Artigo

Comentários das questões da Prova de Agente da PF

 Olá pessoal,

Saiu o gabarito das questões de Administração e seguem os comentários abaixo:

(CESPE – PF – AGENTE – 2012) Na estruturação do Departamento de Polícia Federal, composto de órgãos como as Diretorias Técnico-Científica, de Inteligência Policial, de Gestão de Pessoal e a de Administração e Logística Policial, entre outros, foi adotada a denominada departamentalização funcional.

A departamentalização funcional separa os órgãos de acordo com suas funções. Dessa forma, agruparíamos as pessoas e os recursos de acordo com a especialidade de cada área. Um exemplo seria: gerência de finanças, gerência de pessoal, gerência de logística, etc.
Os órgãos descritos na assertiva estão definidos de acordo com a função (Gestão de Pessoal, Inteligência Policial, Administração e Logística Policial, etc.). Este tipo de departamentalização é mesmo o mais comum no setor público. O gabarito é questão correta.

(CESPE – PF – AGENTE – 2012) O agente da Polícia Federal ciente de fato contrário ao interesse público deve comunicá-lo a seus superiores e exigir que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso concreto.

Essa questão foi retirada do Decreto 1.171 de 1994 , ou seja, do Código de Ética do Servidor Público Federal. De acordo com o artigo n° XIV,
“Seção II
Dos Principais Deveres do Servidor Público
XIV – São deveres fundamentais do servidor público:…
m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;”
O gabarito é questão correta, pois a banca apenas fez um “ctrl-c e ctrl-v” do Decreto.

(CESPE – PF – AGENTE – 2012) Se adotar a abordagem burocrática, o gestor, com o objetivo de definir as futuras promoções na organização, avaliará seus subordinados considerando aspectos relacionados ao mérito.

De acordo com Weber, um dos pilares do modelo burocrático deve ser a impessoalidade. Segundo ele, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
Deste modo, a utilização do mérito na avaliação dos servidores é sim um princípio ligado à burocracia. A banca buscou nessa questão pegar os candidatos desavisados que só lembram-se dos defeitos ou disfunções da burocracia. O gabarito é questão correta.

(CESPE – PF – AGENTE – 2012) A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

Questão totalmente errada. A banca fez uma confusão danada com as reformas administrativas. O DASP foi criado no governo de Getúlio Vargas (e não Juscelino Kubitscheck, que ficou conhecido pela “Administração Paralela”).
Além disso, a reforma do DASP buscou implantar o modelo burocrático, e não o modelo gerencial (ou Nova Gestão Pública). O gerencialismo, de acordo com o CESPE, só teve seu primeiro passo na reforma de 1967. O gabarito é, portanto, questão errada.

(CESPE – PF – AGENTE – 2012) A matriz SWOT consiste em ferramenta típica de planejamento operacional.

A matriz SWOT é uma ferramenta do planejamento estratégico, e não do operacional. Esta é uma “pegadinha” recorrente em concursos públicos. Essa matriz serve para que possamos fazer o diagnóstico estratégico da organização, ou seja, mapear o ambiente interno e externo. O gabarito é, assim, questão errada mesmo.

Bons estudos e sucesso!

Rodrigo Rennó
[email protected]
http://www.facebook.com/rodrigorenno99
http://twitter.com/rrenno99

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.