Artigo

Comentários à parte II de Informática Avançada para Usuários – Área 5

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para comentar a parte de Informática Avançada para Usuários, naquilo que coube  a mim ministrar para este concurso. Conforme esperado, a preparação do candidato que encontra conteúdo de TI em seu edital deve ser no mesmo nível do candidato de TI. Encontrar duas questões envolvendo linguagem de programação, embora não fossem difíceis, é um desafio desleal, em especial para quem é penalizado quando marca um item incorretamente. As questões de COBIT exigiam a leitura crua do framework, tarefa que recomendo a todos os meus alunos.

Sem mais delongas, vamos às questões:

89 Em C#, o comando goto transfere a execução do programa diretamente para um ponto de marcação específico. O exemplo abaixo apresenta uma sintaxe correta para esse comando.
public class Teste
   {
      static void Main()
         {
            int x = 200;
               if (x > 10)
                  {
                  goto Maior;
                  }
      Console.WriteLine(“Menor ou igual a 10”);
         goto Finish;

      Maior:
         Console.WriteLine(“Maior do que 10”);
   Finish:
      Console.WriteLine(“Fim”);
      }
   }

Comentários: A assertiva apresenta um comando, o goto, e o descreve. A seguir, pergunta se o código apresentado apresenta uma sintaxe correta para esse comando. No caso, o goto foi empregado corretamente. CERTA.

 

90 Páginas ASP.NET podem ser escritas em Visual Basic ou C#. O exemplo abaixo, escrito em C#, apresenta uma sintaxe correta do comando for para a impressão do resultado.
<html>
<body>
for (var x = 1; x <11; x++)
{
<p>Número %dx</p>
}
</body>
</html>

Comentários: O código acima contém uma pegadinha. var não armazena valor numérico! Para utilizar um incremento do tipo ++, a variável deveria ser inteira (int). Perceba que a variável da assertiva anterior é um inteiro. ERRADA.

 

96 Os níveis de maturidade no COBIT são mensurados de maneira precisa por meio da efetivação dos objetivos de controle em uma escala de 0 a 5. Ou seja, cada processo encontra-se em um nível de maturidade, de modo que é possível avançar para o próximo nível somente quando forem cumpridas todas as condições do nível inferior.

Comentários: O COBIT classifica os níveis de maturidade de uma maneira um pouco diferente do CMMI. Eles não são designados como um modelo inicial, onde não se pode avançar para o próximo nível sem antes ter cumprido todas as condições do nível inferior. Com os modelos de maturidade do CobiT não há intenção de medir os níveis de maneira precisa ou tentar certificar que aquele nível foi exatamente atingido. A avaliação de maturidade do CobiT espera resultar em um perfil em que as condições relevantes para diversos níveis de maturidade serão atingidas. ERRADA.

97 Política Planos e Procedimentos é um requisito de controle genérico que descreve e comunica os objetivos específicos para a efetiva execução de cada processo de TI, assegurando que eles estejam ligados aos objetivos de negócios e que sejam suportados por métricas apropriadas.

Comentários: Políticas, Planos e Procedimentos são um atributo de maturidade, que compõem o modelo qualitativo genérico de maturidade. Relacionam as características de como os processos de TI são gerenciados e fornecem um perfil genérico dos estágios de maturidade. ERRADA.

98 O gerenciamento de portfólio de serviço de TI é um processo do estágio Estratégia de Serviço responsável pela definição e manutenção da perspectiva, da posição e padrões de uma organização com relação aos seus serviços e ao gerenciamento desses serviços.

Comentários: O nome correto do processo é Gerenciamento da Estratégia de Serviço de TI. Pegadinha! ERRADA.

99 Service Desk e Gerenciamento de Aplicações são funções do estágio Transição do ITIL.

Comentários: O Estágio correto é a Operação de ServiçosERRADA.

100 A fim de facilitar a obtenção de dados dos ativos auditados, os acessos às ferramentas de auditorias devem ser disponibilizados juntamente com os sistemas em  operação.

Comentários: Se as ferramentas de auditoria estiverem juntas aos sistemas em operação, o objetivo nº 1 do funcionário vai ser “passar” pela auditoria, e não trabalhar corretamente. Segundo palavras da norma, “convém que o acesso às ferramentas de auditoria de sistema de informação seja protegido, para prevenir qualquer possibilidade de uso impróprio ou comprometimento.” ERRADA.

Portanto, não vejo possibilidade de recursos para a parte objetiva da prova. A respeito da questão discursiva, prefiro fazer um artigo à parte.

Até a próxima!

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.