está no plural!), reescrita e significação de palavras (fácil também, “exortar” é estimular, não exigir!), colocação do pronome “se” (Não se pode >> ok!), sinonímia (implicar = acarretar) e uso voz passiva sintética (percebe-se isso – sujeito posposto “a sua inegável dimensão ética”).
Texto II – Evolução histórica da responsabilidade civil e efetivação dos direitos humanos.
Texto com linguagem mais elaborada e com um tema nem sempre familiar para todos. Trata-se de um texto informativo/dissertativo que certamente demandou mais tempo e atenção do candidato do que o Texto I.
Questões de interpretação: 10 a 13. Questões típicas de análise textual. Cuidado! “Implicitamente” é quando algo não está claro, é estar subentendido! A Lei do Talião foi explicitamente, ou seja, claramente abordada no texto.
Questões de gramática: 14 a 16. A banca trabalhou uso da vírgula como substituição de verbo implícito, isolando oração subordinada intercalada (corretamente, aliás) e alteração do tempo verbal (absolutamente possível, os verbos passariam do pretérito para o chamado presente histórico, mantendo o aspecto verbal).
Foram ao todo 8 questões de interpretação textual para 8 de gramática! Bastante interpretação, não é?!?!
As questões de 17 a 22 foram referentes ao Manual de Redação da Presidência da República. Ao meu ver, foram questões demais, pois muitos conteúdos do edital não foram abordados pela banca na prova!
É isso, alunos, uma prova bem elaborada que exigia atenção dos candidatos principalmente na interpretação de enunciados.
Estou à disposição de vocês para esclarecer mais detalhes e tirar as dúvidas específicas de cada questão pelo fórum ou pelo e-mail [email protected]
ABUSEM!!!
Forte abraço! Sorte a todos!!
Rafaela Freitas.