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Comentários da prova de Analista TCDF – Gestão das Organizações

Olá pessoal, tudo bem?

Espero que a prova tenha sido um sucesso.

Analisando as questões de Gestão das Organizações, percebi que a prova estava dentro do esperado. Foram 20 questões e o nosso curso apresentou conhecimento suficiente para responder 18 delas. Em algumas, entretanto, era necessário fazer uma interpretação sistemática, mas ainda assim era possível respondê-las. Somente para dois itens nós realmente não apresentamos o conteúdo, porém, em uma delas, creio que seja possível interpor recurso.

Dessa forma, vislumbro a possibilidade de recurso para a questão 88 e, remotamente, para a 87.

Antes de apresentar os comentários, aproveito para divulgar meus outros cursos aqui no Estratégia.

http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/herbert-almeida-3314/

Seguem os comentários.

Com relação aos fluxogramas, julgue os seguintes itens.

81 Os fluxogramas são gráficos de processamento úteis para implantar, revisar ou analisar um sistema e planejar rotinas de trabalho.

Comentário: os gráficos de processamento são ferramentas que utilizam símbolos representativos das ocorrências observadas. Nessa linha, os fluxogramas são a representação gráfica que apresenta uma sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidas. Dessa forma, podemos concluir que os fluxogramas são os principais gráficos de processamentos utilizados nas organizações, podendo ser utilizados para revisar ou analisar um sistema e planejar rotinas de trabalho.

Em nossa aula, apresentados praticamente na sequência o conceito de gráfico de processamento e, em seguida, de fluxogramas.

Material: Aula 4, p. 2.

Gabarito: correto.

82 O fluxograma sintético é utilizado para detalhar um processo e fornecer informações a respeito de títulos de cargos e unidades.

Comentário: o fluxograma sintético é o mais simples dos fluxogramas. Serve para representar um processo ou parte dele de uma forma lógica e simples, podendo demonstrar uma etapa, um conjunto de atividades ou parte de um conjunto maior, de forma sintética. Com efeito, as informações são genéricas, não há títulos, sendo mostrado de forma resumida o processo em análise.

Assim, eles não demonstram os títulos de cargos nem de unidades responsáveis. Logo, a questão está errada.

Para demonstrar o que foi solicitado na questão, seria recomendado o fluxograma vertical ou o fluxograma global ou de colunas.

Material: Aula 4, p. 4.

Gabarito: errado.

83 Em um fluxograma, o losango é um símbolo que indica a possibilidade de desvios para outros pontos do programa.

Comentário: o losango é utilizado para demonstrar um ponto do sistema em que é necessário seguir por caminhos diferentes. Geralmente, dentro do símbolo encontra-se a assertiva e as alternativas são sim ou não. Ou seja, o losango indica a possibilidade de desvios para outros pontos do programa.

Material: Aula 4, p. 8.

Gabarito: correto.

84 O roteiro de entrevistas é um instrumento útil para coletar dados que subsidiem a construção de um fluxograma, pois possibilita que o analista conheça cada passo da rotina de forma detalhada.

Comentário: vimos que Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (2011) destaca como aspectos básicos do levantamento a identificação dos problemas evidenciados pelos usuários e a utilização de entrevistas e questionários com pessoas-chave da organização. Assim, as entrevistas são formas de coletar dados para que o analista compreenda as rotinas de trabalho de forma detalhada e, assim, possa construir um bom fluxograma.

Material: Aula 5, p. 20.

Gabarito: correto.

Julgue os itens que se seguem, relativos a educação, treinamento e conhecimento.

85 O conhecimento tácito é fruto de aprendizado e experiência de vida e é disseminado de maneira formalizada e declarada por meio de artigos e livros.

Comentário: vimos os conceitos de conhecimento tácito e explícito:

  • conhecimento explícito- é objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento; e
  • conhecimento tácito – altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como interpreta a realidade, ou seja, está relacionado a um contexto específico pessoal e não formalizado. O conhecimento tácito está ligado às atividades práticas do indivíduo, sendo utilizado automaticamente.

Ou seja, é o conhecimento explícito que pode ser disseminado de maneira formalizada e declarada por meio de artigos e livros. O conhecimento tácito, embora seja fruto do aprendizado e experiência de vida, é de difícil reprodução. Assim, o item está errado.

Material: Aula 5, p. 3.

Gabarito: errado.

86 A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação.

Comentário: a educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

Nesse contexto, a educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Dessa forma, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

Assim, não se pode dizer que a educação corporativa capacita o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico, uma vez que se trata de uma estratégia de longo prazo, voltada para o aprimoramento profissional. Ou seja, não é um trabalho específico, mas amplo, genérico, macro.

Além disso, Sirlene Silveira de Amorim e Marcos Baptista Lopez Dalmau (2006) apresentam as seguintes etapas da educação corporativa: (a) diagnósticos (levantamento das necessidades de treinamentos); (b) programação/desenho (elaboração do programa de treinamento); (c) execução/implementação (é a relação direta entre o instrutor e o aluno); (d) avaliação (verificação dos resultados). Vejam que aqui temos o erro mais relevante, uma vez que a execução e a implementação é que são fases comuns. A questão colocou a execução junto com a avaliação.

Vejam que, apesar de serem conceitos distintos, as etapas da educação corporativa são as mesmas dos programas de treinamento e desenvolvimento que vimos na aula:

  • levantamento das necessidades de treinamento;
  • programação do treinamento para atender às necessidades;
  • implementação e execução do treinamento; e
  • avaliação dos resultados do treinamento.

Assim, o item está errado.

Material: Aula 4, pp. 22 e 28.

Gabarito: errado.

No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue os itens seguintes.

87 O analista de processos deve ter como principal objetivo de atuação a criação, implantação e melhoria do processo que vai suportar o negócio. É dele a responsabilidade de formalizar o início, meio e fim das atividades, transformar ou montar o produto que a empresa venderá e analisar a cadeia de valores, a fim de determinar a real necessidade de cada um dos seus elos.

Comentário: essa definição foi retirada da obra “Organização, sistemas e métodos” de Marcelo Nogueira Magalhães (2006). Segundo o autor:

O analista de processos tem como preocupação principal criar, implantar e melhorar continuamente os processos produtivos e administrativos para o negócio que foi idealizado, formalizando o início, o meio e o fim do conjunto de atividades que produzem, transformam ou montam o produto ou serviço que a empresa vende. Deste modo, procura fazer com que cada atividade, além de ser executada com o máximo de eficiência, agregue valor ao produto ou serviço a ser colocado no mercado.”

Dá para tentar argumentar que ele não transforma ou monta o produto, mas sim que ele formaliza as atividades que transformam ou montam o produto. Seria difícil imaginar o analista transformando e montando todos os produtos da organização.

É difícil, mas não custa tentar.

Referências:

MAGALHÃES, Marcelo Nogueira. Organização, sistemas & métodos. Fortaleza: UNIFOR, 2006.

Gabarito: correto.

88 Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização.

Comentário: a matriz SWOT é uma ferramenta de diagnóstico estratégico utilizada na análise do ambiente interno e externo. Por outro lado, o Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada para traduzir a estratégia, a missão e a visão da empresa e, assim, alinhar as suas ações para o cumprimento do planejamento estratégico.

Nesse contexto, a associação entre o diagnóstico elaborado pelo matriz SWOT e as perspectivas do BSC (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento), antes da composição do mapa estratégico (gráfico que demonstra os principais elementos do planejamento estratégico da organização), permitiria a antecipação (previsão) de resultados futuros. Dessa forma, a questão está realmente correta.

Todavia, creio que o Cespe poderia exigir a matriz SWOT dentro dos itens “1.2 Elaboração de diagnósticos” e “6.1(…) ferramentas de diagnóstico”, mas não vejo um ponto do edital que possa enquadrar o balanced scorecard.

Nesse contexto, vejamos a definição Christiane Ogassawara:

A utilização do BSC como um sistema de gestão se deve a sua filosofia de ilustrar a visão e a estratégia da organização; divulgar objetivos e medidas estratégicas; estabelecer metas; realizar o alinhamento estratégico; além da melhoria do feedback e do aprendizado estratégico (…). O BSC também colabora na visualização das atividades que geram valor, na avaliação das unidades de negócios e no aperfeiçoamento interno da organização, gerando melhor desempenho futuro. Em relação aos demais sistemas gerenciais, o BSC apresenta um processo sistemático para implementar e obter feedback sobre a estratégia.”

Assim, creio que o item é passível de anulação, pois extrapolou os objetivos de avaliação previstos no edital.

Fonte: OGASSAWARA, Christiane H.T. Balanced Scorecard e o modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade. Dissertação; UFPR, 2009.

Material (matriz SWOT): Aula 00, pp. 29-30.

Gabarito: correto (cabe recurso para anular).

89 O levantamento de informações pode ser feito por meio de questionários, entrevistas ou observação pessoal. Deve-se escolher um desses instrumentos para cada estudo, visto que eles não se relacionam entre si, e a utilização de mais de um deles poderá prejudicar a objetividade da análise.

Comentário: não há nenhum impedimento em utilizar as técnicas de levantamento de informação em conjunto. Na verdade, a utilização conjunto é recomendada. Assim, o item está errado.

Só para acrescentar, estudamos quatro técnicas de levantamento e coleta de dados: revisão de literatura ou pesquisa documental, entrevistas, questionários e observação pessoal. A ausência da primeira técnica não tornaria o item errado.

Material: Aula 5, pp. 21-22.

Gabarito: errado.

A respeito da normalização e da manualização, julgue os itens subsequentes.

90 Os instrumentos executivos normativos da empresa devem ser redigidos de maneira clara, concisa, precisa e objetiva, sem gerar dúvidas quanto a sua interpretação.

Comentário: muito lógica essa questão. Os instrumentos executivos são normativos (estabelecem diretrizes gerais), decisórios (expressam as decisões tomadas pelos executivos) e complementares (prestam informações para o cumprimento dos dois anteriores). Não faria sentido um instrumento executivo ser redigido de outra forma que não clara, concisa, precisa e objetiva.

Material: Aula 3, pp. 18-20.

Gabarito: correto.

91 A manualização consiste na organização, sob a forma de manual, de um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas operacionais, entre outros elementos, que facilitem a operacionalização de alguma atividade.

Comentário: de acordo com Djalma Oliveira (2011, p. 365):

“Manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos e cumpridos pelos executivos e funcionários da empresa, bem como a forma como esses assuntos devem ser executados, quer seja individualmente, quer seja em conjunto.” (grifos nossos)

A manualização é a elaboração de manuais, logo consiste em um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas operacionais, entre outros elementos, que facilitem a operacionalização de alguma atividade.

Material: Aula 1, pp. 41.

Gabarito: correto.

92 Os manuais são documentos elaborados pelo governo para direcionar o andamento dos processos das empresas privadas.

Comentário: Os manuais são elaborados pela empresa, devendo ser aplicados de forma compulsória por seus funcionários e executivos.

Material: Aula 1, p. 41.

Gabarito: errado.

Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.

93 O principal critério de priorização para a simplificação administrativa é a constatação de alguma oportunidade de melhoria relativa a um processo que a alta administração pretenda aprimorar ou inovar.

Comentário: cópia literal do Guia “D” Simplificação do Gespública:

“O principal critério de priorização é a constatação de alguma oportunidade de melhoria relativa a um processo, que a alta-administração tem manifestado interesse em aprimorar e/ou inovar.”

O Guia ressalta que o trabalho de priorização deve direcionar-se aos processos organizacionais, e não aos problemas, pois entende-se que os problemas decorrem dos processos mal elaborados e/ou desenhados. Com isso, os problemas serão resolvidos à medida que se implementa a simplificação.

Logo, o item está correto.

Material: Aula 3, p. 12 (não apresentamos o texto literal).

Gabarito: correto.

94 Em uma organização centralizada, há uniformidade de diretrizes e normas.

Comentário: as vantagens da organização centralizada são:

  1. as decisões são tomadas por pessoas que possuem uma visão global da organização;
  2. em tese, os tomadores de decisão, que se encontram no topo, são mais bem preparados e treinados que os demais;
  3. elimina esforços duplicados, reduzindo os custos operacionais;
  4. permite maior integração das atividades e uniformidade de decisões e ações; e
  5. as decisões são mais consistentes com os objetivos globais da empresa.

 

Podemos incluir, no item 4, a uniformidade de diretrizes e normas, uma vez que elas são elaboradas de forma centralizada, permitindo uma maior padronização.

Material: Aula 2, pp. 45-46.

Gabarito: correto.

95 O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.

Comentário: o diagnóstico administrativo possibilita verificar a situação atual da organização, identificando possibilidades de melhoria e alternativas para o aprimoramento dos processos de trabalho ou aperfeiçoamento da estrutura organizacional. O diagnóstico serve para verificar a “saúde” da empresa ou de seus processos.

O “temporal” foi emprega no sentido de verificar o desempenho da organização ao longo do tempo e o “espacial” de verificar a forma como a organização se organiza no espaço, a exemplo do arranjo físico.

Ademais, em geral, os autores costumam relacionar o diagnóstico organizacional com o delineamento da estrutura organizacional. Assim, o item está correto.

Material: Aula 5, p. 18.

Gabarito: correto.

96 As entradas lógicas de um processo referem-se a matérias-primas que serão utilizadas na atividade ou que sejam resultado das operações realizadas nesta atividade.

Comentário: processo é o conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Os elementos que compõem dos processos são os seguintes:

1 – Fornecedor – é a pessoa/área/instrumento de trabalho, que envia/fornece/disponibiliza o insumo necessário para a realização de determinada atividade.

2 – Entrada/Insumo – é a informação/documento/material necessário para que se desenvolva a atividade, sem o qual não é possível realizá-la.

3 – Saída/Produto – é a informação/documento/material produzido pelo executor da atividade. É o resultado do trabalho.

4 – Cliente – é a pessoa/área/instrumento de trabalho a quem se destina o resultado do trabalho. Aquele (aquilo) que receberá o que foi gerado pelo executor da atividade.

Assim, as entradas não são resultado das operações, isso é uma saída.

Material: Aula 1, pp. 26-27.

Gabarito: errado.

Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos.

97 Na busca por melhoria contínua, é importante que se crie um conjunto de indicadores globais com os quais a empresa possa acompanhar seus resultados econômicos, financeiros, de qualidade e de produtividade. Além disso, esses indicadores devem possibilitar o desdobramento, de forma que o resultado lido pelo nível estratégico reflita o desempenho alcançado no nível operacional.

Comentário: de acordo com Maria da Graças Rua, os indicadores são medidas que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo.

A autora apresenta uma classificação dos indicadores de desempenho. Entre eles, encontramos os indicadores estratégicos, que refletem o desempenho em relação aos objetivos estratégicos da organização. São formulados segundo as dimensões e critérios estabelecidos no planejamento estratégico. Assim, podemos considerá-los como indicadores globais, pois refletem o desempenho da organização como um todo.

Porém, os indicadores globais precisam ser desdobrados para demonstrar o desempenho alcançado nas atividades operacionais. Logo, o item está correto.

Apenas acrescentando, a questão faz menção à melhoria contínua, que é uma metodologia da qualidade total que visa ao aprimoramento contínuo e gradual da organização.

Material: Aula 01, p. 12; Aula 00, pp. 12 e 18.

Gabarito: correto.

98 O diagrama de afinidade e o diagrama de árvore são algumas das ferramentas para dados numéricos que auxiliam os projetos e as atividades de melhoria da qualidade.

Comentário: esses diagramas são novidades em questões do Cespe e, portanto, não constaram em nosso curso. Vamos analisar o conceito das duas ferramentas apresentadas:

  • diagrama de afinidade – é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo agrupar uma grande quantidade de ideias, opiniões e informações em grupos, conforme a afinidade que apresentam entre si;
  • diagrama de árvore – permite fazer o mapeamento detalhado dos caminhos a serem percorridos para alcançar o objetivo e assim definir uma estratégia de abordagem, ou dar uma visão da sua estrutura. O diagrama de árvore apresenta diversas ramificações e desdobramentos dos caminhos possíveis.

Percebam, dessa forma, que os dois diagramas demonstram caminhos, ramificações, ideias, relações e por aí vai, mas não ferramentas para dados numéricos.

Gabarito: errado.

99 O diagrama de causa e efeito é usado quando há um grande número de problemas e recursos limitados para resolvê-los. Esse diagrama busca eliminar as poucas causas que determinam muitas perdas, com o objetivo maior de diminuir substancialmente o desperdício.

Comentário: a questão está totalmente errada, ela fez uma mistura entre o diagrama de causa e efeito e o princípio de Pareto e, ainda assim, apresentou alguns conceitos errados.

O diagrama de causa e efeito é utilizado para relacionar as possíveis causas para determinado efeito.

A questão demonstrou o princípio de Pareto, que é utilizado quando há um grande número de problemas e recursos limitados para resolvê-los. Porém, a segunda parte também estaria errada (mesmo que mencionasse o princípio de Pareto), pois o objetivo não é esse. A ideia é identificar as poucas causas que geram muitos problemas. Assim, a organização poderia dar prioridade a essas poucas causas, que já serão suficientes para eliminar a maior parte dos desperdícios.

Material: Aula 00, pp. 27-29.

Gabarito: errado.

100 Na gerência participativa, o relacionamento entre chefia e subordinados é valorizado, novas ideias são estimuladas e a criatividade é aproveitada para a resolução dos problemas e para o aperfeiçoamento das atividades. A agilidade nesse processo decorre, entre outros aspectos, de um sistema correto de distribuição dos resultados e de um sistema ágil de comunicação.

Comentário: vimos na aula, a partir dos ensinamentos de Chiavenato (2012, p. 369), que o sistema participativo se apoia em total confiança nas pessoas e no seu empoderamento (empowerment), incentivando a responsabilidade e o trabalho em equipe. As comunicações constituem o núcleo de integração do sistema e seu fluxo é tanto vertical como horizontal, para proporcionar envolvimento total das pessoas no negócio da organização.

Assim, ocorre a valorização da relação entre chefe e subordinado. Por meio do empoderamento, aumenta-se o compromisso de todos os funcionários com o cumprimento das metas e, através da comunicação aberta, o sistema torna-se mais ágil. Dessa forma, o item está perfeito.

Material: Aula 1, p. 11.

Gabarito: correto.

Sucesso a todos.

Herbert Almeida

herbert@estrategiaconcursos.com.br
Herbert Almeida

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