Artigo

Comentários sobre o edital de AFT

Oi amigos (as),

Hoje tive um dia bastante corrido e só consegui parar agora pra analisar o edital de AFT.
 
Temos pouco mais de 2 meses para as provas objetivas, e o conteúdo é imenso. Com isso, mais do que nunca, é preciso estudar com estratégia.
 
Tentar estudar 100% de todas as disciplinas é bem difícil, inclusive para quem já focava neste concurso há algum tempo e se deparou com matérias novas, como Direitos Humanos, Auditoria, Informática e Contabilidade Geral.
 
Neste contexto, das matérias que ministro posso dizer o seguinte:
 
—————–
 
Direito do Trabalho: é perfeitamente possível e desejável estudar 100% do conteúdo, inclusive com a possibilidade de resolver muitas questões CESPE de concursos anteriores. Meu curso estará sendo atualizado nas próximas semanas, sem custo adicional para quem já estava matriculado, com centenas de questões CESPE de concursos de Analista e Técnico de Tribunais, Advogados, Procuradores e Juízes do Trabalho.
 
Segurança e Saúde no Trabalho: a Banca dividiu a disciplina em duas, incluindo as Normas Regulamentadoras (NR) em LEGISLAÇÃO DO TRABALHO e exigindo outros conteúdos sob o título de SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. 
 
Com isso, o curso anterior que se chamava Segurança e Saúde no Trabalho (SST) p/ AFT passou a se chamar Legislação do Trabalho p/ AFT, abordando as NR (neste, também, os alunos já matriculados terão acesso às novas aulas sem custo adicional).
 
Já no novo curso intitulado Segurança e Saúde no Trabalho p/ AFT estudaremos as Convenções da OIT e outros assuntos relacionados.
 
Como menciono no curso Legislação do Trabalho p/ AFT, creio que NÃO é o caso estudar 100% de todas as NR. Por quê? Porque isto demandaria um tempo descomunal de estudo e, analisando quase 100 (cem) provas de concursos anteriores de SST, pude verificar que algumas NR nunca foram exigidas em prova.
 
Assim, considero que seja mais vantajoso focar nas Normas mais importantes e estudar apenas o essencial das demais. 
 
Dando nome aos bois, nosso curso abordará de modo mais aprofundado as NR 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 17, 18, 28, 31, 32 e 35.
 
As demais NR serão estudadas de modo mais resumido; são elas: NR 08, 11, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 29, 30, 33 e 34.
 
A NR 36 ainda não está em vigor (com exceção de um item), então não será exigida neste concurso.
 
—————–
 
Muitos colegas devem ter ficado ansiosos com todas essas mudanças, mas em concursos volta e meia isso acontece. Se ficou mais difícil pra você, ficou para os seus concorrentes também! Longe de se desanimar, agora é a hora de se esforçar ao máximo para obter um bom rendimento na prova.
 
O estilo do edital prejudica bastante o planejamento de estudos por não definir a quantidade de questões de cada disciplina.
 
Entretanto, se eu estivesse estudando para este concurso daria especial atenção às disciplinas que, acredito, irão ter mais questões na prova (opinião pessoal): na P1, imagino que quase metade das questões deva ser de Português e Direitos Humanos, enquanto na P2 Direito do Trabalho, Legislação do Trabalho e Segurança e Saúde no Trabalho devem, igualmente, abranger quase metade da prova.
 
Reforço que é apenas uma opinião pessoal, e cada pessoa deve definir o tempo investido em cada disciplina de acordo com sua bagagem de conhecimento e perspectivas para a prova.
 
Grande abraço e bons estudos,


Prof Mário Pinheiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.