Oi pessoal!
Vamos a uma visão geral da prova! Alguns assuntos estavam mais aprofundados do que o esperado, como foi a parte de jornalismo. Algumas questões, inclusive, parecem simples, mas podem confundir, como as que perguntam sobre as funções numa redação, já que a experiência que muitos podem ter nem sempre corresponde com o ideal (o que é normalmente cobrado nas provas). Fora que os nomes são parecidos: Editor Chefe, Chefe de Redação, Chefe de Reportagem…
Muitos termos abordados na prova são pouquíssimos explorados em salas de aula ou até mesmo em redações. Capricharam! Por exemplo, classificar empresas de rádio!
Algumas questões ficaram bem confusas e exigiram um olhar atento, releitura e tempo para reflexão (coisa que geralmente não sobra em concursos). E é por essas e outras que eu digo, achou a questão estranha? Recorra! A falta de clareza já é um argumento. Não precisamos elaborar muito no texto do recurso. Seja claro e objetivo. Diga apenas o porque daquela questão precisar ter o gabarito revisado ou até mesmo ser anulada (se não houve uma possibilidade de resposta).
Comentamos TODAS as 80 questões da prova e destacamos aquelas em que vimos chances de recurso. Se você estiver com um pouco mais de pressa (eu te entendo), segue uma lista das que vimos as possibilidades para você correr lá e argumentar logo, ok? São as questões: 100, 107, 108 e 132.
Boa sorte a todos!
Abraços!
Paolla Marletti
71 As perguntas Quem? Diz o quê? Através de qual canal? Com que efeito? pertencem ao modelo dos processos de comunicação de Lazarsfeld, criado em 1955.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Essas perguntas, na verdade, pertencem ao modelo de Laswell, da década de 1930.
72 A Escola de Frankfurt sistematizou a doutrina da natureza essencial e das variedades fundamentais da semiose, isto é, da cadeia produtiva da construção de sentidos.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A questão não liga a escola ao conceito certo. A Escola de Frankfurt tinha uma crítica social à cultura de massa, com um viés filosófico marxista. O estudo que sistematizou a cadeia produtiva da construção de sentidos foi a semiótica.
73 Gatekeeping, decisão sobre o que vai e o que não vai ser publicado, foi centralizado na responsabilidade dos editores no momento em que o jornal-empresa atingiu sua maturidade nos Estados Unidos da América.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Exato. O a ideia do gatekeeper surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, quando o jornal-empresa atinge uma estabilidade produtiva.
74 A cabeça, texto lido pelo apresentador em telejornal, deve responder às perguntas contidas no lide, de modo a estarem presentes os sintagmas nominal, verbal e circunstancial.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Exato. As perguntas contidas e respondidas no lide dão um resumo do que será tratado no restante da matéria. Os sintagmas correspondem a cada um dos elementos abordados, o nominal é “quem”, verbal é “o quê” e o circunstancial “como, onde, etc”.
75 De acordo com a teoria hipodérmica, a massa é composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que têm pouca ou nenhuma ação ou influências recíprocas.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso! Para os primeiros estudiosos da comunicação social, a massa é a simples justaposição ou reunião de indivíduos, que não interagem e não se influenciam mutuamente.
76 No telejornal, as atribuições do editor executivo incluem fazer a escalada, ordenar o jornal, acompanhar as passagens de bloco e dar as últimas instruções aos apresentadores.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Correto. O editor executivo é aquele que auxilia o editor chefe na organização do telejornal – desde a elaboração do “espelho”, até o acompanhamento da exibição do programa jornalístico.
77 As empresas radiofônicas que apresentam noticiários em flash, apenas com a leitura do lide, são classificadas como news.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Esse é um exemplo de questão, sem noção da banca! O erro está no seguinte… Empresas jornalísticas que têm a pretensão de serem news ou all news se focam na notícia, na informação. Não há uma categoria definida para a veiculação de notícias em flash.
78 Editor é o jornalista responsável pela previsão do assunto de interesse jornalístico e pela confecção do roteiro dos temas que serão cobertos em uma reportagem.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O jornalista responsável pela “previsão” do assunto de interesse jornalístico (o que é notícia e/ou o que virará pauta e reportagem) é o Chefe de reportagem. Enquanto que o responsável pelo roteiro dos temas (pauta) é o pauteiro, produtor ou repórter (dependendo da redação).
79 No organograma de uma empresa jornalística, o editor chefe ocupa posição acima do chefe de redação.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A hierarquia numa redação jornalística normalmente funciona assim: Diretor de jornalismo > Chefe de Redação > Editor Chefe.
Sendo assim, o Diretor de jornalismo é o maior cargo. Ele é subordinado aos donos da emissora e fica responsável pela linha editorial. O Chefe de Redação é o responsável por “administrar” a redação = é responsável por selecionar novos jornalistas, analisar desempenho dos que estão na redação, organizar escala, horários… O Editor-Chefe é o responsável pelo conteúdo de cada programa jornalístico e é subordinado ao Chefe de Redação – eis o erro.
80 Nas empresas jornalísticas, o departamento de arte é responsável pela criação da identidade gráfica dos jornais.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Tanto a diagramação quanto a identidade gráfica de um jornal são responsabilidades do departamento de arte.
81 Se D for a documentação, L o lide e E o entretítulo, então D1 + L1 + L2 + E2 + E1 + D2 expressa o esquema singular de texto jornalístico impresso brasileiro para as coberturas, quando um acontecimento apresenta fontes de vários lugares diferentes.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O esquema utilizado no jornalismo impresso brasileiro ainda segue a orientação da pirâmide invertida, com o lead/lide (resumo ou introdução do que será abordado) e as informações explicadas conforme “pede” a notícia. O uso de diversas fontes, numa cobertura, não altera o uso da pirâmide. Além do que, os manuais indicam que a notícia seja desenvolvida de modo claro, conciso, algo inatingível com o esquema apresentado na questão.
82 Com a finalidade de organizar e planejar as edições, a pauta foi institucionalizada e padronizada na produção de revistas, uma vez que nesses meios de comunicação não há cobertura para um grande número de acontecimentos, como ocorre nos jornais diários.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Exato! A pauta é utilizada nos mais diversos meios de comunicação. Por meio da pauta, o repórter tem informações e norteia suas matérias. No caso das revistas, que tem uma periodicidade e tamanho diferente dos jornais diários, as matérias precisam explorar ângulos ainda não abordados (muitas vezes nas coberturas diárias), fazer reportagens especiais ou resumo dos acontecimentos e o uso da pauta é essencial para tal.
83 A produção da pauta garante a interpretação menos imediata, emocional e intempestiva dos eventos, diminui a pulverização de esforços em atividades improdutivas e permite a gestão adequada dos meios e custos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Como já falamos, a pauta norteia o trabalho do repórter, ajuda a dar direcionamento, foco para a reportagem. Com a apuração para realização da pauta, a equipe de reportagem vai para o local da notícia, consegue as informações de forma mais ágil e pode ir trabalhar em outras matérias, logo diminui esforços improdutivos.
84 A hipertextualidade — uma característica dinamizada pelas tecnologias atuais — permite uma relação entre textos conforme a intenção do leitor. No webjornalismo, intertextualidade, multivocalidade, centralização, rizoma e intratextualidade são características do hipertexto.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A centralização é, na verdade, uma característica de textos impressos, que propõe uma ordem para a leitura. O webjornalismo funciona de forma inversa, com a descentralização, que permite ao leitor eleger seu caminho e o centro temporário.
85 A redução da quantidade de itens léxicos e de operações de uso corrente reflete no aumento da comunicabilidade e facilita a produção da mensagem, o que é útil no caso de um produto industrial como a notícia.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Correto. Evitar obviedades, jargões, lugares comuns e buscar a simplicidade na escrita de forma que seja compreensível aos leitores é condição do texto jornalístico.
86 A sequência que se dá a determinado assunto nas edições subsequentes do jornal, quando se trata de matéria impactante e que continua a despertar o interesse do leitor, denomina-se suíte.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso! Suíte é o desenvolvimento dado a certa notícia nos dias subsequentes de sua publicação, com novas informações, dados e ângulos.
87 Considere que um repórter tenha escrito o seguinte texto: “O monumento a Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes. A prefeitura construiu diversos canteiros em volta, mas reservou uma área para abrigos destinados aos passageiros de ônibus e telefones públicos”. Nesse caso, é correto afirmar que o texto é exemplo de uma descrição pictórica.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Correto! O jornalista está descrevendo um cenário, com detalhes. Na descrição pictórica, o observador e o objeto em observação estão imóveis. No caso, o repórter está em um local específico narrando sobre o monumento e a paisagem ao redor.
88 Mimetismo midiático é a obrigatoriedade de se cobrir determinada informação originária de outro meio de comunicação, fenômeno intensificado com a Internet.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Mimetismo vem do grego mimese que quer dizer imitação. Então, com o mimetismo midiático é como se os meios de comunicação estivessem de forma acelerada copiando uns aos outros, numa tentativa de se legitimar. Uma informação é repassada por um telejornal, então um portal ou outro telejornal se vê na obrigação de dar a notícia, para que não seja considerado desatualizado, desinformado… Uma forma de se legitimar perante aos leitores e outros meios de comunicação. Então o mimetismo midiático seria como uma retroalimentação de uma notícia com algo já publicado por outro meio de comunicação. Uma espécie de reutilização do material, quando um meio de comunicação se informa por outro.
89 O jornalismo que se realiza na rede mundial de computadores marca uma ruptura e uma negação das práticas tradicionais de jornalismo.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Claro que não! Ainda é necessário realizar a apuração, ter fontes, falar com autoridades sobre o assunto… O Webjornalismo alterou o formato da pirâmide, que era invertida, mas não a excluiu. No webjornalismo, o leitor decide que caminho percorre em busca da informação, mas, o lead/lide ainda é utilizado para escrever matérias e dar as primeiras explicações (quem, como, quando, onde, por quê). Neste caso, o leitor decide que informação ele irá explorar primeiro (quem = o perfil do algoz ou da vítima. Como= meio utilizado para tal ato…).
90 Ao contrário do jornal impresso, que pode mensurar sua viabilidade comercial pela tiragem, o jornalismo on-line não possui métrica para a lógica de mercado.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Possui sim! No jornalismo digital pode-se saber a quantidade do número de acessos, por meio de dados fornecidos pelo Google Analytics. Há também a análise do tempo de permanência no site (assim pode-se saber se o seu público está lendo a informação completa ou se está passando pouco tempo e dessa forma, procurar o erro –melhorar título? Mudar lead?- e consertá-lo.) Pode-se também analisar o que fez o leitor entrar no seu site, que palavras-chave são mais buscadas e leva ao acesso da página (e por meio dessa informação, explorar mais o conteúdo de interesse e consequentemente atrair mais leitores).
Veja bem, o jornalismo on-line, inclusive, vende espaços para propaganda em sua na página, blogs, editorias, assim como o jornal impresso. A importância desses espaços e valores é determinada pela visualização que a página atrai e quanto privilegiada é aquela área em relação ao todo. Há também o paywall, uma forma de cobrança realizada pelos meios de comunicação na web, a partir da visualização do conteúdo. Depois que o leitor visualizou certa quantidade de artigos, seu acesso é negado e ele é convidado a realizar um cadastro e fazer um pagamento mensal àquele meio para ter acesso a quantos artigos quiser.)
91 Fontes primárias são aquelas consultadas para a preparação da pauta ou para a construção das premissas genéricas ou contextos ambientais.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Erradíssimo! A questão dá a definição de fonte secundária! Fonte primária é aquela usada como base na matéria, que passa dados, informações veiculadas…
Determinada organização deseja estruturar um setor para desempenhar atividades relativas à área de relações públicas e comunicação institucional da empresa. Por ser uma área nova, os gestores optaram por contratar um consultor para auxiliar na criação da área e iniciar o seu planejamento estratégico. Os principais objetivos do setor, definidos pela diretoria da organização, são:
(a) aproximar a organização de seus consumidores;
(b) melhorar a imagem corporativa e a reputação da empresa junto aos públicos de interesse;
(c) planejar e executar o lançamento de novos produtos no mercado.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir a respeito das técnicas e características da área de relações públicas.
92 Para atingir o objetivo (b), é correto que o consultor recomende a realização de pesquisas e sondagens de marca junto aos públicos de interesse.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Antes de querer “melhorar” é preciso saber como a imagem da marca é realmente percebida pelos públicos de interesse. A forma de averiguar essa “realidade” é fazendo uma pesquisa.
93 Para trabalhar o objetivo (a), é correto que o consultor indique a utilização de ferramentas de clipping com palavras-chave de interesse da organização.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O clipping é um material que reúne matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a aliviar a exposição dos concorrentes e do setor de atuação, evidencia a imagem do cliente na mídia, com as devidas percepções de quando e por que ela se altera. Apesar de ser bem útil para o planejamento estratégico da comunicação de uma organização, não serve, exatamente, para trabalhar o que é citado no objetivo (a): aproximar a organização de seus consumidores.
94 Os objetivos principais da área foram claramente definidos pela organização, no entanto é preciso especificar alguns aspectos como, por exemplo, quais são os públicos de interesse e qual é a percepção da imagem e da reputação organizacional por esses mesmos públicos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Exatamente. Esses objetivos definem “o quê” se quer atingir. No entanto, para saber “como”, é preciso delimitar “com quem” pretendemos falar (públicos de interesse) e qual é a percepção da imagem e da reputação organizacional, para que se estabeleça um “ponto de partida”.
95 Na comunicação dirigida, os objetivos da organização devem nortear a criação e a produção do conteúdo da comunicação.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Olha só… Essa questão é bem “feinha”. Uma casca de banana “forçadinha” aí! Em TODOS os fluxos comunicacionais de uma organização, os objetivo devem ser norteadores para a criação e produção de conteúdo. Isso inclui, é claro, a comunicação dirigida. Talvez o elaborador estivesse esperando que o candidato pensasse que, por ser comunicação “dirigida” os objetivos da organização seriam mais flexíveis para atender aquela demanda personalizada… mas isso não verdade. Enfim, achei a questão “feia”, forçada, mas não mais do que isso.
96 Na comunicação dirigida, utilizam-se técnicas e ferramentas diferenciadas conforme o público que se pretende alcançar.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Aí sim! Para a elaboração da comunicação dirigida, são desenvolvidos canais e conteúdos de comunicação mais personalizados.
97 Na comunicação direta com diferentes grupos, a organização deve adequar sua estratégia de comunicação a cada grupo, de modo a ajustar sua forma de agir, seus valores e mesmo sua identidade, caso seja necessário.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Essa questão está erradíssima! Os valores, forma de agir (em que pesam a missão e visão) não se adequam à estratégia de comunicação. O que acontece é o caminho inverso, a estratégia que se adequa aos valores, forma de agir etc – mesmo na comunicação dirigida/direta (o que acontece é que a estratégia se adequa ao receptor da mensagem, mas apenas em forma).
98 Público-alvo é parte do ambiente externo de uma organização, constituído por grupos com forte poder de pressão, tais como agências governamentais, comunidades financeiras, imprensa e movimentos sociais organizados.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O público-alvo é o público “fim”, aquele em que a mensagem tem que chegar no “final de tudo”. Os grupos de pressão citados na questão precisam ser considerados no planejamento, mas não são o público-alvo da organização.
99 O público de uma organização pode ser constituído por um ou mais conjuntos de indivíduos cujos interesses comuns são atingidos pelas ações da organização e cujos atos afetam direta ou indiretamente os interesses da organização.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: É isso mesmo. Veja que a questão fala só: o público. Sem especificar absolutamente nada! Logo em seguida, ele faz uma descrição de possibilidades tão geral quanto aquele conceito – bem o que se define por stakeholders (grupos de interesse).
[RECURSO] 100 Público preferencial é a parcela da população à qual é dirigida determinada mensagem que tem a finalidade de sensibilizar, por meio de uma campanha, um anúncio, uma notícia ou outro meio de comunicação.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Veja bem, sinceramente, nunca ouvi falar nessa nomenclatura: público preferencial. Pesquisei e não encontrei uma definição na literatura para esse uso. No entanto, me parece um tanto óbvio considerar que o público-alvo é o “preferencial” da , o que faria a questão estar certa.
101 Stakeholders são pessoas ou grupos de pessoas que podem afetar a realização dos objetivos de uma organização.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Sim, os stakeholders são pessoas ou grupos que devem ser considerados em níveis diretos ou indiretos no planejamento da comunicação por serem capazes de afetar os objetivos da organização de alguma maneira.
102 Nas situações de crise na organização, a assessoria de imprensa deve intensificar seu relacionamento com os órgãos da mídia de forma a supri-los com informações relevantes acerca da situação em questão.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo. E faz todo o sentido! Através da mídia, da imprensa, será possível dirimir algum problema de comunicação ou intensificar uma mensagem que funcionará para amenizar e sanar a situação de crise. Não adianta se esconder, o assunto não vai morrer… Na verdade, só piora! O melhor a se fazer é manter um bom relacionamento, reunir as informações corretas e divulga-las.
103 O planejamento sistemático das ações da assessoria de imprensa evita a realização de ações não planejadas com a mídia, de modo a elevar a eficiência de sua atividade.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A verdade é que o trabalho de assessoria busca oportunidades não planejadas de exposição positiva do cliente. O release, por exemplo, não pode ser planejado, uma vez que é apenas uma “sugestão” de matéria.
O planejamento sistemático é para tentar a inserção do assessorado na mídia. E mesmo com o planejamento, é bom estar atento ao que está sendo falado, pois, dependendo do tema, pode surgir uma boa oportunidade para o assessorado se manifestar. Exemplo: categorias entrando em greve. Digamos que você assessora um sindicato que já está em greve. A cada nova deflagração de greve é sempre bom aproveitar e tentar dá uma atualizada sobre a categoria que você assessora e tentar incluí-lo das rodas de debates, programas e matérias que irão abordar o assunto.
104 Um press kit deve conter informações claras e importantes, e pode ter um release explicativo como um de seus elementos, com informações da empresa e do produto que se pretende divulgar.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Exato! O Press kit é composto por vários documentos e materiais que podem esclarecer e informar sobre a empresa ou produto divulgado – podendo incluir um release.
105 Release é um texto publicitário da organização, distribuído à mídia quando do lançamento de algum produto ou serviço.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O release não é um texto publicitário, mas jornalístico.
106 O release funciona como substituto das informações oficiais da organização e tem o objetivo de eliminar as entrevistas coletivas.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Nossa, quanto absurdo numa questão só! Todos os materiais de comunicação de uma organização (todos mesmo: jornalísticos, publicitários, mercadológicos, institucionais, oficiais, administrativos…) devem estar em profunda sintonia. O conteúdo emitido por uma organização, por qualquer um dos departamentos (desde o alto escalão até os boletins internos) devem ser coerentes entre si!
O release não busca eliminar as entrevistas coletivas… É apenas mais uma fonte de informação, que não elimina a outra. A entrevista coletiva, quando for necessária, deverá ser realizada.
[RECURSO] 107 As entrevistas coletivas devem se limitar a circunstâncias extraordinárias, quando houver a necessidade de informações relevantes e de interesse público, como em casos de lançamentos de produtos ou serviços ou situações emergenciais.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Veja bem, compreendemos que a entrevista coletiva deve causar “frisson” quando anunciadas. Não pode ser, em regra, uma prática corriqueira em qualquer empresa ou circunstância. No entanto, existem momentos em que já são esperadas coletivas de imprensa, sem que essas circunstâncias sejam extraordinárias, como é o caso dos jogos e eventos relacionados à Copa do Mundo, por exemplo – ou em qualquer jogo!!! Times grandes ou pequenos, por todo o país realizam este tipo de entrevista de modo corriqueiro, sem que seja um evento extraordinário. Sendo assim, acredito que a questão dá margem para outras interpretações que a considerem errada.
[RECURSO] 108 É atribuição do executivo principal da organização avaliar os riscos e as vantagens da entrevista coletiva e decidir acerca de sua realização.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Olha só… Eu posso até compreender, com um certo esforço, o que a questão quer dizer. No mundo ideal, é apropriado que um profissional de comunicação seja a pessoa que conseguirá avaliar os riscos e as vantagens da entrevista coletiva e decidir a cerca de sua realização. Mas quem decide quem vai ter essa atribuição é o próprio executivo e ele pode se reservar essa prerrogativa. Podemos ainda, dividir os dados da questão em duas partes para agradar gregos e troianos… Podemos, com certa facilidade, afirmar que o profissional da comunicação coleta os dados e faz relatórios para que o executivo principal da organização consiga: “avaliar os riscos e as vantagens da entrevista coletiva e decidir acerca de sua realização”. O quer faria da questão correta!
109 Mesmo que a organização opte por conceder uma entrevista coletiva, pode ser necessário também, em algumas situações, conceder entrevistas individuais sobre o mesmo assunto para veículos de comunicação do interesse da organização.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Para “afunilar” a ação de comunicação, pode, sim, ser interessante optar por entrevistas individuais que serão mais explicativas e com público mais definido.
110 Nas organizações, o clipping tem por objetivo selecionar as notícias mais importantes do dia, oriundas dos jornais de grande circulação e que sejam de interesse pessoal dos executivos da empresa.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Não seria de interesse pessoal dos executivos, mas comercial! Seria de interesse da organização. O executivo em quanto empresário. Se o clipping contiver notícias sem nenhuma ligação ao contexto da instituição, apenas para atender a uma “curiosidade” do executivo, deixa de ser clipping…
111 Nota oficial é uma declaração escrita, oficial, emitida por organização pública ou privada e distribuída à imprensa.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: É isso mesmo! A nota oficial é uma declaração oficial da organização sobre um assunto específico.
112 A nota oficial destina-se a fomentar a discussão acerca de determinado assunto de interesse da organização e constitui um instrumento útil na avaliação da opinião pública sobre a situação em pauta.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Ela pode até acabar sendo polêmica (se mal escrita), mas a nota oficial presta-se a dirimir discussões, não fomentá-las.
113 Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de marketing.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O gestor de marketing volta-se para a comunicação externa, orientada para o público-externo para fins mercadológicos. Os profissionais indicados para a comunicação institucional seriam o de RP, jornalista institucional e até o publicitário, mas o gestor de marketing não.
114 A principal função da comunicação institucional é transmitir credibilidade, de modo a construir imagem e reputação positivas perante os públicos da organização.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo, a comunicação institucional volta-se para a construção de uma imagem positiva, para criar credibilidade e boa reputação. Sua preocupação direta não é para a venda de produtos e serviços.
115 As teorias funcionalistas dão ênfase à cultura como um conjunto de comportamentos observáveis, além de transformarem as pessoas em transmissoras.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Apesar de um tanto deslocada e desorganizada, o gabarito dessa questão está correto. Para os funcionalistas, os eventos sociais devem ser estudados segundo suas funções e não causas e efeitos. Para eles, todo sistema social enfrenta quatro problemas fundamentais, ou imperativos funcionais, sendo o primeiro deles a manutenção do modelo e o controle das tensões. Nesse ponto, a comunicação social serve para realçar e reforçar modelos de comportamento existentes no sistema social.
Algumas ligações são destacadas entre o meio, a sociedade e o indivíduo. O funcionalismo na comunicação percebe que o indivíduo consumidor da mídia absorve dela valores e modelos, não é apenas transmissor.
116 A identificação dos públicos de interesse da organização, também denominados stakeholders, é imprescindível na definição do planejamento de comunicação.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: A prova foi um tanto repetitiva nesse sentido, não é? Sim, os públicos de interesse ou stakeholders precisam ser percebidos para um bom planejamento estratégico de comunicação.
117 Propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising, relações públicas, marketing direto e eventos são ferramentas do composto de comunicação que podem ser selecionadas no planejamento de comunicação.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo! Dentro dos 4 P’s do marketing, temos a promoção e para desenvolvê-la o profissional dispõe de uma gama de possibilidades denominada de composto de comunicação (ou mix de promoção, ou mix de comunicação de marketing). O qual inclui todas essas ferramentas que foram descritas na questão e outras.
118 Uma das principais características do marketing direto é o distanciamento nas relações entre vendedor e comprador.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: É exatamente o contrário! O marketing direto age diretamente com o cliente, estreitando as relações vendedor-comprador.
119 Merchandising é a estratégia promocional utilizada após o lançamento do produto no mercado.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O merchandising preocupa-se em ter “o produto certo, no lugar certo, em tempo certo e quantidade certa”, através de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, em períodos, e com preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing. O gabarito é esse mesmo… questão erradíssima! Nada disso é após o lançamento do produto.
120 Na análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de uma organização, o ambiente interno fornece informações para que sejam estabelecidas as ameaças e as oportunidades ao negócio.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Na verdade, as ameaças e oportunidades são percebidas no ambiente externo!
121 No Brasil, a combinação de comunicação pública e política é comumente associada ao marketing político e eleitoral e à publicidade oficial do governo.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Essa combinação acontece mesmo no Brasil. O que não quer dizer que é bom e nem a questão diz isso… O gabarito seria, portanto, esse mesmo. A questão está correta.
122 A pesquisa de opinião, também denominada survey, é utilizada para se obter uma quantidade limitada de dados a respeito de determinado tema.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Survey é um formato de pesquisa (questionário) e não um sinônimo de pesquisa de opinião, como tenta passar a questão.
123 A principal desvantagem da pesquisa de opinião é a possibilidade de manipulação por parte do pesquisador durante o processo, o que pode ocorrer, por exemplo, em uma entrevista.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Essa é uma possibilidade, sim. Por isso que, ao avaliar qual é a melhor forma de desenvolver a pesquisa, esse aspecto deve ser considerado (em focus groups, ou grupos focais, como a interação é maior entre os participantes e menos com o mediador, a chance de manipulação por parte do aplicador da pesquisa é menor).
124 O grupo focal, como ferramenta qualitativa, pode ser útil para identificar tendências, desvendar problemas ou ajudar na busca de agenda oculta do problema.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: O focus group, ou grupo focal, tem mesmo essa característica. Apesar de ser menos significativo em termos quantitativos, em termos qualitativos tem maior utilidade pois o grupo discute, quase que livremente, um assunto estabelecido – daí podem ser extraídos registros sobre as reações espontâneas e respostas instantâneas dos participantes, que podem ficar escondidas numa pesquisa mais formal.
125 A expressão comunicação pública é de difícil e complexa conceituação por englobar vários significados, geralmente conflitantes, a depender do país e do contexto em que a expressão é utilizada.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: A verdade é que esse estudo é ainda bem recente. Sua conceituação ainda está sendo lapidado e enfrenta diferentes perspectivas de acordo com o contexto em que é estudado. O gabarito está correto.
126 Controle social da mídia é o mesmo que censura direta, exercida por parte do Estado, aos conteúdos da mídia.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Apesar de ser um assunto polêmico e ideologicamente alguns concordarem com o que a questão afirma, essa é apenas uma interpretação do tema. Na essência, com os conceitos isolados, eles não significam a mesma coisa!
127 Uma organização do setor alimentício que incentiva práticas sustentáveis de plantio e colheita, além da conscientização do consumo sem desperdício por parte dos consumidores, prescinde de ações de longo prazo.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Essa é mais uma questão de português do que de comunicação. A chave está em você saber o real significado de “prescinde”, que é “recusa, dispensa, não necessita de”. Sabendo disso, a questão está completamente errada. Já que essas ações precisam substancialmente de ações de longo prazo.
128 A teoria da responsabilidade social da imprensa surgiu logo depois da Primeira Guerra Mundial, com a teoria libertária.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: No tempo da Primeira Guerra Mundial, a comunicação ainda não tinha chega ao patamar de considerar a gestão completa da empresa, muito menos de agregar conceitos de responsabilidade social (nem se percebia essa necessidade ou papel) ou sustentabilidade.
129 A comunicação organizacional integrada abrange também toda a comunicação interna e administrativa da organização.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Sim, é isso mesmo. Como vimos, os vieses da comunicação organizacional integrada inclui a comunicação interna e administrativa – além da institucional e mercadológica (mas veja que a questão não está dizendo que ela abrange somente, mas também… O que a deixa correta!)
130 Marketing social e cultural são atividades próprias da comunicação institucional.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Sim, o marketing social e cultural são atividades que se voltam a ações na comunidade e que desenvolvem aspectos da cultura local de modo a conectá-las positivamente à imagem da organização.
131 Cabe ao profissional de relações públicas estabelecer diálogo entre a organização e os stakeholders, que são seus públicos estratégicos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: É isso mesmo. O relações públicas de uma organização deve ser capaz de notar e se comunicar com todos os públicos da empresa.
[RECURSO]132 Seminário, workshops e palestras são eventos que podem ser divididos em formais e sociais.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Não encontro na literatura uma classificação que separe esses eventos listados na questão de acordo com o que foi dito. Acredito que essa questão deva ser anulada.
133 Interatividade e atualização simultânea são características próprias do informativo, ou do boletim.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O boletim ou informativo são veículos internos de comunicação que não dão a possibilidade de interatividade ou de atualização simultânea, já que seus suportes não suportam tal funcionalidade.
134 Para cumprir sua função estratégica, as ferramentas de comunicação interna devem privilegiar assuntos que dizem respeito aos empregados.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS:
135 A imagem institucional transmite a personalidade da organização, a qual deve ser compreendida e compartilhada por seus empregados.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: A questão troca identidade por imagem, o que a torna errada. A personalidade da organização, aquilo que ela quer ser e deve ser compreendida e compartilhada por seus empregados é, na verdade, a identidade institucional.
136 A aplicação do Content Marketing em órgãos públicos deve focar o conteúdo, independentemente do perfil do público-alvo, já que a comunicação pública, por natureza, envolve um conjunto de públicos diversificados.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O marketing de conteúdo tem como objetivo conquistar o interesse das pessoas pelos conteúdos e informações para depois engajar vendas. Também é conhecido como marketing de atração, por que desperta o interesse pelos conteúdos ao invés de produtos ou marcas.
137 Antes de operacionalizar a comunicação, é preciso conhecer a missão ou função social da empresa e determinar os objetivos da comunicação.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: É isso mesmo! Para que planejar e executar a comunicação de uma instituição, é preciso conhecer a visão, missão e valores, para que esses norteiem com coerência os objetivos do plano.
138 Recomenda-se a criação de novos perfis em redes sociais para cada campanha da empresa, de forma a ampliar a capacidade de multiplicação de seguidores. Essa estratégia fideliza e atrai novos fãs para temas específicos e de seus interesses.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Na verdade, o ideal é manter a comunicação em uma rede social centralizada em um mesmo perfil, para que as campanhas sejam facilmente ligadas à instituição representada pelo perfil. No entanto, é possível que campanhas muito fortes e com um objetivo específico exijam um perfil separado (mas não independente)… Enfim, a questão está mesmo errada – já que não é recomendando como regra!
139 A publicação de release nas redes sociais sugere pautas aos leitores, constituindo-se como uma estratégia eficaz para alcançar o público final.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: O release deve ser dirigido aos profissionais da comunicação, não a leitores.
140 Webinar emprega recursos de áudio, vídeo e elementos interativos ao vivo ou gravados que possibilitam a interação com um grande número de pessoas.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Webinar ou webnários são cada vez mais comuns e novas ferramentas que possibilitam esse recurso surgem constantemente. Nesses eventos virtuais, são dados seminários ou palestras online, com vídeo e áudio ao vivo ou gravados com a possibilidade de comentários dos ouvintes e respostas espontâneas.
141 Caso um usuário publique comentário ofensivo com conteúdo não relacionado ao tema proposto na rede social de uma organização, será necessário, além de uma conversa privada com o usuário para resolver a questão, manter o comentário ofensivo na rede com uma resposta padrão que sirva de alerta a outros internautas.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Isso não faz muito sentido mesmo, concordo com o gabarito. A questão nem mesmo especifica se o comentário a ofensa do comentário é direcionado à organização ou a um usuário ou a uma classe… Nesses casos, por exemplo, o comentário tem que ser deletado.
142 A produção de vídeos nas redes sociais é recomendada para conteúdos de alta complexidade, mesmo que tenham pouco alcance e relevância.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Na verdade, não existe muitos critérios para a produção em redes sociais. Existem vídeos tutoriais para coisas bem simples ou webinários para assuntos mais complexos… Temos também o crescente número de vloggers ou youtubers que conseguem se promover por meio de vídeos de conteúdo tão livre quanto são os blogs (alguns mais complexos que outros).
143 O Indesign, em comparação com os softwares Corel Draw, Photoshop e Illustrator, apresenta desempenho superior na produção de material de longo prazo, como livros, catálogos, jornais e revistas com mais de quarenta páginas, devido a recursos como páginas mestras, paginação automática, índices, padrões de tipos e cores.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Esses recursos deixam o arquivo menos pesado, o que faz com que ele trave menos, aumentando a produtividade.
144 Na administração pública federal, o agente responsável pela gestão do uso seguro de cada perfil institucional nas redes sociais deve ter o seguinte perfil: capacidade de estabelecer bons relacionamentos interpessoais; interagir e dialogar com as demais áreas presentes nas redes sociais; ser proativo; e, principalmente, conhecer o negócio do órgão ou entidade da administração a que estiver vinculado.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Essas são características para qualquer profissional designado para abastecer uma rede social, seja na esfera pública, privada, federal, estadual…
145 Uma imagem compatível pode ser importada para o Illustrator ou para o Indesign e ser editada durante ou depois da diagramação no Photoshop.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Isso mesmo. Esses programas dão essa possibilidade.
146 Os perfis institucionais mantidos nas redes sociais devem, preferencialmente, ser administrados e gerenciados por equipes integradas exclusivamente por servidores ou empregados públicos federais, ocupantes de cargos efetivos ou militares de carreira, de órgão ou entidade da administração pública.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Já que a questão fala “preferencialmente”, concordo com o gabarito. Se houver no órgão detentor do perfil institucional mantido em rede social um servidores ou empregados público que tenha o conhecimento necessário das redes e do funcionamento da web ele é o mais indicado para gerir e administrar – uma vez que é esperado que essas pessoas saibam mais sobre as ações do órgão do que um terceirizado ou até mesmo uma agência (apesar de essas serem opções, mesmo que secundárias).
147 Em última instância, caso não seja possível obter as informações por meio dos trâmites legais, o repórter pode lançar mão de condutas consideradas ilícitas, com vistas a garantir o pleno direito de acesso à informação.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Que espécie de questão é essa? Se a conduta é ilícita, ela é ilícita – é errado, é ilegal, não tem jeito!
148 Todas as informações devem ser checadas com pelo menos duas fontes de universos diferentes e que representem interesses distintos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Sim, esse é o ideal!
149 As questões atreladas à edição e à manipulação no fotojornalismo surgiram com o advento das tecnologias digitais e a massificação dos softwares de edição, como o Photoshop.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIOS: Não mesmo! Essas questões são bem anteriores até mesmo à foto digital…
150 As técnicas mais utilizadas no fotojornalismo são o recorte (ou cropping), que consiste em redefinir a área de enquadramento de uma imagem qualquer, o dodging e o burning, que constituem ferramentas utilizadas para clarear e escurecer, respectivamente, áreas selecionadas de uma imagem.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIOS: Correto! Essas são técnicas bastante utilizadas fotojornalismo.
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Paolla,
Utilizei apenas as aulas do Estratégia para o concurso DPU - Técnico em Comunicação Social e obtive um bom desempenho. Acertei 66 questões, errei 11 e deixei 3 em branco: 55 pontos líquidos. Não respondi 3 questões porque não sabia do que se tratava. Errei algumas por falta de atenção. De modo geral, o curso atendeu 95% do que foi pedido na prova. Em todos os rankings apareço em primeiro lugar, não apenas para o RS, mas considerando todo o país.
Valeu.
Parabéns pela maneira de apresentar seus comentários às questões da prova, transcrevendo os enunciados. Isso facilita muito. Valeu.
Compartilho com vcs minha aprovação em 1º lugar para Técnico em Comunicação Social - Jornalismo no concurso da DPU para o Rio Grande do Sul. Valeu.