Comentários às questões de Auditoria Governamental do concurso de ACE do TCDF
Prezados alunos,
O CESPE/UnB divulgou o gabarito preliminar das provas do concurso do TCDF.
Em princípio, concordamos com a posição da banca nas questões comentadas abaixo, do cargo de Auditor de Controle Externo.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Boa sorte nos recursos.
A respeito das normas de auditoria governamental estabelecidas pela INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions) e pelo TCDF, julgue os itens a seguir.
81 Quando, em um parecer de auditoria, se fizer referência à economicidade de determinada aquisição de bens ou serviços realizada por órgão público, se estará referindo à oportunidade de redução de custos na compra auditada, mantendo-se um nível adequado de qualidade.
Comentários:
Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, economicidade é a variação positiva da relação custo/benefício, na qual se busca a otimização dos resultados na escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios, que revela a atenção da gestão com o bom uso qualitativo dos recursos financeiros. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: C
82 É responsabilidade dos tribunais de contas garantir que todas as pessoas físicas ou jurídicas encarregadas da administração de bens ou valores públicos prestem contas dos recursos utilizados nos prazos e nas condições estabelecidas por lei.
Comentários:
Embora não seja o titular do controle externo (a titularidade é do Poder Legislativo), sua função constitucional de julgar as contas dos gestores traz a responsabilidade por garantir que essas contas sejam apresentadas. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: C
83 A auditoria interna consiste na realização de atividades estabelecidas ou providas como um serviço direcionado à entidade e inclui, entre outros, o exame, a avaliação e o monitoramento da adequação e efetividade dos controles internos.
Comentários:
A auditoria interna propõe ações a serem implementadas pela administração visando a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos, controles internos e governança corporativa. Uma de suas atividades é a avaliação dos controles internos. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: C
84 Com a finalidade de manter a independência dos trabalhos de auditoria, as informações acerca do objeto da auditoria devem ser obtidas pelo auditor sem a colaboração da administração do órgão ou projeto a ser auditado ou daqueles encarregados de sua governança.
Comentários:
Deve haver uma colaboração estreita entre o auditor e os responsáveis pela gestão. Assim, a assertiva está incorreta e concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: E
Julgue os próximos itens, relativos às orientações do Manual de Auditoria do TCDF e às definições de amostragem estatística em auditoria.
85 Aplicando o devido zelo profissional, a equipe de auditoria elimina certamente a margem de erro própria dos trabalhos realizados por amostragem ou outros sistemas de testes equivalentes.
Comentários:
Não há como eliminar o risco de detecção, ou seja, o risco de que o auditor não detecte uma distorção relevante que possa existir no objeto auditado. A auditoria é realizada por meio de amostragem, testes e procedimentos. O que se pode concluir é por uma razoável segurança de que o trabalho foi realizado corretamente. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: E
86 Em uma auditoria, o trabalho de campo, se necessário, poderá ser realizado por equipe distinta daquela encarregada do planejamento e do levantamento preliminar correspondente a essa auditoria.
Comentários:
Vimos em nossa aula 3 que a equipe encarregada de realizar os trabalhos de campo não é necessariamente aquela responsável pela fase de levantamento preliminar de auditoria (embora seja desejável que alguns de seus membros se mantenham na equipe). Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: C
87 As conclusões do auditor responsável em relação à entidade auditada não fazem parte dos documentos de apoio, uma vez que devem constar no parecer final de auditoria, observados os aspectos de clareza e objetividade.
Comentários:
Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, e conforme vimos em nossas aulas, deve-se documentar todas as etapas do processo de auditoria, notadamente a obtenção de evidências, visando fundamentar os achados e a conclusão da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com o planejamento e com as normas aplicáveis. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: E
Considerando as Resoluções – TCDF n.º 38/1990 e n.º 102/1998, julgue os itens subsequentes acerca de procedimentos em processos de tomadas e prestações de contas.
88 Considere que determinada autoridade administrativa responsável por órgão público do DF tome conhecimento da ocorrência de fato lesivo ao patrimônio público. Nesse caso, a referida autoridade deverá adotar providências para regularizar a situação ou reparar o dano. Caso a regularização ou reparação do dano não ocorra no prazo legal, a autoridade deverá instaurar tomada de contas especial, sob pena de ser considerada responsável solidária.
Comentários:
A questão apresenta corretamente os passos a serem tomados pela administração para o ressarcimento do dano, inclusive deixando claro que deverá esgotar as medidas administrativas antes da instauração da TCE. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: C
89 Em uma tomada de contas especial que envolver montante total inferior à quantia fixada em legislação complementar, dispensa-se o pronunciamento do dirigente do órgão ou entidade onde ocorreu o fato em relação aos procedimentos de apuração das responsabilidades.
Comentários:
Não há relação entre o valor de alçada citado na questão e o pronunciamento dos responsáveis, o que torna a assertiva incorreta. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: E
90 O parecer conclusivo do conselho fiscal ou órgão equivalente de controle interno das autarquias e fundações públicas do DF deve ser elaborado após a prestação de contas junto ao TCDF.
Comentários:
Vimos em nossas aulas que as prestações de contas dos dirigentes das autarquias e fundações deverão constituir-se, dentre outros documentos, de parecer conclusivo do Conselho Fiscal ou órgão equivalente, com indicação das irregularidades apuradas no exame das contas e no desempenho de suas atribuições, no período, e da situação dos dirigentes responsáveis perante os cofres da entidade. Ou seja, o parecer em questão faz parte do processo, e não será elaborado após o processo. Dessa forma, concordamos com o gabarito.
Gabarito preliminar: E