Olá, queridos concurseiros!
A prova da FUNPRESP para Analista, cargo 2 (área Comunicação), veio dentro do esperado. Se compararmos com as últimas provas do Cespe, foi uma prova até fácil… Mas claro, estamos falando do Cespe, então não foi uma prova trivial, foi preciso estudo e dedicação para ter o mínimo de aproveitamento.
Não tivemos muitas surpresas, apenas uma quantidade razoável, dentro do esperado. A linguagem e abordagem dos temas também corresponderam com a expectativa. Não encontramos muitos erros, o que não nos garante muitas possibilidades para recurso… Mas, “catucando” um pouco, conseguimos vislumbrar algumas, sim, e estão todas destacadas nos comentários.
Lembre-se de que essas são apenas as possibilidades que nós vislumbramos, você pode ter visto outras – “dificuldade de interpretação” e “dubiedade” são aspectos relativos e se você percebeu esses ou outros fatores nas demais questões: FAÇA O SEU RECURSO.
Um recurso não precisa ser um texto longo e elaborado, seja objetivo e exponha as razões para o recurso. Não se acanhe, você não tem nada a perder, na duvida recorra
A seguir, temos uma lista de TODAS AS QUESTÕES COMENTADAS, mas como sei que o prazo para recursos é curto e se essa for sua maior preocupação segue antes a relação das questões sobre as quais nós achamos ser possível elaborar um recurso para você ir direto nelas: 63, 69, 90, 91, 101, 114.
Boa sorte a todos!
COMENTÁRIOS: Os modelos que consideraram a retroação ou feedback como agende regulador da circularidade da informação são os chamados “cibernéticos”.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Como falamos na aula, Saussure considera que o objeto da linguística deve ser o sistema constituído da língua (langue) e não a fala (parole). Para ele a parole que se realiza através da estrutura normativa da língua. A língua (langue) é um conjunto de regras que se concretiza através do ato da fala (parole).
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Pesquisei em todos os livros e manuais a que tenho acesso, busquei em artigos na internet e não encontrei uma referência sequer à hipótese da “espiral do silêncio” como técnica utilizada em sondagens em qualquer método de pesquisa.
Na verdade, encontrei considerações, sugestões de que a tendência abordada por Noelle-Neumann em suas pesquisas fossem consideradas, uma vez que, através do movimento da espiral do silêncio, algumas opiniões podem não ser expostas.
Mas perceba que, a questão trata a hipótese como técnica em pesquisas de opinião, que não corresponde com os estudos sobre a hipótese.
O que encontramos no livro “Teorias da Comunicação. Conceitos, escolas e tendências”, organizado por Hohlfeldt, Martino e França (página 234) é que Noelle Neumann insiste sobre a necessidade de se conhecer as condições necessárias para o estudo empírico da opinião pública, incluindo alguns questionamentos básicos sobre a distribuição da opinião pública sobre um tema com métodos pertinentes de pesquisa representativa, o clima de opinião, considerações populares sobre a evolução de um tema controvertido e a necessidade de medir a disposição de expressar-se ou omitir-se sobre um tema.
Enfim, não encontro na literatura algo que corrobore o posto na questão.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
RECURSO: Anular a questão ou mudar o gabarito para errado.
COMENTÁRIOS: Como vimos, teorias sobre os efeitos da comunicação começaram a ser consideradas (mesmo que de modo geral) no contexto histórico acarretado principalmente pelos avanços da Revolução Industrial (que acontece aproximadamente entre 1760 e 1830 – influenciando, portanto, o pensamento no século XIX).
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Vimos que teoria ou abordagem “empírico-experimental” é um outro nome para a Teoria da Persuasão. Vimos também que a teoria que pode ser sintetizada pela formulação das perguntas em questão é o modelo de Laswell (produto da teoria hipodérmica).
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Pelo contrário! A indústria cultural foi uma denominação forjada para caracterizar, dentre outras coisas, a produção artística da sociedade capitalista, que passa a produzir em série, em ineditismo destacável.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo. Através da hipótese do agenda-setting, percebe-se que o público considera os temas tratados nos meios de comunicação para formular uma pauta, destacando sobre o que será tratado (os elementos que serão considerados – realçados ou negligenciados), mas não como.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Destacamos bastante em nossas aulas de comunicação organizacional que os stakeholders são indivíduos ou grupos que de alguma forma são partes interessadas ou intervenientes da instituição. Esses estariam dentro ou fora da organização – não sendo apenas os públicos externos.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O projeto editorial é um documento que reúne os detalhes para a elaboração de um produto editorial (seja revista, jornal, site, etc). Ele estabelece os temas a serem abordados, a linguagem a ser utilizada, enfim, é nesse projeto que estarão as informações que dizem respeito ao conteúdo a ser publicado.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O newsletter pode ser impresso ou eletrônico, muito embora vejamos a tendência crescente de substituir a versão impressa pela digital.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O mailing-list ou simplesmente mailing é um banco de dados de potenciais consumidores para enviar campanhas promocionais, de cunho interno ou externo. Sem dúvida uma forte ferramenta para a comunicação corporativa.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Descendente quer dizer “que desce”, “de cima para baixo”. Diferente disso, levar a informação da base para o comando hierárquico é um movimento ascendente!
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Sinceramente, achei essa questão extremamente mal elaborada. A banca não deixa clara a que acontecimento está se referindo, dando margem para várias interpretações. Com certeza, essa é uma possibilidade para que se recorra e anulem a questão.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
RECURSO: Anular a questão.
COMENTÁRIOS: Essa é uma questão bem interessante e inteligente do meu ponto de vista. Como vimos, a comunicação digital viabiliza o trânsito quase irrestrito de informações. Ela permite um maior grau de interatividade e feedback.
Do mesmo jeito, as relações públicas têm como objetivo abrir canais de interação da organização com os diferentes públicos, tanto para comunicar, quanto para dar feedback dos assuntos mais pertinentes.
Como a questão não restringiu quais seriam os conteúdos dessas interações ou feedbacks, acredito que ela esteja correta, sim.
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIOS: Sim, a nota oficial é uma declaração formal da organização sobre determinado assunto.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O documento a que a questão se refere é o briefing ou a análise SWOT. A pauta, na verdade, é uma relação dos assuntos a serem tratados.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O erro está em dizer que essa recepção de profissionais de veículos de comunicação é feita em “horários diferentes”. Na verdade, acontece apenas um evento, em um único momento, para todos.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
68.O objetivo do house organ é informar o público externo de mudanças em uma corporação.
COMENTÁRIOS: Tradicionalmente, “house organ” é outro nome para os veículos de comunicação interna. No entanto, tem sido usado para denominar qualquer veículo de comunicação corporativa, indepentende do público. Mesmo assim, a questão está errada, já que seu único objetivo (como sugere a questão) não o de “informar o público (…) de mudanças em uma corporação”, podendo ter assuntos variados, de acordo com a necessidade.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Atenção! A questão nos faz concluir que o clipping serve apenas para observar a repercussão de um evento na mídia. Isso não é verdade!
Essa ferramenta, como bem tratou Maristela Mafei (em seu livro “Assessoria de Imprensa: Como se relacionar com a mídia.”, da editora Contexto, página 72 e 73), tem um papel bem mais estratégico.
O clipping tem sido usado, inclusive “para monitorar a exposição, dentro e fora do país, de determinadas empresas que podem se tornar clientes, parceiras ou concorrentes.” Para Mafei, a análise detalhada desse material é possível rever o plano de negócios e interpretar melhor as tendências do setor.
Veja que vai muito além do que calcular a repercussão de um evento. Talvez o elaborador tivesse a intenção de, na primeira parte da questão apenas descrever o clipping, que, ao fazer de maneira ampla, está correta; e na segunda parte, dizer que “também” é utilizada pela assessoria de imprensa após a realização e divulgação de um evento. No entanto, a formulação da assertiva dá margem para outras interpretações. Inclusive essa restritiva que reduz a utilização do clipping, como comentamos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
RECURSO: Anular ou mudar o gabarito.
COMENTÁRIOS: Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Com nossas aulas você viu que “press kit” é exatamente o que diz, um “kit para a imprensa”. Uma pasta ou um arquivo eletrônico que inclui os principais textos sobre o assessorado, o conjunto de informações básicas sobre sua performance, sua atividade, seu histórico, inserção no segmento, índices de desempenho (faturamento, locais em que atua, setores aos quais se dedica etc), ações de responsabilidade social e outros.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O RP deve elaborar a postura e discurso da empresa para que o público acredite que ele está em “primeiro lugar” dentro da empresa.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: A base para qualquer planejamento é estabelecida a partir dos parâmetros atuais, ou seja, da identificação da realidade (de verdade) da organização.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Depois de analisada a situação real da empresa, parte-se para a constatação de onde se quer chegar, como ela pretender ser vista no mercado a longo-prazo. Ou seja, é preciso estabelecer a missão e a visão da organização. Essas declarações (missão e visão) norteiam desde o plano de negócios, até as mais simples estratégias de venda.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O principal produto de um bom marketing institucional é a formulação positiva da imagem institucional.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Para responder a questão é preciso ter em mente os 4 P’s do marketing: Preço, Praça (distribuição), Promoção (comunicação) e Produto.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O conceito de gerar ou agregar valor é muito mais abstrato do que aquele sugerido na questão. Em termos bem básico, para gerar valor é preciso utilizar métodos comunicativos ou mercadológicos que convençam o potencial consumidor que ele só tem “benefícios” ao adquirir o produto.
Não está, necessariamente, ligado ao preço dos produtos. É uma questão de posicionamento.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O tipo de linguagem deve estar relacionado ao público de interesse da pesquisa e não ao tipo de pesquisa.
Imagine utilizar uma linguagem técnica e formal sobre um assunto científico em uma pesquisa feita para o grande público. Por outro lado, se a pesquisa se dirigir à comunidade científica daquela área, utilizar tal linguagem faz todo sentido.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: As amostras probabilísticas acontecem quando cada membro da população pode de ser incluído na pesquisa e os pesquisadores podem calcular os limites de erros da amostragem. A amostragem probabilística é que é representativa da população.
As amostras não probabilísticas não permitem que os resultados sejam generalizados para a população em bases estatísticas (portanto, não são representativas), impedem que certas técnicas estatísticas sejam empregadas.
O melhor método depende das necessidades do projeto de pesquisa. Os grupos focais, por exemplo, (método em que o moderador estimula uma discussão livre e aberta em um grupo) são, muito usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo, para começar a pesquisa, é preciso definir o problema a partir de confirmação ou refutação de hipóteses. Esse processo pode acontecer ao se analisar estudos descritivos prévios.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: As organizações se moldam pelo mercado. Se há uma mudança no mercado, as organizações tendem a absorver essas mudanças.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Não se deve esperar que a comunidade se mobilize em favor de uma organização – isso é uma fantasia! A organização deve estar sempre em contato com a comunidade para que, no caso de um fato de repercussão negativa, ela tenha o canal aberto para se explicar e contornar a situação da forma mais transparente e rápida possível.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Exatamente, a prática de responsabilidade social deve ser uma forma de gestão da empresa e não uma forma de se beneficiar ou para apenas parecer.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: De jeito nenhum desconsidera! Na verdade, o planejamento de comunicação vem a defini-los, destaca-los e exautá-los.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A questão não faz sentido algum! É com base nesse detalhamento que o planejamento deve definir as táticas e estratégias.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: SWOT significa exatamente isso: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Essa é uma técnica de avaliação dos ambientes que envolvem a organização para constatação desses pontos e formulação de um diagnóstico para servir de partida
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Sim! Essa parceria, como falamos, está dentro da lógica da Comunicação Organizacional Integrada.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Para estar nesse nível de excelência a comunicação precisa estar preparada para recepcionar o feedback, por exemplo, o público e aplicar as devidas mudanças constatadas. É preciso uma via de mão dupla… Estar pronto para reformular a rota traçada é uma premissa básica.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Se um dos públicos que o RP deve se relacionar é o alto escalão administrativo da organização, ele precisa estar familiarizado com o vocabulário e conhecimentos pertinentes a essa área.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Não existe dúvida de que esse é o maior benefício desse inter-relacionamento.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Embora essa função possa ser agregada pelo RP em algumas instituições menores, de modo algum podemos dizer que essa é a principal função do profissional.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: As mensagens corporativas da alta gestão a seus colaboradores, na maioria das vezes, precisam transmitir a autoridade para o cumprimento de regras, por exemplo. Sendo assim, precisam ocorrer por meio de canais mais formasis.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
93.Os instrumentos de comunicação interna podem ser formais, como relatórios administrativos, memorandos, manuais de políticas e procedimentos, ou informais, como conversas com colegas e reuniões informais com o superior.
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Esses são alguns exemplos de comunicação interna formal e informal.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O buzz marketing é uma forma de viralizar mensagens já prontas no ambiente virtual. Algumas revistas ou jornais podem utilizar essas mensagens em suas pautas, no entanto, não podemos dizer que o buzz marketing é uma sugestão de pauta encaminhada ao veículo (definição de press release).
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O marketing viral visa a disseminação rápida e indiscriminada de uma mensagem, pode ser mercadológica ou institucional… mas não exclusivamente para promover vendas pela internet.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Sempre! Não só na comunicação interna, todos esses aspectos devem ser considerados. Como a questão não diz “só” a comunicação interna, ela permanece correta.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O erro está em dizer que a informação seja divulgada em meios de comunicação massiva. Quando, na realidade, o cidadão ganha o direito de solicitar essas informações por vias diretas e individuais.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Essa é uma forma simples, porém correta, de descrever a comunicação pública.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Seria até difícil executar tal feito! Imagine divulgar os serviços prestados pelas instituições públicas, sem que os cidadãos tomem conhecimento da existência de tais instituições! O conhecimento sobre as instituições também conteúdo para a comunicação pública.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIOS: Mais uma vez: sempre! Para formular qualquer mensagem, em qualquer esfera da comunicação (inclusive a pública) é preciso conhecer o público (no caso da comunicação pública, o cidadão) para buscar as melhores formas de alcança-lo.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: A questão dá a entender que a comunicação governamental é um tipo de comunicação pública. No entanto, não vejo respaldo na literatura para fazer tal afirmação. Elas de fato se relacionam, mas são diferentes em sua essência.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
RECURSO: Mudar o gabarito ou anular a questão.
COMENTÁRIOS: “Visibilidade” não é um conceito muito abordado pelos estudiosos, acredito que pela clareza do termo. A visibilidade de qualquer coisa consiste na amplitude de fatores e formas que tornam a coisa perceptível.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: A melhor forma de agir em um momento de crise é rápido (tão logo se formule uma solução ou resposta) e clareza. Parte-se do princípio que o cidadão ou consumidor merece ter total conhecimento dos fatos. Ignorar esse apelo ou retirar-se num momento como esse pode ser extremamente nocivo para a imagem da organização.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo, transparência e responsabilidade social caminham juntas para a construção de uma imagem positiva perante o público.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Ao contrário da identidade (que é como a instituição DESEJA ser notada), a imagem é como o público REALMENTE PERCEBE a instituição.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Em se tratando da ordem dos oradores, o anfitrião é sempre o último a proferir a palavra.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O hino nacional só tem início depois de composta a mesa de autoridades, não antes.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Em casos de jantares muito formais, a posição dos convidados é preestabelecida e identificada a partir da sinalização, conhecida como placement.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Cerimonial é o conjunto de procedimentos ou formalidades de eventos oficiais ou particulares de caráter mais solene e formal. Protocolo pode ser conceituado como regras de conduta ou diretrizes que orientam os participantes de um evento para determinadas ações e conduta em cerimônias públicas ou privadas de nível elevado.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Não existe essa fase de “programação”, propriamente dita
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIOS: Na maioria das vezes, os eventos são formulados a partir de patrocínio, que agrega valor ao evento e ao patrocinador.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! A questão descreve corretamente como acontecem os eventos associativos em que a participação é voluntária dos delegados e o recurso “doado” é feito por meio de cotas de patrocínio.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Como vimos na aula: “Na fase em que se estabelece um cronograma, é passada a descrição detalhada e estruturada das atividades do evento, indicação dos responsáveis pela execução e a data estimada de início e término de cada tarefa.”
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: De acordo com o manual da Casa Civil, em envelopes de convites para essas autoridades é “Excelentíssimo Senhor”. No entanto, a formulação da questão não deixa claro se se trata de envelope ou não.
Com certeza uma possibilidade de recurso por não permitir uma interpretação clara da questão.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
RECURSO: Anular a questão.
COMENTÁRIOS: O fórum é um evento menos técnico e visa levantar um problema de interesse geral em que se inclua a participação da coletividade.
Esse encontro é caracterizado pelo debate livre e discussões e, por isso, torna-se necessária a presença de um coordenador, durante a apresentação das exposições, para organizar a ordem de perguntas da plateia.
No final, colhem-se as opiniões e apresenta-se conclusão que reflita a opinião da maioria. O objetivo dos organizadores é conseguir a efetiva participação da plateia, que deve ser numerosa para melhor representar as preocupações, interesses e anseios da coletividade.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A mesa redonda trás, sentados em semicírculo, quatro a oito autoridades no assunto debatem sobre um tema polêmico, controvertido ou de interesse da sociedade, após terem feito uma apresentação inicial.
O moderador coordena o tempo de apresentação de cada integrante da mesa e o tempo de resposta. No final, o moderador designa tempo para perguntas da plateia, que poderão ser encaminhadas por escrito para o moderador.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Comum em solenidades de abertura de encontros, a conferência nada mais é do que a exposição de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, autoridade no tema.
Quando a conferência ocorre durante a solenidade de abertura de encontros, não se abre espaço para as perguntas da plateia, por causa da restrição de tempo.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: As jornadas são encontros de grupos profissionais, de âmbito regional, para discutir periodicamente assuntos de interesse do grupo. Promovidas por entidades de classe, as jornadas têm duração de vários dias. Suas conclusões podem servir de diretriz para a classe. Nada de vender produtos!
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Como vimos, É um encontro solene, geralmente, de grande porte. Pode ter caráter regional, nacional ou internacional. Seu objetivo é a apresentação e debate de assuntos específicos de determinada categoria ou ramo profissional, técnico, cultural, artístico, político, histórico etc.
O fator de maior relevância de um congresso é a difusão de novas teorias e conceitos atualizados para promover a integração dos participantes em torno das matérias abordadas.
A programação do congresso pode distribuir as atividades do evento em mesas-redondas, reuniões, palestras, workshops. No decorrer dos congressos, é tradicional a realização de intensa programação complementar constante de atividades sociais, gastronômicas, passeios e comemorações.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Também chamado de oficina ou laboratório, os workshops pretendem debater e obter soluções para casos práticos apresentados por participantes do evento, com o auxílio de especialistas ou técnicos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
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Olá Paola,
Considero a assertiva "As declarações de missão e de visão estabelecem tanto a definição do negócio e do setor de atuação da organização quanto os planos compartilhados pelos seus membros" errada, pois da maneira em que foi escrita faz-se a missão e a visão referem-se ao setor, o que não é verdade. Eu recorri alegando que estas são diretrizes estratégicas da companhia. Seria o mesm que dizer que a Petrobrás estabelece o próprio segmento de óleo e gás no Brasil. O que acha?