Comentário sobre a prova atualidades PMPA.
Olá Pessoal. Um breve comentário sobre as provas de atualidades do concurso de soldado e oficial do estado do Pará.
Analisei a prova amarela. Na prova de soldado o edital foi muito bem explorado. As 8 questões foram simples, claras e objetivas, como esperava da FADESP. Os assuntos cobrados foram:
- Água, explorando a questão dos aquíferos e a teoria dos rios voadores. Essa teoria estava em nosso material na aula dois e fomos o único curso a abordar esta teoria. O aluno do Estratégia soube diferenciar manancial e aquífero.
- Populações indígenas.
- A usina de Belo Monte e seus impactos socioespaciais.
- A concentração de terras, conflitos e o MST.
- A Pecuária e a modernização tecnológica.
- Movimentos sociais e a influência da Igreja Católica. No curso e nas vídeo aulas, foram exploradas as características religiosas, pois não é só a irmã Dorothy: As quebradeiras de coco e o movimento seringalista surgiu na Igreja.
- A expansão da fronteira agrícola e a importância da soja.
- Recursos minerais.
Todos os temas foram minuciosamente trabalhados e nosso aluno certamente fez a prova com muita tranquilidade, pois o material acertou em cheio a abordagem da prova. Peço a todos os alunos que enviem seus comentários sobre o resultado do certame, pois isso nos alegra muito: Levá-lo ao sucesso. Gabaritemos, guerreiros do estratégia.
Também analisei a prova amarela de oficial. Este certame surpreendentemente me decepcionou em atualidades. O edital foi devidamente explorado mas sem a mesma qualidade que a banca fez a prova de soldado. Foram 5 questões sobre os seguintes temas:
- Usina de Tucuruí e a reivindicação dos movimentos sociais que surgiram como MAB.
- Conflitos e grilagem de terras.
- Lei Kandir.
- Impactos ambientais provocados por resíduos.
- Transportes e infraestrutura no estado.
A prova foi simples. Todas foram devidamente tratadas no material escrito e vídeos, mas a questão sobre resíduos e grilagem foram as mais complicadas. A primeira explorou de forma limitada o tema, de grande abrangência e não selecionou o candidato com conhecimentos gerais sobre o assunto, e a segunda, belíssima questão, dificultou ao relacionar a grilagem e conflitos aos direitos humanos.
Recebi algumas dúvidas quanto a possibilidade de anulação, mas não há nenhuma questão passível de recurso em atualidades.
É isso aí pessoal.
Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso.
Professor Sérgio Henrique