Artigo

Comentários à prova de Geografia – Soldado – PM-SP

Caros alunos,

Seguem os meus comentários à prova de Geografia do concurso de Soldado da PM-SP. Não foi uma prova difícil. Concordo com o gabarito da banca.

Vejamos as questões:

 

35. Considere algumas características dos Brics.

• 40% da população mundial, ou 2,8 bilhões de pessoas, vive no bloco.

• A área geográfica do bloco corresponde a 30% da superfície terrestre.

• A força de trabalho dos países do bloco é de 1,5 bilhão de pessoas.

• Nos países do bloco, as políticas públicas têm obtido avanços na redução da pobreza e na ampliação do acesso aos bens de consumo.

• O bloco responde por 58% da demanda mundial de petróleo e por 20% da produção mundial.

(Pragmatismo Político, disponível em: . Adaptado)

Os dados apresentados permitem afirmar que os Brics

(A) superaram a fase de países emergentes porque apresentam grande potencial econômico e financeiro que atrai investimentos internacionais de grande porte.

(B) têm forte influência geopolítica em nível mundial, pois seus membros estão entre os países que mais acolhem refugiados das áreas de conflito do Oriente Médio.

(C) são importantes atores da ordem mundial multipolar, pois a China já é uma força econômica mundial, e a Rússia permanece sendo uma força militar de destaque.

(D) devem transformar-se, até a próxima década, no bloco mais populoso, pois China, Índia e Rússia são países com elevado crescimento demográfico.

(E) representam o bloco político-econômico mais consolidado do mundo, tendo ultrapassado a União Europeia sob o aspecto demográfico e financeiro.

COMENTÁRIOS:

a) Incorreto. Países desenvolvidos tem alto padrão de desenvolvimento econômico e social, o que não é o caso do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Embora apresentem grande potencial econômico e financeiro, os Brics continuam sendo países emergentes.

b) Incorreto. Seus membros não estão entre os países que mais acolhem refugiados das áreas de conflito do Oriente Médio. Os países que mais acolhem refugiados são os que estão nas fronteiras das nações em conflito, como Turquia, Jordânia e Líbano.

c) Correto. Os Brics se tornaram importantes atores na ordem mundial multipolar. A China é a segunda maior economia do mundo e a Rússia permanece sendo uma força militar de destaque, detém o segundo maior arsenal nuclear do mundo.

d) Incorreto. Os Brics não são um bloco econômico, são um grupo. China e Rússia são países com baixas taxas de crescimento demográfico, abaixo do índice de reposição populacional. Na Índia, a taxa de fertilidade é um pouco maior, mas, também é baixa.

e) Incorreto. Os Brics não são um bloco econômico consolidado, com normas e regras como a União Europeia, Mercosul, Nafta, etc. São apenas um grupo, podemos dizer, “informal”. Além disso, os Brics não ultrapassaram a União Europeia sob o aspecto financeiro, assim como não ultrapassaram o Nafta, o bloco econômico com a maior economia do mundo.

Gabarito: C

 

36. De acordo com a ONU, o problema ambiental já afeta 3,6 bilhões de hectares, somando 25% da massa terrestre, e ameaça a subsistência de mais de um bilhão de pessoas em cerca de 110 países. Na região subsaariana da África, por exemplo, de 20% a 50% das terras já apresentam esse problema, prejudicando mais de 200 milhões de pessoas. A situação também é grave na Ásia e na América Latina, somando mais de 516 milhões de hectares, na Austrália, no Oriente Médio e no oeste dos Estados Unidos. Em todo o mundo, a extensão territorial onde ocorre o problema aumentou mais de 50% durante o século 20.
(Planeta, disponível em: . Adaptado)

O texto descreve fatos relacionados

(A) à desertificação.

(B) ao desmatamento.

(C) à elevação do nível dos oceanos.

(D) à contaminação dos lençóis freáticos.

(E) à atuação do El Niño.

COMENTÁRIOS:

Todos os problemas apontados como resposta da questão são de abrangência global (com exceção do El Niño, que atinge regiões específicas), tornando difícil a delimitação de suas áreas de ocorrência. Apesar disso, o enunciado aborda um ponto importante para a facilitar a resolução do problema: a sua ocorrência na África subsaariana. Com isso, podemos ir por eliminação. A África subsaariana é uma região de muita miséria, subdesenvolvida, com baixos níveis de industrialização e urbanização. A contaminação dos lençóis freáticos ocorre em áreas mais urbanizadas, onde a falta de planejamento quanto ao destino dos resíduos domésticos e industriais, geralmente depositados em lixões ou nos corpos hídricos acaba por contaminar os lençóis freáticos. Portanto, não corresponde a um grave problema na África subsaariana. A elevação dos níveis dos oceanos não causou até então grandes impactos, mas é apontado como um sério problema futuro. Se a temperatura global continuar aumentando, a tendência é que no futuro áreas litorâneas sejam alagadas. Quanto ao desmatamento, ele tem sido progressivamente combatido, principalmente pelos países desenvolvidos. Em 2014, mais de 30 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá e União Europeia se reuniram em Nova York para assinar um acordo que tem o objetivo de acabar com o desmatamento no mundo, a Declaração de Nova York sobre florestas. O grupo que assinou o documento prevê recuperar mais de 2,5 milhões de km² de floresta no mundo até 2030. O Brasil, no entanto, não fez parte do acordo. Resta como opção a desertificação, que é um problema ambiental que só tem aumentado em todo o mundo, principalmente na África subsaariana, devido a práticas agrícolas atrasadas, típicas de regiões subdesenvolvidas, como as queimadas. A desertificação, no entanto, também tem crescido em países desenvolvidos, devido ao uso intensivo de produtos químicos e agrotóxicos que acabam com a fertilidade do solo, impedindo o crescimento de vegetação e transformando-os em solos desérticos.

Gabarito: A

 

37. A questão está relacionada ao mapa e ao texto a seguir.

A vegetação original abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 estados. Hoje, restam menos de 10% dessa vegetação.
Vivem na área já desmatada cerca de 70% da população brasileira, com base nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios, que correspondem a 61% dos existentes no Brasil.
(goo.gl/cRhz24. Adaptado)

O mapa e o texto destacam

(A) os campos.

(B) as matas galerias.

(C) a mata de araucárias.

(D) a mata atlântica.

(E) o cerrado.

COMENTÁRIOS:

A vegetação que abrange todo o litoral brasileiro e algumas regiões interioranas é a Mata Atlântica. Essa vegetação tem sido desmatada desde a época da colonização do país, sobretudo pela exploração de madeira e pelo processo de urbanização (grande parte da população brasileira se concentra nas áreas litorâneas). Em decorrência disso, a Mata Atlântica foi muito dizimada, ocupando menos de 10% de sua área original. Agora, somente com a observação do mapa e conhecendo o mapa de distribuição espacial da vegetação, é possível responder a questão.

Gabarito: D

 

38. Observe as pirâmides etárias:

Brasil: Pirâmides Etárias – 1991 e 2010

(IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

A partir da comparação entre as pirâmides etárias de 1991 e 2010 e dos conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira, é correto concluir que, no período,

(A) a expectativa de vida da população se manteve alta.

(B) a população adulta apresentou declínio.

(C) a proporção de mulheres adultas diminuiu.

(D) as taxas de natalidade e de mortalidade apresentaram pequena variação.

(E) as taxas de fertilidade e de natalidade apresentaram redução.

COMENTÁRIOS:

Comparando as duas pirâmides, podemos notar que a base diminuiu significativamente, enquanto a porção central e o topo aumentaram. Em outras palavras, podemos dizer que diminuiu o número de crianças, aumentou o número de adultos e idosos. O menor número de crianças na população é uma consequência da diminuição das taxas de fertilidade e natalidade no país.

Gabarito: E

 

Sucesso no concurso!

Um grande abraço,

Prof. Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • As taxas de natalidade e de mortalidade também sofreram variação? A perspectiva da faixa idosa não aumentou? fiquei com duvida nessa questão.
    wescley andrade monteiro de souza em 08/02/17 às 09:43
    • Olá Wescley, sim. As taxas de fertilidade e de natalidade sofreram variação, diminuíram. O percentual e o número de idosos em relação ao total da população brasileira aumentou.
      Leandro Signori em 09/02/17 às 22:52