Comentários Prova TRE/PE – Técnico Judiciário – Programação de Sistemas

Olá queridos amigos!

Hoje vamos  à correção da prova do TRE/PE  para o cargo de Técnico Judiciário – Programação de Sistemas.

 

49) Conforme a ITIL, o desenho de serviços de TI deve incluir

 

(A) arquiteturas, processos e benefícios do serviço.

(B) arquiteturas, processos, políticas e documentações do serviço.

(C) custos, benefícios e arquiteturas do serviço.

(D) custos, arquiteturas e processos do serviço.

(E) políticas, custos e processos do serviço.

 

Comentários: O Desenho de Serviço de TI é uma parte do processo geral de mudança do negócio. Uma vez que informações confiáveis tenham sido obtidas sobre o que é requerido a respeito de mudanças necessárias ao negócio, pode-se desenvolver um planejamento para a entrega de um serviço que atenda cada necessidade. De acordo com o guia oficial do ITIL v3, o papel da fase de Desenho de Serviço dentro do processo geral de mudança do negócio pode ser definido como o desenho de apropriados e inovadores serviços de TI, incluindo suas arquiteturas, processos, políticas e documentações, para suprir atuais e futuros requisitos do negócio.

 

Resposta certa, alternativa B).

 

50) Conforme o desenho de serviço da biblioteca ITIL, os objetivos estratégicos da empresa são convertidos em

 

(A) novos requisitos do sistema.

(B) processos da empresa.

(C) serviços no portfólio de serviços.

(D) funil de serviços de TI.

(E) gerenciamento técnico do setor de compras.

 

Comentários: Um dos objetivos a serem alcançados no desenho de serviço da biblioteca ITIL é o de realizar a estratégia em termos concretos. Assim, de acordo com a ITIL, é necessário inicialmente desenvolver estratégias para alcançar metas e objetivos da organização através de serviços, onde o portfólio de serviços é quem irá fornecer informações sobre todos os serviços através do ciclo de vida, estabelecendo assim, uma base de decisão para direcionar estratégias e investimentos.

 

Resposta certa, alternativa C).

 

51) De acordo com a ITIL, um provedor de serviço entrega valor ao seu cliente utilizando ativos de serviços, como, por exemplo,

 

(A) o conhecimento, as pessoas e o gerenciamento.

(B) o conhecimento, as pessoas e os processos.

(C) o gerenciamento e as pessoas.

(D) a organização, o gerenciamento e as pessoas.

(E) a infraestrutura, as pessoas e as aplicações.

 

Comentários: Questão polêmica! Isto porque o enunciado deveria deixar bem claro que tipo de ativo de serviço estava se referindo. O ITIL define Ativos de Serviço como sendo qualquer habilidade ou recurso, utilizado por um provedor de serviço, que contribui para a entrega de um determinado serviço. Em outras palavras, as organizações utilizam habilidades e recursos para criar valor em forma de bens e serviços.

 

Os recursos são coisas tangíveis, como por exemplo: Capital Financeiro, Infraestrutura, Aplicativos (Aplicações), Informação e Pessoas (no sentido de recurso humano). Já as habilidades são coisas intangíveis e representam competências organizacionais para coordenar, controlar e implementar recursos, ou seja, as Habilidades são usadas para transformar os Recursos. Como exemplo de habilidades, o ITIL enumera as seguintes: Gerenciamento, Organização, Processos, Conhecimento e Pessoas (no sentido das habilidades individuais de cada pessoa).

 

No caso, a banca adotou como sendo ativos de serviços tangíveis.

 

Resposta certa, alternativa E).

 

52) Segundo a ITIL, entrega-se valor ao cliente, facilitando-se os resultados que ele deseja alcançar sem assumir riscos e custos, por meio do

 

(A) treinamento.

(B) acordo de nível de serviço (SLA).

(C) cliente.

(D) provedor de serviços.

(E) serviço.

 

Comentários: De acordo com o glossário da ITIL, serviço é um meio de fornecer algo que um cliente perceba como tendo certo valor, facilitando a obtenção de resultados que os clientes desejam, sem que eles tenham que arcar com a propriedade de determinados custos e riscos. Ou seja, o cliente quando contrata um serviço, está interessado apenas nos resultados obtidos através dele, sem ter que assumir seus custos e riscos, que no caso, ficam por conta do provedor do serviço.

 

Resposta certa, alternativa E).

 

53) De acordo com o PMBOK, projeto é

 

(A) um esforço coordenado para se alcançar objetivos e entregar produtos ou serviços exclusivos dentro de determinado período de tempo.

 

(B) um conjunto de atividades previsíveis com prazo e escopo definidos que são realizadas ao longo de um período de tempo padrão e que ocorrem de maneira sequencial.

 

(C) o desenho de um conjunto de soluções definidas pelo gerente e pela equipe de projetos, as quais são postas em prática a partir de processos e atividades operacionais, repetitivas e sequenciadas.

 

(D) um processo executado por meio de gerentes de projeto certificados pelo PMI que realizam atividades de coordenação de pessoal para alcance de objetivos estratégicos.

 

(E) a coordenação de um conjunto de pessoas destinadas a realizar atividades funcionais e disciplinadas a partir do uso de um conjunto de documentos e artefatos obrigatórios propostos no PMBOK.

 

Comentários: Questão que apesar de antiga, não cansa de cair nas provas de concurso. A alternativa A) apresentou corretamente as duas principais características no tocante aos projetos: a temporalidade e a exclusividade do resultado final. Vejamos a definição para projetos, segundo o guia oficial PMBOK 5ª edição:

 

“Um esforço temporário empreendido par criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

 

Resposta certa, alternativa A).

 

54) Conforme o PMBOK, são áreas de gerenciamentos de projeto as seguintes:

 

(A) riscos, comunicação, cronograma, partes interessadas, qualidade e planejamento.

(B) integração, iniciação, planejamento, escopo, recursos humanos, desenvolvimento, encerramento.

(C) iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento.

(D) escopo, recursos humanos, qualidade, riscos, aquisições e integração.

(E) comunicação, integração, planejamento, cronograma, escopo, custo.

 

Comentários: De acordo com o guia PMBOK 5ª edição, são apresentadas as seguintes áreas de conhecimento, ou de gerenciamento:

 

  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custos
  • Qualidade
  • Recursos Humanos
  • Comunicações
  • Riscos
  • Aquisições
  • Partes interessadas

 

A alternativa D) apresentou corretamente 6 das 10 áreas de conhecimento presentes no PMBOK.

 

Resposta certa, alternativa D).

 

55) Em relação às atualizações constantes do PMBOK 5, assinale a opção correta.

 

(A) Visando-se a otimização, substituiu-se a área de recursos humanos, na versão anterior, pela área gerenciamento das partes interessadas, no PMBOK 5.

 

(B) No PMBOK 5, o processo planejamento de gerenciamento de escopo visa garantir o fluxo de comunicação entre os participantes, por meio do controle e monitoramento.

 

(C) Foram incluídas novas fases no PMBOK 5, como a de gerenciamento do projeto.

 

(D) O processo de gerenciamento de partes interessadas foi movido da área de comunicações.

 

(E) O processo definir o escopo, que requer a opinião de especialistas e reuniões, não era contemplado no PMBOK 4.

 

Comentários: A alternativa D) foi a única que apresentou corretamente uma atualização presente na nova edição do guia PMBOK. Destaca-se também que a área de conhecimento Partes Interessadas foi criada com a nova versão e recebeu alguns processos oriundos da área de Comunicações como por exemplo Identificar as partes interessadas e Gerenciar (o engajamento das) partes interessadas.

 

Resposta certa, alternativa D).

 

56) É da responsabilidade exclusiva do gerente de projetos da equipe de gerenciamento de projetos

 

(A) fornecer o suporte financeiro ao projeto.

(B) executar as atividades coordenadas pelo patrocinador do projeto.

(C) impedir que os riscos do projeto se concretizem, devendo, ainda, o gerente responsabilizar-se por quaisquer danos que o impacto do projeto possa causar.

(D) cumprir o papel de parte interessada no projeto.

(E) executar o projeto e liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto.

 

Comentários: Segundo o guia PMBOK, o Patrocinador é uma pessoa ou grupo que fornece recursos e suporte para o projeto. O patrocinador, assim como o gerente de projetos, é uma das partes interessadas que ainda conta com a presença dos clientes, usuários, parceiros de negócio dentre outros. Ademais, o gerente de projetos não pode impedir que os riscos do projeto se concretizem, tampouco responsabilizar-se por quaisquer danos que o impacto do projeto possa causar. E de fato, é o gerente de projetos que, depois de designado no termo de abertura, executa o projeto e lidera a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto.

 

Resposta certa, alternativa E).

 

57) Assinale a opção que apresenta softwares ou técnicas desenvolvidas nativamente para auxiliar no desenho de processos de negócios.

 

(A) Visio, Bonita, Bizagi, Orquestra e jBPM

(B) MS Powerpoint, MS Word, MS Excel e PaintBrush

(C) ferramentas para desenho de diagramas de processos, caso de uso, fluxogramas e organogramas

(D) análise Pert, diagrama de sequência de atividades, diagramas em UML

(E) questionários, entrevistas, grupo focal, imersão, gravação

 

Comentários: A alternativa A) é única que apresenta corretamente softwares para modelagem de processos de negócio.

 

Resposta certa, alternativa A).

 

58) O gerenciamento de processos

 

(A) identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora e controla e também melhora os processos de negócio na organização.

 

(B) constitui uma atividade que contém vários processos que podem ser divididos em tarefas.

 

(C) limita-se a aspectos internos da organização que estejam sob a responsabilidade de seus proprietários.

 

(D) identifica os processos de negócio apenas, sendo as demais atividades realizadas pelos proprietários das tarefas do processo.

 

(E) realiza a melhoria dos processos já desenhados e documentados, sem os quais não é possível iniciar um projeto de BPM.

 

Comentários: De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio CBOK v3.0, o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) pode ser entendido como uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas, visando também o desenvolvimento dos processos de negócio da organização.

 

Ademais, o Gerenciamento de Processos não constitui apenas uma atividade e tampouco não se limita a aspectos internos da organização, sendo possível, também, a criação de um projeto de BPM para processos ainda não documentados.

 

Resposta certa, alternativa A).

 

59) No que se refere à inter-relação entre os componentes do COBIT, assinale a opção correta.

 

(A) As práticas de controle são implementadas por objetivos de controles, os quais, por sua vez, são controlados por processos e objetivos de TI, que se baseiam em objetivos de negócios.

 

(B) Os objetivos de TI são auditados por meio de modelos de maturidade e complementados por objetivos de negócio.

 

(C) As práticas de controle fornecem requisitos e informações para os objetivos de TI gerarem processos e objetivos de negócio.

 

(D) Os processos de TI são auditados pelos modelos de maturidade derivados de objetivos de controle e expressos por meio de indicadores de desempenho.

 

(E) Os processos de TI são medidos por meio de tabelas de responsabilidade que permitem controlar os indicadores de desempenho de cada objetivo de negócio.

 

Comentários: De forma resumida, o COBIT tem como objetivo principal o alinhamento entre os objetivos do negócio e os objetivos da TI, fazendo com que a TI atenda às necessidades de negócio (requisitos de negócios) da maneira mais eficiente possível.

 

Dessa forma, os investimentos de TI são guiados pelas necessidades do negócio, sendo usados em processos de TI que entregam algum valor de volta à organização, respondendo aos requisitos de negócios que criaram o ciclo.

 

O framework define um conjunto de objetivos de controle para 34 processos de TI, divididos em quatro domínios: Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar.

 

Esses objetivos de controle definem as metas da TI, que devem estar alinhadas às metas do negócio.

 

Resposta certa, alternativa A).

 

60) Assinale a opção que apresenta as categorias de habilitadores do COBIT.

 

(A) satisfazer as necessidades das partes interessadas; envolver todas as áreas da empresa; empregar uma estrutura única e integrada; possibilitar uma abordagem holística; separar governança de gerenciamento

 

(B) governança da empresa, governança de TI, gerenciamento, controle, auditoria

 

(C) necessidades das partes interessadas, criação de valor, realização de benefícios, otimização de risco, otimização de recursos

 

(D) princípios e políticas e frameworks; processos, informação, cultura, ética e comportamento; estruturas organizacionais; serviço, infraestrutura e aplicativos; serviços, pessoas, habilidades e competências

 

(E) direcionadores das partes interessadas, necessidades das partes interessadas, metas corporativas, metas de TI e metas dos habilitadores

 

Comentários: Os Habilitadores, segundo o modelo do COBIT 5, são fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar – neste caso, a governança e a gestão corporativas da TI.

 

A figura abaixo apresenta as sete categorias de habilitadores conforme o modelo do COBIT 5:

 

Resposta certa, alternativa D).

 

Novamente, espero que tenham gostado dos comentários e quaisquer dúvidas, sugestões ou elogios, comentem no fórum.

Grande abraço!

 

Marcelo Rezende Bueno

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