Artigo

Comentários a prova de Geografia do IBGE – possibilidades de recursos

Olá meus queridos alunos,

Para quem estudou adequadamente pelo nosso curso e acompanhou o Fórum de Dúvidas, a prova não foi difícil. Foram 20 questões e vários alunos já estão me dando retorno de que acertaram mais de 80% das questões de Geografia. Parabéns! Excelentes resultados!

Muitas questões de análise de mapas e gráficos. Algumas para serem respondidas somente a partir da análise de gráficos e mapas. Lembro que no curso chamei a atenção para prestarem atenção nos mapas, terem visão espacial do Brasil e aprenderem a ler gráficos e mapas. Memorizarem mapas.

Durante o dia, recebi várias mensagens e posts no Fórum de Dúvidas do curso sobre possibilidades de recursos e dúvidas. Mas, praticamente se resumiram a três questões. Assim, comento-as logo a seguir. Em duas, cabe recurso.

Para comentar as questões, utilizei o gabarito e prova 1:

26) O Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002 apresenta uma classificação de cidades no Brasil, tais como: centros regionais, metrópoles regionais, metrópoles nacionais e metrópoles globais.
Sendo assim, com base nesse Atlas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são cidades classificadas, respectivamente, como:
(A) metrópole global e metrópole regional
(B) metrópole nacional e metrópole regional
(C) metrópole global e metrópole nacional
(D) metrópole nacional e centro regional
(E) metrópole global e centro regional

COMENTÁRIOS:

Gabarito da Cesgranrio: (A) metrópole global e metrópole regional. Esta é daquelas questões que prejudicam a nobilíssima instituição do concurso público. A questão utiliza como fonte o Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002, uma publicação defasada, de 14 anos atrás. Para vocês terem uma ideia, o Atlas Geográfico Escolar está na sua 6ª edição, publicada em 2012. Está disponível na internet, poderia ter sido baixada gratuitamente pelo examinador.

Na página 160 do Atlas Geográfico Escolar de 2002, está uma hierarquia urbana das cidades brasileiras. Na legenda consta: metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional. Por essa hierarquia urbana, Rio de Janeiro é uma metrópole global e Belo Horizonte, uma metrópole nacional. Ou seja, CABE RECURSO. O gabarito correto seria a letra (C) metrópole global e metrópole nacional.

Contudo, o concurso é para o IBGE, isso mesmo do IBGE! E o examinador preguiçoso não foi até o site do IBGE ou até uma escola de ensino fundamental/médio pegar a edição mais atual do Atlas Geográfico Escolar do IBGE – 6º edição – 2012, para formular a questão. Cobrou um conteúdo cientificamente ultrapassado.

Na edição de 2012, na página 152, a classificação da hierarquia urbana segue a REGIC 2007 – Regiões de Influência das Cidades. Por ela, o Rio de Janeiro é uma metrópole nacional e Belo Horizonte uma metrópole. Pessoal, sugiro que vocês escrevam para Cesgranrio e o IBGE reclamando do examinador nesta questão. Segue o link do Atlas Geográfico Escolar – 6ª edição – 2012: http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=264669

29) Os pontos intermédios nor-nordeste e su-sudoeste localizam-se, respectivamente, entre os pontos cardeais
(A) norte e nordeste; sul e sudoeste
(B) norte e leste; sul e leste
(C) norte e sudeste; sul e sudoeste
(D) norte e leste; sul e oeste
(E) norte e oeste; sul e oeste

COMENTÁRIOS:

Gabarito da Cesgranrio: (D) norte e leste; sul e oeste. A questão cobrou conhecimentos sobre os pontos intermédios, também conhecidos como pontos subcolaterais. Entendo que extrapolou dos conteúdos relacionados no edital. Vejamos o que está escrito no edital: I – Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). Percebam que orientação está dentro de parênteses e temos – orientação: pontos cardeais. Ou seja, os dois pontos logo após a palavra “orientação” delimitam que a orientação que seria cobrada é somente os pontos cardeais. Não está escrito que a orientação cobraria a Rosa dos Ventos, nem pontos colaterais e nem pontos intermédios. A Rosa dos Ventos tem 4 pontos cardeais, 4 pontos colaterais e 8 pontos subcolaterais (intermédios). Repito, o edital só falava em pontos cardeais. Sugiro solicitar ANULAÇÃO da questão, por extrapolar dos conteúdos constantes do edital regulador do concurso.

A questão poderia perguntar sobre os pontos cardeais, mas não sobre os pontos intermédios, pois o conteúdo não constava no edital.

Por fim, lembro que na nossa videoaula de orientação, havia duas Rosas dos Ventos, onde estavam demonstrados os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

36) No Brasil, durante muito tempo, as migrações internas, do Norte para o Sul e do mundo rural para as cidades, constituíram uma tentativa de resposta individual à extrema pobreza de algumas regiões. Fator de diversificação do tecido social e de desenvolvimento de associações e ONG, essa mobilidade contribuiu para a riqueza do Sul, assim como para a expansão das favelas urbanas. A esses efeitos devem-se acrescentar, hoje, fluxos populacionais mais diversificados.
DURAND, M-F. et al. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 130. Adaptado.
Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado
(A) movimento pendular
(B) êxodo rural
(C) migração de retorno
(D) transumância
(E) transmigração

COMENTÁRIOS:

Questão fácil, é só prestar bem atenção na pergunta, que se refere a “um novo e recente fluxo populacional”. Na atual realidade brasileira, o novo e recente fluxo populacional é a migração de retorno. Internamente, o Nordeste é a região brasileira para onde os migrantes mais retornam. Com a melhoria da situação econômico-social e das oportunidades de trabalho na região, há um movimento de retorno de emigrados, principalmente do Sudeste.

Há também um significativo retorno de brasileiros que emigraram para o exterior. Nas décadas de 1980 e 1990, em que a economia ficou estagnada, milhares de brasileiros foram para outros países. As mesmas consequências da crise econômica mundial, que atraem estrangeiros para o Brasil, estimulam a volta dos brasileiros. Um dos grupos de retorno mais significativos é o de brasileiros que viviam no Japão, os dekasseguis.

O movimento pendular não é novo, nem recente no Brasil. Correto o gabarito da Cesgranrio. Letra “C”.

***********************

Galera, ficamos por aqui. Se ainda houver dúvidas em outras questões, podem perguntar no Fórum de Dúvidas ou aqui no artigo.

Mandem notícias das suas aprovações! :D

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Valeu professor, acertei 80% da prova de geografia. Como uma creio que cabe recurso irei acertar 17 das 20. Por falta de atenção não acertei 19 das 20. Muito obrigado
    Enock em 07/09/16 às 17:07
  • Olá professor, parabéns pelo material! Enviei uma pergunta sobre a questão 37 do gabarito 1 para pedir recurso mas ela ainda não foi respondida. Esta questão seria pertinente neste tipo de prova? Abraço
    Rafaela Dill em 06/09/16 às 20:07
  • Olá professor. Parabéns pelos esclarecimentos. Eu gostaria de saber sobre a questão que fala sobre a influência dos vulcões. Mto dúvida nela.
    Dani em 06/09/16 às 14:32
  • Espero ser aprovada *-*
    Karina em 06/09/16 às 14:19
  • Muito bem Professor! Vocês farão recurso para as duas primeiras ?
    Flavio em 06/09/16 às 12:00
    • Olá Flávio, No artigo trago os argumentos para a formulação do recurso. Mas quem elabora os recursos são os candidatos, não os professores. :D Procure um amigo seu, concurseiro, que já elaborou recursos e peça para ele lhe ajudar.
      Leandro Signori em 06/09/16 às 19:20
  • Olá! Gostei muito das suas aulas e me saí bem em geografia. Inclusive o senhor comentou sobre os pontos subcolaterais, mesmo não estando no edital, o que me fez acertar a questão referente a esse assunto.
    Adeline em 06/09/16 às 11:04
    • Olá Adeline, grato pelo elogio. Sucesso no concurso! Leandro
      Leandro Signori em 06/09/16 às 19:21
  • Professor, não consigo encontrar o Atlas Geográfico de 2002 (1ª Edição). Há algum link para a visualização do mesmo? Desde já agradeço.
    Jackson Pequeno em 06/09/16 às 10:02
    • Olá Jackson, vá no escritório do IBGE da sua cidade. Eles tem lá, peça para consultar. Se houver mais de uma edição de 2002, peça para ver as duas. A questão só fala em Atlas Geográfico Escolar de 2002, não diz qual a edição. Assim, se houver mais de uma edição, com informação divergente, a questão tem que ter alteração de gabarito ou ser anulada.
      Leandro Signori em 06/09/16 às 19:24
  • Caro Prof. Leandro, Primeiramente parabéns pelo curso! Fui sua aluna para este concurso e adorei o material, bem adequado, cobrindo todo o edital e muito bem revisado! Tenho certeza de que foi meu diferencial para acertar 80% da prova de geografia além de me poupar tempo para estudar as demais disciplinas! Errei justamente nestas questões acima colocadas e na questão 37. E é sobre ela que tenho dúvidas: 37. A imensidão do território brasileiro é acentuada para o viajante pelo fato de ele ter à frente, geralmente, planí- cies e planaltos, às vezes dominados por relevos tabu- lares. Essa topografia deriva da estrutura geológica do País, formada essencialmente de antigos escudos e de coberturas sedimentares ou vulcânicas. THÉRY, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 61. Adaptado. Como exemplo de cobertura vulcânica do território brasi- leiro, identifica-se o(a) (A) presença de minério de ferro no Sudeste (B) jazimento de bauxita na Amazônia paraense (C) concentração de manganês no Norte (D) jazimento de petróleo e gás na região Nordeste (E) derramamento de basalto na região Sul O gabarito de Cesgranrio é a letra E, mas não caberia recurso em relação ao conteúdo da questão? Desde já agradeço! Abraços!
    Rafaela Brittes Dill em 06/09/16 às 06:25
    • Olá Rafaela, O edital falava em relevo. Nesta questão, a banca aprofundou o nível de cobrança, ao associar a formação geológica às características do relevo. Caberia recurso, pois a pergunta está mais associada à formação geológica do que ao relevo brasileiro. Grato pelo elogio. Leandro
      Leandro Signori em 20/10/16 às 03:18
  • Eram exatamente as questões que estava me preparando para fazer o recurso. Obrigado pelas sugestões. Abraços aqui de Lajeado-RS,
    Constantinos Guimarães Giannoulakis em 06/09/16 às 05:17
    • Olá conterrâneo, sucesso no concurso! Leandro
      Leandro Signori em 06/09/16 às 19:26