Artigo

Comentários à prova de Atualidades da FUB

Comentários à prova de Atualidades da FUB

Olá queridos alunos,

Caíram cinco questões de Atualidades no concurso da FUB. Todas trataram do tema das migrações. É um tema que vem sendo bastante cobrado nas provas de Atualidades.

O assunto foi estudado nas aulas 02 e 04 do nosso curso. Além da teoria, tínhamos várias questões comentadas sobre o tema. Quem fez o nosso curso foi muito bem na prova de Atualidades.

Concordo com o gabarito do Cespe/Cebraspe. A seguir, os meus comentários das questões:

Nenhuma outra questão da agenda global é mais suscetível à manipulação dos demagogos do que a questão dos refugiados e migrantes. “Nós” contra “eles” é um unificador irresponsável e atemporal, usado ao longo da história para obscurecer nossa humanidade comum. A diferença agora é que, mais do que nunca, as pessoas estão em movimento, em uma época em que narrativas se espalham com enorme velocidade, e vemos uma crescente xenofobia — que muitas vezes irrompe em violência.

Ban Ki-Moon.  Uma resposta global aos refugiados. In: Folha de S.Paulo, 25/9/2016, p. A3 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a dimensão nos dias atuais do problema por ele tratado, julgue os itens seguintes.

46 Na atualidade, entre os fatores que impelem milhares de pessoas a abandonarem seus países de origem em busca de abrigo em outros lugares destacam-se perseguições políticas e religiosas, guerras civis, estruturas de poder opressivas e sofríveis condições materiais de sobrevivência.

COMENTÁRIOS:

O examinador foi cuidadoso, escreveu “entre os fatores”. Ou seja, além dos relacionados na questão, poderiam haver outros. As guerras, a pobreza e a repressão política e religiosa são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no estrangeiro.

Gabarito: Certo

47 Em geral, mas não exclusivamente, as correntes migratórias contemporâneas dirigem-se à Europa, vindas de áreas de conflito no Oriente Médio, como a Síria, e de várias regiões africanas marcadas por conflitos étnicos, pela violência produzida pelo fanatismo religioso e pela fome.

COMENTÁRIOS:

Em geral, mas não exclusivamente, a Europa tem sido o destino de migrantes que saem de países em conflito no Oriente Médio e de várias regiões africanas. Os migrantes fogem de conflitos armados, da perseguição política e religiosa e de situações de pobreza. Originam-se principalmente da Síria, Iraque, Afeganistão, Líbia, Nigéria e Eritreia. As principais portas de entrada são a Itália e a Grécia. Os principais destinos são a Alemanha, França, Áustria, Suécia e Inglaterra.

Gabarito: Certo

48 A União Europeia, pelo conjunto de países que a integram, adotou medidas facilitadoras para a recepção dos milhares de asiáticos e africanos que atravessam o Mediterrâneo em busca de um novo lar na Europa.

COMENTÁRIOS:

Em escalas variadas, os países europeus se mostram refratários em acolher os refugiados e migrantes, com alguns de seus líderes tendo opiniões muito críticas. Alguns países chegaram a construir muros/cercas fortificadas ao longo de parte das suas fronteiras para bloquear o fluxo de pessoas buscando asilo no norte da Europa.

Gabarito: Errado

49 A França foi pioneira na abertura das fronteiras aos milhares de refugiados que para elas acorreram, tendo servido de exemplo a países como a Alemanha, cujo governo, com o apoio da maioria da população — comprovado pelo resultado das últimas eleições realizadas no país —, tem adotado políticas de acolhimento de refugiados.

COMENTÁRIOS:

A França é um dos países que impõe restrições e dificuldades para o ingresso de refugiados que fogem de guerras e situações de perseguição política e religiosa. Inicialmente a Alemanha foi refratária ao ingresso no país de refugiados. Depois mudou de posição e tornou-se mais receptiva. A abertura das fronteiras é muito criticada por setores da sociedade alemã. Nas eleições regionais de Berlim, de setembro de 2016, o Partido de Merkel teve o pior desempenho da sua história, resultado do crescente descontentamento da população com a política imigratória do governo alemão.

Gabarito: Errado

50 A xenofobia mencionada no texto tem aparecido de forma pontual, concentrada em países que, historicamente, mostram-se avessos ao recebimento de migrantes, como, por exemplo, os Estados Unidos da América, a Argentina e o Brasil.

COMENTÁRIOS:

Em geral, a xenofobia cresce no mundo todo. Brasil e Argentina não são países historicamente avessos ao recebimento de imigrantes. São países receptivos. Nos séculos e décadas passadas, os Estados Unidos receberam milhões de migrantes, o que demonstra que não é um país historicamente avesso ao recebimento de imigrantes. Nas décadas recentes, o país tem obstaculizado o ingresso de imigrantes no seu território.

Gabarito: Errado

Galera, ficamos por aqui.

Um grande abraço,

Prof. Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada Professor. Quero comprar seu curso para redação do TRF. Grata. Sheila
    Sheila em 27/12/16 às 08:08