31. Gabarito preliminar: A (RECURSO)
Meus amigos, após análise de questão anterior da mesma banca (FGV, 2017, TRT), certamente o gabarito que será dado como oficial será a letra “A”. Entretanto, discordamos e já indicamos aqui um possível recurso, para os que dele quiserem fazer uso.
João procurou o Ministério Público e solicitou o ajuizamento da medida judicial cabível para que seu único vizinho fosse proibido de ouvir música em volume elevado, o que lhe causava grande incômodo. Poderia o MP agir nessa situação? Entendemos que sim.
Nos termos do Decreto-lei 3.688/41, artigo 42, III, recepcionado pela Constituição Federal, perturbar sossego alheio abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, constitui contravenção penal.
O artigo 17 da Lei das Contravenções Penais, a ação penal é pública, devendo a autoridade agir de ofício. Dessa forma, cabe ao Ministério Público promover a devida ação penal (artigo 129, I da Constituição Federal). Em que pese haver alguma divergência doutrinária a respeito de ser ação penal pública incondicionada (é o que consta da lei) ou condicionada à representação, temos certo que João procurou o Parquet, ou seja, fez a representação.
Notem que a questão relata apenas que o João procurou o MP para solicitar o ajuizamento de medida judicial capaz de impedir o vizinho de continuar a perturbá-lo. Há a medida judicial? Sim: a ação penal. De quem é a competência para ajuizá-la? Do Ministério Público. Assim, a letra “A”, embora possivelmente seja a resposta dada pela banca não é correta, pois afirma que o Ministério Público não poderá agir em favor de João.
Poderíamos falar ainda em crime ambiental? É possível.
A Lei 9.698, artigo 54, define como crime ambiental “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.”
O objeto jurídico do delito é a preservação do meio ambiente; os objetos materiais são o ser humano, a fauna e a flora. O sujeito ativo é qualquer pessoa e o sujeito passivo a coletividade.
Com efeito, em tese, poderia o Ministério Público agir em defesa de direito difuso: o meio ambiente. Você, então poderia dizer: “mas a questão fala de um único vizinho!” Tudo bem. Por outro lado, não fala que João morava sozinho, que não tinha animais na região, não menciona o tipo do barulho, etc. Não é o fato de o João ter apenas um vizinho suficiente para dizer que não houve ofensa ao meio ambiente. Assim, em tese, a alternativa “B” poderia ser a resposta, embora não tão cristalina.
Quanto à Maria, não há dúvida de que o caso por ela relatado (despejo de esgoto em rio) fere direito difuso, de maneira que o Ministério Público tanto poderia propor uma ação civil pública quanto a responsabilização criminal de seus agentes.
Pelo exposto, independentemente do gabarito dado pela banca, cabível o recurso. O correto é anular a questão, pois não contém as informações necessárias para análise e nem uma alternativa isenta de questionamentos.
32. B
Comentário:
Nos termos do artigo 125, § 1º, da Constituição Federal, a competência dos tribunais de justiça será definida na Constituição do Estado e não na lei.
33. B
Comentário:
Conforme artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal, a entrada na casa, sem o consentimento do morador, dentre outras hipóteses, pode ocorrer por determinação judicial, desde que seja dia. Não há limitação quanto a qual dia da semana, mas quanto a horário (dia).
34. A
Comentário:
Nos termos do artigo 37, XIII, da Constituição Federal, “é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.”
35. A
Comentário:
Nos termos do artigo 8º, V, da Constituição Federal, “ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato”. O inciso VI do mesmo artigo dispõe que “é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.”
Bons estudos!
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
O concurso da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
Foi publicada a homologação do resultado final e classificação do Processo Seletivo Simplificado do Ministério…
Editais publicados para o INPP e INSA Novos candidatos foram habilitados para correção da prova…
Novo edital solicitado com 857 vagas! Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Instituto Nacional de Estudos…