Comentários ao tema de redação do TRT-6 – “Conflitos que surgem com a diversidade”
Estrategianos, tudo em paz?
Aqui é o Professor Raphael Reis, do Núcleo de Redação do Estratégia Concursos. Trabalho também com as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia.
Os nossos guerreiros fizeram a dura prova do TRT-6, cujo tema da prova discursiva (redação) perpassou pela ideia de “Comunicação e conflitos que surgem com a diversidade”. Esses temas foram trabalhados nas rodadas temáticas do nosso curso, especificamente na 1ª rodada (cultura e ideologia) e na 3ª rodada (meios de comunicação).
Tema bem legal e pertinente, não é mesmo? Aliás, temas que exploram a temática sobre diversidades estão presentes em várias provas organizadas pela Fundação Carlos Chagas.
Sem mais delongas, vamos comentar o tema, lembrando que é somente uma possibilidade, isto é, existem várias outros caminhos argumentativos. Segundo o texto motivador
“Existe uma aldeia global do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista da recepção a diversidade é extraordinária, e isso significa que pode acontecer o inverso do que a comunicação pretende. O Objetivo dela é aproximar as pessoas. E daí o que acontece? Quando elas se aproximam, percebem que existem mais diferenças entre elas do que semelhanças. A dificuldade da comunicação não é gerir a semelhança, mas a diferença”.
Palavras-Chave: globalização, diversidades, comunicação, proximidade das pessoas (diferenças culturais), gerir os conflitos que advém da diferença.
Introdução: o candidato poderia fazer uma ambientação do tema apontando que os conflitos advindos das mais distintas diversidades são intensificadas na Modernidade Líquida, marcada pelas fragilidades nas relações humanas e institucionais, conforme as reflexões de Zygmunt Bauman.
1º parágrafo argumentativo: o candidato poderia defender que há uma dificuldade em nossa atualidade de se conviver com aquilo é diferente, o que resulta em situações de intolerância. Para fundamentar o argumento, o candidato poderia utilizar o recurso argumentativo da exemplificação, citando e explorando casos de xenofobismo, de intolerância religiosa, de intolerância política, etc.
No 2º parágrafo argumentativo: defender que o gerenciamento de conflitos só pode existir numa sociedade plural, na qual o contato com o outro perpasse por uma concepção de cidadania terrestre-global. A fundamentação poderia ser alicerçada por meio do conceito de cidadania terrestre/global do sociólogo Ulrich Beck, que defende a necessidade de considerar as pessoas como cidadãos globais, e não como pertencente a uma única nação, o que diminuiria vários conflitos como, por exemplo, o nacionalismo e a aversão ao outro.
Conclusão: retomar a tese e reforçar que a comunicação deve privilegiar a alteridade, isto é, o reconhecimento da existência e da importância do outro como um caminho para gerir positivamente as diferenças.
Espero que vocês tenham tido um excelente resultado! Mande-me notícias!
Lista de possíveis temas que a banca FCC pode cobrar:
Siga-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.
Telegram: t.me/profraphaelreis
Conheça nossos cursos: