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Prova de Comunicação FUNPRESP 2016 toda comentada e recursos ;)

Olá, queridos concurseiros!

A prova da FUNPRESP para Analista, cargo 2 (área Comunicação), veio dentro do esperado. Se compararmos com as últimas provas do Cespe, foi uma prova até fácil… Mas claro, estamos falando do Cespe, então não foi uma prova trivial, foi preciso estudo e dedicação para ter o mínimo de aproveitamento.

Não tivemos muitas surpresas, apenas uma quantidade razoável, dentro do esperado. A linguagem e abordagem dos temas também corresponderam com a expectativa. Não encontramos muitos erros, o que não nos garante muitas possibilidades para recurso… Mas, “catucando” um pouco, conseguimos vislumbrar algumas, sim, e estão todas destacadas nos comentários.

Lembre-se de que essas são apenas as possibilidades que nós vislumbramos, você pode ter visto outras – “dificuldade de interpretação” e “dubiedade” são aspectos relativos e se você percebeu esses ou outros fatores nas demais questões: FAÇA O SEU RECURSO.

Um recurso não precisa ser um texto longo e elaborado, seja objetivo e exponha as razões para o recurso. Não se acanhe, você não tem nada a perder, na duvida recorra

A seguir, temos uma lista de TODAS AS QUESTÕES COMENTADAS, mas como sei que o prazo para recursos é curto e se essa for sua maior preocupação segue antes a relação das questões sobre as quais nós achamos ser possível elaborar um recurso para você ir direto nelas: 63, 69, 90, 91, 101, 114.

Boa sorte a todos!

 

 

  1. Na Escola de Frankfurt, pensadores propuseram uma compreensão da comunicação como processo social permanente, que deve ser estudado a partir de um modelo circular.

 COMENTÁRIOS: Os modelos que consideraram a retroação ou feedback como agende regulador da circularidade da informação são os chamados “cibernéticos”.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  1. Ferdinand de Saussure diferenciou língua (langue) de fala (parole), evidenciando que as regras de qualquer sistema linguístico se atualizam na aplicação concreta no ato da fala.

COMENTÁRIOS: Como falamos na aula, Saussure considera que o objeto da linguística deve ser o sistema constituído da língua (langue) e não a fala (parole). Para ele a parole que se realiza através da estrutura normativa da língua. A língua (langue) é um conjunto de regras que se concretiza através do ato da fala (parole).

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Espiral do silêncio é a técnica elaborada em sondagens para descobrir opiniões não captadas pelos métodos quantitativos de pesquisa.

 COMENTÁRIOS: Pesquisei em todos os livros e manuais a que tenho acesso, busquei em artigos na internet e não encontrei uma referência sequer à hipótese da “espiral do silêncio” como técnica utilizada em sondagens em qualquer método de pesquisa.

Na verdade, encontrei considerações, sugestões de que a tendência abordada por Noelle-Neumann em suas pesquisas fossem consideradas, uma vez que, através do movimento da espiral do silêncio, algumas opiniões podem não ser expostas.

Mas perceba que, a questão trata a hipótese como técnica em pesquisas de opinião, que não corresponde com os estudos sobre a hipótese.

O que encontramos no livro “Teorias da Comunicação. Conceitos, escolas e tendências”, organizado por Hohlfeldt, Martino e França (página 234) é que Noelle Neumann insiste sobre a necessidade de se conhecer as condições necessárias para o estudo empírico da opinião pública, incluindo alguns questionamentos básicos sobre a distribuição da opinião pública sobre um tema com métodos pertinentes de pesquisa representativa, o clima de opinião, considerações populares sobre a evolução de um tema controvertido e a necessidade de medir a disposição de expressar-se ou omitir-se sobre um tema.

Enfim, não encontro na literatura algo que corrobore o posto na questão.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

RECURSO: Anular a questão ou mudar o gabarito para errado.

 

  1. Para o pensamento do século XIX, o progresso da industrialização, a revolução dos transportes e do comércio e os valores de igualdade e liberdade resultaram na sociedade de massa, cujo conceito é fundamental para a compreensão da teoria hipodérmica da comunicação.

COMENTÁRIOS: Como vimos, teorias sobre os efeitos da comunicação começaram a ser consideradas (mesmo que de modo geral) no contexto histórico acarretado principalmente pelos avanços da Revolução Industrial (que acontece aproximadamente entre 1760 e 1830 – influenciando, portanto, o pensamento no século XIX).

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A abordagem empírico-experimental do final da década de 40 do século XX pode ser sintetizada pela formulação das seguintes perguntas: quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

COMENTÁRIOS: Vimos que teoria ou abordagem “empírico-experimental” é um outro nome para a Teoria da Persuasão. Vimos também que a teoria que pode ser sintetizada pela formulação das perguntas em questão é o modelo de Laswell (produto da teoria hipodérmica).

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. A indústria cultural, consequência da sociedade de mercado, caracteriza-se pela valorização do ineditismo das obras artísticas, não reconhecendo reinterpretações ou reapresentações do produto cultural.

 COMENTÁRIOS: Pelo contrário! A indústria cultural foi uma denominação forjada para caracterizar, dentre outras coisas, a produção artística da sociedade capitalista, que passa a produzir em série, em ineditismo destacável.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. Conforme o agenda-setting, o público realça ou negligencia elementos do cenário público conforme a ação dos meios de informação.

COMENTÁRIOS: Isso mesmo. Através da hipótese do agenda-setting, percebe-se que o público considera os temas tratados nos meios de comunicação para formular uma pauta, destacando sobre o que será tratado (os elementos que serão considerados – realçados ou negligenciados), mas não como.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

  1. Stakeholders são os públicos externos com os quais a empresa se relaciona, que são importantes para que a empresa seja percebida de acordo com sua essência

COMENTÁRIOS: Destacamos bastante em nossas aulas de comunicação organizacional que os stakeholders são indivíduos ou grupos que de alguma forma são partes interessadas ou intervenientes da instituição. Esses estariam dentro ou fora da organização – não sendo apenas­ os públicos externos.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. O projeto editorial consiste em uma diretriz daquilo que é essencial para uma publicação, incluindo seus objetivos e o perfil do público e, ainda, os fatores técnicos de produção e revisão.

 COMENTÁRIOS: O projeto editorial é um documento que reúne os detalhes para a elaboração de um produto editorial (seja revista, jornal, site, etc). Ele estabelece os temas a serem abordados, a linguagem a ser utilizada, enfim, é nesse projeto que estarão as informações que dizem respeito ao conteúdo a ser publicado.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Newsletters consistem na versão impressa de jornais e boletins on-line com o perfil informativo, opinativo e interpretativo, disponibilizada periodicamente.

COMENTÁRIOS: O newsletter pode ser impresso ou eletrônico, muito embora vejamos a tendência crescente de substituir a versão impressa pela digital.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Mailing — lista de contatos de interesse específico da empresa — é uma ferramenta da comunicação corporativa.

COMENTÁRIOS: O mailing-list ou simplesmente mailing é um banco de dados de potenciais consumidores para enviar campanhas promocionais, de cunho interno ou externo. Sem dúvida uma forte ferramenta para a comunicação corporativa.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. O fluxo de comunicação descendente leva as informações da base da organização para o comando hierárquico.

COMENTÁRIOS: Descendente quer dizer “que desce”, “de cima para baixo”. Diferente disso, levar a informação da base para o comando hierárquico é um movimento ascendente!

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Um acontecimento programado, que gera expectativa e necessidade de retorno institucional, inclui-se entre os instrumentos de marketing.

COMENTÁRIOS: Sinceramente, achei essa questão extremamente mal elaborada. A banca não deixa clara a que acontecimento está se referindo, dando margem para várias interpretações. Com certeza, essa é uma possibilidade para que se recorra e anulem a questão.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

RECURSO: Anular a questão.

 

  1. A interação e o feedback são características da comunicação digital e objetivos das relações públicas.

COMENTÁRIOS: Essa é uma questão bem interessante e inteligente do meu ponto de vista. Como vimos, a comunicação digital viabiliza o trânsito quase irrestrito de informações. Ela permite um maior grau de interatividade e feedback.

Do mesmo jeito, as relações públicas têm como objetivo abrir canais de interação da organização com os diferentes públicos, tanto para comunicar, quanto para dar feedback dos assuntos mais pertinentes.

Como a questão não restringiu quais seriam os conteúdos dessas interações ou feedbacks, acredito que ela esteja correta, sim.

GABARITO PRELIMINAR: CERTA

 

  1. A nota oficial pode ser utilizada pela assessoria de imprensa para esclarecer o público sobre problemas estruturais eventualmente ocorridos nos eventos.

 COMENTÁRIOS: Sim, a nota oficial é uma declaração formal da organização sobre determinado assunto.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Define-se pauta como a reunião das principais informações sobre o público, o preço e a comunicação, além dos modelos de análise que compõem o ambiente competitivo para um evento.

 COMENTÁRIOS: O documento a que a questão se refere é o briefing ou a análise SWOT. A pauta, na verdade, é uma relação dos assuntos a serem tratados.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. Denomina-se entrevista coletiva a ação de receber os profissionais de veículos de comunicação, em um mesmo dia, mas em horários diferentes, para garantir-lhes acesso amplo aos diversos processos de produção da notícia.

COMENTÁRIOS: O erro está em dizer que essa recepção de profissionais de veículos de comunicação é feita em “horários diferentes”. Na verdade, acontece apenas um evento, em um único momento, para todos.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

68.O objetivo do house organ é informar o público externo de mudanças em uma corporação.

 COMENTÁRIOS: Tradicionalmente, “house organ” é outro nome para os veículos de comunicação interna. No entanto, tem sido usado para denominar qualquer veículo de comunicação corporativa, indepentende do público. Mesmo assim, a questão está errada, já que seu único objetivo (como sugere a questão) não o de “informar o público (…) de mudanças em uma corporação”, podendo ter assuntos variados, de acordo com a necessidade.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. Clipping consiste no recorte e na gravação de reportagens, colunas, notas e artigos, para arquivamento e análise, realizados pela assessoria de imprensa após a realização e a divulgação de um evento.

 COMENTÁRIOS: Atenção! A questão nos faz concluir que o clipping serve apenas para observar a repercussão de um evento na mídia. Isso não é verdade!

Essa ferramenta, como bem tratou Maristela Mafei (em seu livro “Assessoria de Imprensa: Como se relacionar com a mídia.”, da editora Contexto, página 72 e 73), tem um papel bem mais estratégico.

O clipping tem sido usado, inclusive “para monitorar a exposição, dentro e fora do país, de determinadas empresas que podem se tornar clientes, parceiras ou concorrentes.” Para Mafei, a análise detalhada desse material é possível rever o plano de negócios e interpretar melhor as tendências do setor.

Veja que vai muito além do que calcular a repercussão de um evento. Talvez o elaborador tivesse a intenção de, na primeira parte da questão apenas descrever o clipping, que, ao fazer de maneira ampla, está correta; e na segunda parte, dizer que “também” é utilizada pela assessoria de imprensa após a realização e divulgação de um evento. No entanto, a formulação da assertiva dá margem para outras interpretações. Inclusive essa restritiva que reduz a utilização do clipping, como comentamos.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

RECURSO: Anular ou mudar o gabarito.

  

  1. Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

 COMENTÁRIOS: Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

 

  1. Press kit é um texto conciso e objetivo, em que se evita o emprego de adjetivos, construído por meio de técnicas jornalísticas para ser distribuído em coletivas e atos formais.

 COMENTÁRIOS: Com nossas aulas você viu que “press kit” é exatamente o que diz, um “kit para a imprensa”. Uma pasta ou um arquivo eletrônico que inclui os principais textos sobre o assessorado, o conjunto de informações básicas sobre sua performance, sua atividade, seu histórico, inserção no segmento, índices de desempenho (faturamento, locais em que atua, setores aos quais se dedica etc), ações de responsabilidade social e outros.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. A atividade de relações públicas busca legitimar a empresa fazendo seu público crer em seus valores, assim como no fato de que as decisões da empresa são tomadas para satisfazê-lo.

 COMENTÁRIOS: O RP deve elaborar a postura e discurso da empresa para que o público acredite que ele está em “primeiro lugar” dentro da empresa.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A identificação da realidade organizacional é uma das etapas do processo de planejamento de relações públicas.

 COMENTÁRIOS:  A base para qualquer planejamento é estabelecida a partir dos parâmetros atuais, ou seja, da identificação da realidade (de verdade) da organização.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. As declarações de missão e de visão estabelecem tanto a definição do negócio e do setor de atuação da organização quanto os planos compartilhados pelos seus membros.

 COMENTÁRIOS: Depois de analisada a situação real da empresa, parte-se para a constatação de onde se quer chegar, como ela pretender ser vista no mercado a longo-prazo. Ou seja, é preciso estabelecer a missão e a visão da organização. Essas declarações (missão e visão) norteiam desde o plano de negócios, até as mais simples estratégias de venda.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. O marketing institucional, para fomentar sua identidade e envolver diferentes públicos, busca a formação e a consolidação da imagem de uma instituição.

 COMENTÁRIOS: O principal produto de um bom marketing institucional é a formulação positiva da imagem institucional.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

  

  1. Além da satisfação do cliente, as ações de marketing visam estabelecer comunicação com o público, definir o preço certo para os produtos e distribuí-los de forma ágil e eficiente.

 COMENTÁRIOS: Para responder a questão é preciso ter em mente os 4 P’s do marketing: Preço, Praça (distribuição), Promoção (comunicação) e Produto.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Para se diferenciar da concorrência e superar as expectativas do consumidor/cliente, uma instituição deve adotar o conceito de geração de valor, que consiste em criar produtos que sejam de melhor qualidade, ainda que mais caros.

 COMENTÁRIOS: O conceito de gerar ou agregar valor é muito mais abstrato do que aquele sugerido na questão. Em termos bem básico, para gerar valor é preciso utilizar métodos comunicativos ou mercadológicos que convençam o potencial consumidor que ele só tem “benefícios” ao adquirir o produto.

Não está, necessariamente, ligado ao preço dos produtos. É uma questão de posicionamento.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A linguagem técnica e formal deve ser utilizada em instrumentos de coleta de dados quantitativos, uma vez que é a que melhor se adapta a qualquer tipo de público.

COMENTÁRIOS: O tipo de linguagem deve estar relacionado ao público de interesse da pesquisa e não ao tipo de pesquisa.

Imagine utilizar uma linguagem técnica e formal sobre um assunto científico em uma pesquisa feita para o grande público. Por outro lado, se a pesquisa se dirigir à comunidade científica daquela área, utilizar tal linguagem faz todo sentido.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. As amostragens não probabilística e representativa, utilizadas em pesquisas com grupos focais, devem ser evitadas nos casos em que o objetivo da pesquisa seja avaliar as reações de consumidores a novos produtos ou serviços.

 COMENTÁRIOS: As amostras probabilísticas acontecem quando cada membro da população pode de ser incluído na pesquisa e os pesquisadores podem calcular os limites de erros da amostragem. A amostragem probabilística é que é representativa da população.

As amostras não probabilísticas não permitem que os resultados sejam generalizados para a população em bases estatísticas (portanto, não são representativas), impedem que certas técnicas estatísticas sejam empregadas.

O melhor método depende das necessidades do projeto de pesquisa. Os grupos focais, por exemplo, (método em que o moderador estimula uma discussão livre e aberta em um grupo) são, muito usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A confirmação ou a refutação de hipóteses formuladas na etapa de definição do problema de pesquisa podem ser obtidas por meio da análise de dados quantitativos ou qualitativos de estudos descritivos.

 

COMENTÁRIOS: Isso mesmo, para começar a pesquisa, é preciso definir o problema a partir de confirmação ou refutação de hipóteses. Esse processo pode acontecer ao se analisar estudos descritivos prévios.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Se a sociedade aderir cada vez mais ao consumo consciente, poderá ocorrer alteração da dinâmica do mercado, em virtude de as organizações passarem a adotar medidas que estimulem o consumo sustentável.

 COMENTÁRIOS: As organizações se moldam pelo mercado. Se há uma mudança no mercado, as organizações tendem a absorver essas mudanças.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Uma organização deve buscar se relacionar constantemente com a comunidade para garantir que esta se mobilize contra qualquer fato de repercussão negativa que venha a envolver a organização.

 COMENTÁRIOS: Não se deve esperar que a comunidade se mobilize em favor de uma organização – isso é uma fantasia! A organização deve estar sempre em contato com a comunidade para que, no caso de um fato de repercussão negativa, ela tenha o canal aberto para se explicar e contornar a situação da forma mais transparente e rápida possível.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A responsabilidade social das organizações — uma prática voluntária — não deve ser confundida com ações impostas pelo governo ou por incentivos externos como, por exemplo, benefícios fiscais.

 COMENTÁRIOS: Exatamente, a prática de responsabilidade social deve ser uma forma de gestão da empresa e não uma forma de se beneficiar ou para apenas parecer.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

  

  1. O planejamento de comunicação organizacional desconsidera as definições de missão, visão e valores voltados à comunicação.

 COMENTÁRIOS: De jeito nenhum desconsidera! Na verdade, o planejamento de comunicação vem a defini-los, destaca-los e exautá-los.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. Deve-se evitar o detalhamento da avaliação das necessidades de comunicação durante a elaboração do planejamento de comunicação organizacional, especialmente no caso de tais necessidades serem de conhecimento prévio da organização.

 COMENTÁRIOS: A questão não faz sentido algum! É com base nesse detalhamento que o planejamento deve definir as táticas e estratégias.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

  

  1. A análise SWOT é uma das técnicas mais utilizadas para a construção de diagnósticos no planejamento de comunicação organizacional e de marketing, pois ela permite identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos ambientes internos e externos de uma organização.

COMENTÁRIOS: SWOT significa exatamente isso: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats  (ameaças). Essa é uma técnica de avaliação dos ambientes que envolvem a organização para constatação desses pontos e formulação de um diagnóstico para servir de partida

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Por meio da parceria entre as áreas de comunicação e marketing, torna-se possível uma organização administrar estrategicamente a comunicação com diversos públicos, como empregados, consumidores, imprensa, poderes públicos, investidores e fornecedores.

 COMENTÁRIOS: Sim! Essa parceria, como falamos, está dentro da lógica da Comunicação Organizacional Integrada.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

  

  1. Para a alta administração de organizações com nível de excelência em estratégia, processos e operações, o papel da comunicação restringe-se a executar as ações previstas no planejamento estratégico.

 COMENTÁRIOS: Para estar nesse nível de excelência a comunicação precisa estar preparada para recepcionar o feedback, por exemplo, o público e aplicar as devidas mudanças constatadas. É preciso uma via de mão dupla… Estar pronto para reformular a rota traçada é uma premissa básica.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Para manter um relacionamento adequado com a administração da organização, o profissional de relações públicas deve demonstrar conhecimentos relativos às teorias de gerenciamento ou de administração.

 COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Se um dos públicos que o RP deve se relacionar é o alto escalão administrativo da organização, ele precisa estar familiarizado com o vocabulário e conhecimentos pertinentes a essa área.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. O inter-relacionamento entre áreas de recursos humanos e relações públicas em uma organização potencializa a comunicação interna desta e fortalece seu planejamento estratégico.

 COMENTÁRIOS: Não existe dúvida de que esse é o maior benefício desse inter-relacionamento.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A principal função do profissional de relações públicas na área de recursos humanos consiste em preparar informativos, boletins e outros tipos de comunicação interna.

 COMENTÁRIOS: Embora essa função possa ser agregada pelo RP em algumas instituições menores, de modo algum podemos dizer que essa é a principal função do profissional.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Conversas informais e reuniões grupais são os instrumentos de comunicação interna mais adequados para que a alta gestão transmita mensagens corporativas a seus colaboradores.

COMENTÁRIOS: As mensagens corporativas da alta gestão a seus colaboradores, na maioria das vezes, precisam transmitir a autoridade para o cumprimento de regras, por exemplo. Sendo assim, precisam ocorrer por meio de canais mais formasis.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

93.Os instrumentos de comunicação interna podem ser formais, como relatórios administrativos, memorandos, manuais de políticas e procedimentos, ou informais, como conversas com colegas e reuniões informais com o superior.

 COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Esses são alguns exemplos de comunicação interna formal e informal.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. O buzz marketing é utilizado como um press release virtual para disseminar informações em jornais e revistas disponíveis na Internet.

 COMENTÁRIOS: O buzz marketing é uma forma de viralizar mensagens já prontas no ambiente virtual. Algumas revistas ou jornais podem utilizar essas mensagens em suas pautas, no entanto, não podemos dizer que o buzz marketing é uma sugestão de pauta encaminhada ao veículo (definição de press release).

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. O marketing viral é uma estratégia que visa promover vendas diretas pela Internet.

 COMENTÁRIOS: O marketing viral visa a disseminação rápida e indiscriminada de uma mensagem, pode ser mercadológica ou institucional… mas não exclusivamente para promover vendas pela internet.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Na decisão sobre os meios de comunicação interna a serem utilizados por uma organização, o conteúdo da mensagem, a forma como ela será entregue e seu público-alvo devem ser considerados.

 COMENTÁRIOS: Sempre! Não só na comunicação interna, todos esses aspectos devem ser considerados. Como a questão não diz “só” a comunicação interna, ela permanece correta.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A premissa de que todos os cidadãos têm direito de acesso à mesma informação garante que todas as informações, simples ou complexas, sejam divulgadas por meios de comunicação massiva.

 COMENTÁRIOS: O erro está em dizer que a informação seja divulgada em meios de comunicação massiva. Quando, na realidade, o cidadão ganha o direito de solicitar essas informações por vias diretas e individuais.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A comunicação pública é um processo comunicativo que se estabelece entre o Estado, o governo e a sociedade, com o objetivo de promover a construção da cidadania.

 COMENTÁRIOS: Essa é uma forma simples, porém correta, de descrever a comunicação pública.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

  

  1. Cabe à comunicação pública informar o público a respeito da prestação de serviços das instituições públicas, sem que isso as torne conhecidas.

 COMENTÁRIOS: Seria até difícil executar tal feito! Imagine divulgar os serviços prestados pelas instituições públicas, sem que os cidadãos tomem conhecimento da existência de tais instituições! O conhecimento sobre as instituições também conteúdo para a comunicação pública.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADA

 

  1. Uma instituição, ao utilizar a comunicação pública em ações voltadas ao interesse público, deve buscar conhecer as características, expectativas e necessidades dos cidadãos, bem como planejar e definir os instrumentos adequados para executar tais ações.

 COMENTÁRIOS: Mais uma vez: sempre! Para formular qualquer mensagem, em qualquer esfera da comunicação (inclusive a pública) é preciso conhecer o público (no caso da comunicação pública, o cidadão) para buscar as melhores formas de alcança-lo.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A comunicação governamental, como uma comunicação pública, torna-se um instrumento de construção da agenda pública ao atuar na prestação de contas e estimular o engajamento político da população e o reconhecimento das ações desenvolvidas nos campos político, econômico e social, promovendo, portanto, o debate público.

 COMENTÁRIOS: A questão dá a entender que a comunicação governamental é um tipo de comunicação pública. No entanto, não vejo respaldo na literatura para fazer tal afirmação. Elas de fato se relacionam, mas são diferentes em sua essência.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

RECURSO: Mudar o gabarito ou anular a questão.

 

  1. Visibilidade e identidade devem ser conciliadas dentro de uma organização, já que a primeira se refere ao conjunto de manifestações que tornam essa organização perceptível ao seu público, e a segunda, à personalidade da organização, identificável em seus produtos, em sua cultura organizacional e em sua história.

 COMENTÁRIOS: “Visibilidade” não é um conceito muito abordado pelos estudiosos, acredito que pela clareza do termo. A visibilidade de qualquer coisa consiste na amplitude de fatores e formas que tornam a coisa perceptível.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Durante um momento de crise, uma organização deve evitar grande visibilidade e aguardar seu restabelecimento para dar continuidade às ações criativas, a fim de resguardar sua imagem e sua identidade.

 COMENTÁRIOS: A melhor forma de agir em um momento de crise é rápido (tão logo se formule uma solução ou resposta) e clareza. Parte-se do princípio que o cidadão ou consumidor merece ter total conhecimento dos fatos. Ignorar esse apelo ou retirar-se num momento como esse pode ser extremamente nocivo para a imagem da organização.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Com base no princípio da transparência, uma empresa deve, ao disponibilizar suas informações, exibir desempenho, fazer análises da conjuntura e responder às demandas ambientais relativas a sua situação, de forma que não haja nenhum prejuízo às informações estratégicas.

 COMENTÁRIOS: Isso mesmo, transparência e responsabilidade social caminham juntas para a construção de uma imagem positiva perante o público.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A imagem institucional é uma representação da percepção e do imaginário do público em relação à instituição.

 COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Ao contrário da identidade (que é como a instituição DESEJA ser notada), a imagem é como o público REALMENTE PERCEBE a instituição.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Em abertura de solenidade da qual participem personalidades ligadas a algum nível do governo, incluindo-se o presidente da República, a precedência dos discursos ocorre em ordem direta, a começar pelo anfitrião, seguindo-se os demais.

 COMENTÁRIOS: Em se tratando da ordem dos oradores, o anfitrião é sempre o último a proferir a palavra.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. O Hino Nacional pode ser executado ou na abertura da cerimônia, antes de as autoridades ocuparem seus respectivos lugares, ou, em alguns casos, no encerramento do evento.

 COMENTÁRIOS: O hino nacional só tem início depois de composta a mesa de autoridades, não antes.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A sinalização placement, utilizada em banquetes altamente formais, indica o nome da pessoa a quem determinado lugar está reservado.

 COMENTÁRIOS: Em casos de jantares muito formais, a posição dos convidados é preestabelecida e identificada a partir da sinalização, conhecida como placement.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Cerimonial é um conjunto de normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em determinado momento histórico, enquanto protocolo se refere à aplicação prática do cerimonial.

COMENTÁRIOS: Cerimonial é o conjunto de procedimentos ou formalidades de eventos oficiais ou particulares de caráter mais solene e formal. Protocolo pode ser conceituado como regras de conduta ou diretrizes que orientam os participantes de um evento para determinadas ações e conduta em cerimônias públicas ou privadas de nível elevado.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A programação de um evento consiste em informar e instruir seus organizadores a respeito dos aspectos mais relevantes do evento.

 COMENTÁRIOS: Não existe essa fase de “programação”, propriamente dita

GABARITO PRELIMINAR: ERRADA

 

  1. Embora os eventos corporativos disponham de prazo estendido para serem organizados, os recursos financeiros a eles destinados são escassos, pois não provêm de patrocinadores.

COMENTÁRIOS: Na maioria das vezes, os eventos são formulados a partir de patrocínio, que agrega valor ao evento e ao patrocinador.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. Algumas das principais características dos eventos associativos são a participação voluntária de seus delegados e a arrecadação de recursos mediante cotas de patrocínio.

 COMENTÁRIOS: Isso mesmo! A questão descreve corretamente como acontecem os eventos associativos em que a participação é voluntária dos delegados e o recurso “doado” é feito por meio de cotas de patrocínio.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. O cronograma de execução de um evento contém a descrição detalhada das atividades do evento, a indicação dos responsáveis pela execução e a data estimada de início e término de cada tarefa.

COMENTÁRIOS: Como vimos na aula: “Na fase em que se estabelece um cronograma, é passada a descrição detalhada e estruturada das atividades do evento, indicação dos responsáveis pela execução e a data estimada de início e término de cada tarefa.”

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A forma de tratamento Vossa Excelência é adequada para figurar em convite de solenidade destinado a procurador-geral da República, embaixadores, juízes e governadores.

 COMENTÁRIOS: De acordo com o manual da Casa Civil, em envelopes de convites para essas autoridades é “Excelentíssimo Senhor”. No entanto, a formulação da questão não deixa claro se se trata de envelope ou não.

Com certeza uma possibilidade de recurso por não permitir uma interpretação clara da questão.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADA

RECURSO: Anular a questão.

  

  1. O fórum é um tipo de evento que conta com a participação de um grupo selecionado e reduzido de pessoas e tem a finalidade de promover uma discussão informal por intermédio de palestrante, debatedores ou diversos expositores acerca de um problema ou tema pré-selecionado.

 

COMENTÁRIOS: O fórum é um evento menos técnico e visa levantar um problema de interesse geral em que se inclua a participação da coletividade.

Esse encontro é caracterizado pelo debate livre e discussões e, por isso, torna-se necessária a presença de um coordenador, durante a apresentação das exposições, para organizar a ordem de perguntas da plateia.

No final, colhem-se as opiniões e apresenta-se conclusão que reflita a opinião da maioria. O objetivo dos organizadores é conseguir a efetiva participação da plateia, que deve ser numerosa para melhor representar as preocupações, interesses e anseios da coletividade.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A mesa-redonda é um tipo de evento sem a participação da plateia com perguntas, no qual dois oradores, intermediados por um moderador, debatem sobre um assunto de interesse público.

 COMENTÁRIOS: A mesa redonda trás, sentados em semicírculo, quatro a oito autoridades no assunto debatem sobre um tema polêmico, controvertido ou de interesse da sociedade, após terem feito uma apresentação inicial.

O moderador coordena o tempo de apresentação de cada integrante da mesa e o tempo de resposta. No final, o moderador designa tempo para perguntas da plateia, que poderão ser encaminhadas por escrito para o moderador.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. A conferência é um evento formal no qual um especialista em determinado assunto apresenta um tema informativo para um grande número de pessoas.

 COMENTÁRIOS: Comum em solenidades de abertura de encontros, a conferência nada mais é do que a exposição de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, autoridade no tema.

Quando a conferência ocorre durante a solenidade de abertura de encontros, não se abre espaço para as perguntas da plateia, por causa da restrição de tempo.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. A jornada consiste em uma exibição pública de produção artística, industrial, técnica ou científica, que pode ou não ter o propósito de venda dos produtos apresentados.

COMENTÁRIOS: As jornadas são encontros de grupos profissionais, de âmbito regional, para discutir periodicamente assuntos de interesse do grupo. Promovidas por entidades de classe, as jornadas têm duração de vários dias. Suas conclusões podem servir de diretriz para a classe. Nada de vender produtos!

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

 

  1. O congresso é um evento solene de grande porte, com alto número de participantes, promovido por associações ou entidades de classe em âmbito regional, nacional ou internacional.

 COMENTÁRIOS: Como vimos, É um encontro solene, geralmente, de grande porte. Pode ter caráter regional, nacional ou internacional. Seu objetivo é a apresentação e debate de assuntos específicos de determinada categoria ou ramo profissional, técnico, cultural, artístico, político, histórico etc.

O fator de maior relevância de um congresso é a difusão de novas teorias e conceitos atualizados para promover a integração dos participantes em torno das matérias abordadas.

A programação do congresso pode distribuir as atividades do evento em mesas-redondas, reuniões, palestras, workshops. No decorrer dos congressos, é tradicional a realização de intensa programação complementar constante de atividades sociais, gastronômicas, passeios e comemorações.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

 

  1. Workshop é um evento em que se debatem casos práticos apresentados pelos participantes com o objetivo de solucioná-los mediante o auxílio de técnicos ou especialistas.

 COMENTÁRIOS: Também chamado de oficina ou laboratório, os workshops pretendem debater e obter soluções para casos práticos apresentados por participantes do evento, com o auxílio de especialistas ou técnicos.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

Paolla Marletti

Ver comentários

  • Olá Paola,
    Considero a assertiva "As declarações de missão e de visão estabelecem tanto a definição do negócio e do setor de atuação da organização quanto os planos compartilhados pelos seus membros" errada, pois da maneira em que foi escrita faz-se a missão e a visão referem-se ao setor, o que não é verdade. Eu recorri alegando que estas são diretrizes estratégicas da companhia. Seria o mesm que dizer que a Petrobrás estabelece o próprio segmento de óleo e gás no Brasil. O que acha?

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