Categorias: Concursos Públicos

Comentários sobre o tema da redação do concurso do TST-2017: “mundo virtual”

Estrategianos, boa noite. Tudo bem com vocês? Espero que sim :)

Muitos alunos entraram em contato comigo solicitando que eu comentasse possibilidades argumentativas sobre o tema cobrado no concurso do TST-2017, que girou em torno do “mundo virtual”. Dessa forma, fiz um pequeno vídeo falando sobre o tema supracitado. Confira:

Quer entrar em contato comigo?

Siga-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.

Conheça nossos cursos:

Discursiva TRF

Discursiva TRT

Ciências Humanas para Redação

ENEM 2018

Raphael de Oliveira Reis

Ver comentários

  • Na prova de taquigrafia, eles colocaram o tema cultura e preconceito e aparentemente um texto motivador muito pequeno e com poucas informações, porém o que a maioria dos alunos não percebeu é que havia outro texto motivador sobre o assunto e com bastante detalhes no meio da prova de português. Nao sei se para os outros cargos fizeram o mesmo.

    • Olá, Jonatas! Boa noite.
      Eu também não sei se fizeram assim para os demais cargos. Este tema é muito bom para desenvolver. Abs

  • Bom dia, professor Raphael, tudo bem?

    Fiz o concurso do TST para AJAA.

    O texto motivador foi:
    “A ameaça atual não é a passividade, mas a pseudoatividade, o impulso de “ser ativo”, de “participar”, de mascarar a Nulidade do que está ocorrendo. As pessoas intervêm o tempo todo, enquanto os acadêmicos participam de “debates” sem sentido, e assim por diante, e o que é verdadeiramente difícil é dar um passo atrás, excluir sim de tudo isso. Os que estão no poder com frequência preferem até mesmo uma participação “crítica”, um intercâmbio de qualquer tipo, ao silêncio – apenas a fim de nos envolver num “diálogo” para garantir que a nossa perigosa passividade seja rompida. (Problema no Paraíso – Slavoj Zizek).”

    Muitos candidatos para AJAA estavam pensando que o tema da redação seria algum tópico do conteúdo programático, como a reforma trabalhista.

    Eu peguei a prova, li o texto motivador, rascunhei algumas ideias e frases prontas, fui fazer a prova objetiva e, depois, voltei para a redação.

    , ao longo do texto de português, foram citados: Baumam, Leandro Karnal, Nietzsche. Fiquei atenta aos textos de português, para ver se tinha haver com o texto motivador da redação.

    Na redação, fiz como você disse no vídeo: primeiramente, eu circulei as palavras-chaves do texto motivador. Porque os textos motivadores da FCC, às vezes, são difíceis e abstratos. Então circulei as palavras-chaves para saber o que a FCC realmente queria que fosse abordado e fiz questão de inserir essas palavras ao longo da minha redação, como "excluir-se", "agressividade", "abster-se"...

    Também, coloquei outras palavras, ao longo da minha redação, que a FCC gosta: como internet, redes sociais, mundo virtual, intolerância...
    E, para concluir minhas ideias, citei o filósofo Sócrates: "só sei que nada sei", rsrsr. Também fiz outras citações.

    Afinal, em todos os ambientes, inclusive o virtual, as discussões surgem porque todos querem ter a razão, discute-se até que alguém vença o discurso. Então, para se "excluir" de tudo isso, como diz o texto motivador, devemos reconhecer que não sabemos de tudo, rsrsrsr! Foi nessa linha eu fui....

    Espero que eu tire nota o suficiente para ter a redação corrigida.
    No último concurso que fiz, para o TRT 12 (SC), eu pulei 34 posições com a minha discursiva!

    Obrigada, professor.
    Tenha um ótimo dia
    Lígia

    • Olá, Lígia! Boa noite.
      A estratégia é esse mesmo. Pelo que você desenvolveu me parece que ficou muito bom. Eu utilizaria a reflexão do Habermas para discorrer sobre a importância da Ação Comunicativa. Depois, dá uma olhada no artigo sobre o Habermas que publiquei aqui no site do Estratégia.
      Abs e que dê tudo certo!

  • Oi professor, tudo bem? Obrigada pelo comentário do vídeo! Será que você também poderia comentar sobre o tema da prova de AJAA do TST? Foi um tema um pouco mais complicado que a prova de técnico.

    Desde já agradeço.

    "A ameaça atual não é a passividade, mas a pseudoatividade, o impulso de “participar”, de mascarar a nulidade do que está ocorrendo. As pessoas intervêm o tempo todo, acadêmicos participam de “debates” sem sentido e assim por diante, enquanto o que é verdadeiramente difícil é dar um passo atrás, excluir-se de tudo isso.
    Os que estão no poder com frequência preferem até mesmo uma participação “crítica”, um intercâmbio de qualquer tipo, ao silêncio − apenas a fim de nos envolver num “diálogo” para garantir que nossa perigosa passividade seja rompida. (Zizek,Slavoj. Problema no Paraíso. Trad. Carlos A. Medeiros, Rio de Janeiro, Zahar, 2015)

    Com base no excerto acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista. "

  • Obrigada pelo comentário professor! Será que você também poderia comentar sobre o tema da redação do cargo AJAA? Ele foi mais complicado que o tema da prova de técnico.

    Desde já agradeço.

    A ameaça atual não é a passividade, mas a pseudoatividade, o impulso de “participar”, de mascarar a nulidade do queestá ocorrendo. As pessoas intervêm o tempo todo, acadêmicos participam de “debates” sem sentido e assim por diante, enquanto o que é verdadeiramente difícil é dar um passo atrás, excluir-se de tudo isso.
    Os que estão no poder com frequência preferem até mesmo uma participação “crítica”, um intercâmbio de qualquer tipo, ao silêncio − apenas a fim de nos envolver num “diálogo” para garantir que nossa perigosa passividade seja rompida. (Zizek,Slavoj. Problema no Paraíso. Trad. Carlos A. Medeiros, Rio de Janeiro, Zahar, 2015)

    Com base no excerto acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.

  • Professor, se não for pedir muito, teria como você comentar a prova do TST para o cargo de AJAA. Achei o tema bastante subjetivo. Obrigado.

  • Tema da prova TJAA - TST 2017: "Internet; mundo virtual; globalização virtual; informações compartilhadas; etc." Assunto muito atual na nossa sociedade moderna nesses últimos anos. Parabéns pelos comentários referentes ao tema da prova, prof. Raphael.

    • Olá, Vinícius!
      Eu também gostei bastante do tema - realmente é bem relevante. Fico contente que você tenha gostado.
      Abs,
      Prof. Raphael Reis

  • Podemos dizer que a redação seria melhor desenvolvida como um texto dissertativo argumentativo polêmico?

    Forte abraço!

    Att Daniel Braga

    • Olá, Daniel! Boa noite.
      Eu não diria polêmico, mas sim a partir de uma perspectiva crítica e bem fundamentada - este é o desejo da FCC.
      Abs,
      Prof. Raphael Reis

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

4 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

4 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

4 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

4 horas atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

4 horas atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

4 horas atrás