Olá, pessoal!
Estou aqui para falar um pouquinho sobre os temas da discursiva-redação.
Conforme esperávamos, os temas relacionaram-se à atualidade, de cunho abstrato, mas você poderia fazer links com conhecimento da parte objetiva da prova.
Não houve textos motivadores maiores. Houve, sim, apenas um texto, que de certa forma indicou o caminho a seguir.
Dessa feita, a leitura do texto motivador foi imprescindível para se traçar a correta linha argumentativa.
Falarei, por enquanto, sobre o tema da discursiva-redação da prova de Técnico Judiciário.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO – 2017
Técnico Judiciário – Área Administrativa – Prova I09
O equilíbrio entre os corpos sociais é bastante difícil e exige que não se simplifiquem ou meramente se oponham campos como religiosidade, direitos humanos e diferentes culturas. Frente a tamanha complexidade, se as leis não abarcam todos os casos sem incorrer em injustiça, resta-nos talvez o princípio da equidade.
Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo seu ponto de vista.
E então? Qual é o tema?
Qual o nosso ponto de vista?
Ora, o tema é um resumo das palavras-chave do texto.
Entendemos do texto que deve haver equilíbrio entre religiosidade, direitos humanos e diversidade cultural.
Para escrevermos, devemos pensar: Por que este tema é tão importante?
Devemos escolher duas ou três ideias-força sobre este tema. Quais seriam?
Deve-se atentar quanto à afirmação de que as leis não abarcam todas as adversidades entre eles. Mas devemos nos posicionar com a noção da equidade, do equilíbrio entre eles.
Uma sugestão seria um roteiro com três ideias-força, conforme as palavras-chave do texto motivador, dando a devida argumentação sobre:
Argumento 1: religiosidade
Argumento 2: direitos humanos
Argumento 3: diversidade cultural
Assim, seria natural um texto com 5 parágrafos, cuja introdução mencionaria uma ambientação geral, a importância do tema. Um destaque seria a inserção de palavras-chave do corpo do texto na introdução:
Já estou ouvindo você perguntar: "Mas Terror, o que são esses tais 'Elementos de fundamentação'"?
Bom, como conversamos em nossas aulas, os temas possíveis para a prova poderiam ser abstratos e nós teríamos que trazê-los para algo concreto. Assim, devemos inserir os elementos de fundamentação. Neste caso, cabem os fatos noticiados na mídia, a menção a autores notórios na área, a especilaistas no assunto, fatos históricos, dados de pesquisa, amparo legal etc.
Quanto à fundamentação da primeira ideia-força, são vários os casos de intolerância religiosa (o Terrorismo é uma prova concreta mais basilar). Além disso, a própria Constituição Federal, em seu artigo 5°, prevê que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.
Ademais, cabe lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos proclama que (i) toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; (ii) de opinião e de expressão; e (iii) que a educação deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos étnicos ou religiosos.
Para a confirmação da importância da preservação dos direitos humanos, há a própria Declaração Universal dos Direitos Humanosa. Além disso, a Constituição Federal, no seu artigo 4°, afirma que a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pela prevalência dos direitos humanos.
Para comprovação da necessidade da preservação das diferentes culturas, nada mais cabível que a própria história do Brasil: uma alusão ao passado de construção social, econômica e política do Brasil nos confirma tal relevância. Além disso, o artigo 215 Constituição Federal garante a liberdade de expressão cultural e valoriza sua diversidade.
O que falei acima é apenas umadas possibilidades de direcionamento argumentativo, conforme o texto, o tema subentendido.
Outras linhas argumentativas poderiam ter ocorrido, mas aqui eu apenas tracei aquilo que estava mais evidente e que possivelmente é a que a banca já espera do candidato.
Devemos nos lembrar de que o final do texto motivador nos conduz à questão da equidade, conforme também as previsões legais, as questões éticas de conduta social etc.
Bom, pessoal, como falei nos vários aulões de redação, ao saírem as notas e os espelhos da redação ficarem disponíveis, entrem em contato com minha equipe o quanto antes, para que possamos ajudar na elaboração dos recursos.
O e-mail é o seguinte: redacao@terrorportugues.com.br
Sabemos que o volume vai ser grande e estamos nos preparando para ajudá-los gratuitamente.
Logicamente, não conseguiremos atender a todos, por isso é importante enviar rapidamente.
Um grande abraço a todos!
Décio Terror
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Sei q. não é o assunto aqui abordado, mas fico a me perguntar como esse pessoal da FCC corrige as redações. Que critérios utilizam? Sim, no edital tem normas sobre a pontuação dos itens. Mas, penso q. na maior parte dos casos os corretores são benevolentes, dão muita notas altas, a maioria passa dos 9. Digo isso pelo q. acompanho dos editais de resultado final pra Tribunais. No fim das contas, vê-se muitos analistas c/ notas superiores aos técnicos, o que deverá mudar agora, pois a redação pros últimos foi uma mudança recente.
Só fico curioso mesmo.
Olá, Lucas!
Venho estudando cada passo das bancas e me dedico especialmente às bancas FCC e CESPE.
A forma de correção é como nós comentamos nas aulas gratuitas no meu canal do You Tube e no do Estratégia.
O conhecimento do tema é importante, mas a organização das ideias no texto, sua estrutura, a linguagem formal, simples e direta fazem toda a diferença.
Quem teve a redação corrigida é quem estava num grupo seleto das notas mais altas, e são poucos em relação à grande massa de candidatos.
Certamente, essas pessoas estudaram bastante a redação.
Por isso há essas notas altas também na articulação do texto.
Grande abraço!
Sou péssima em redação e fiz tudo isso.
Os parágrafos, os pontos chaves, os argumentos...
Acho que vou chorar até de emoção ;-;
Que bom, Aline!
Esperamos que dê tudo certo.
Se não der, envie para nós o espelho da redação e a nota para verificarmos o que podemos ajudar.
O e-mail está no artigo.
Grande abraço!
Olá professor,
Quanto mais se aproxima minha prova e vejo o que vem caindo, vou ficando desesperada. Achei o programa do TRF imenso e trabalho o dia todo, não tenho como competir com quem tem quem banque e fica o dia todo estudando. Eu querendo tempo e de repente quem o tem, deixa passar.
Atenciosamente.
Sheila
Oi, Sheila!
Não se desespere!
Olhe, para você ter uma ideia, acredito que todos os professores aqui do Estratégia fizeram os concursos trabalhando. No meu caso não foi diferente!
Nada é fácil mesmo e sabe de uma coisa: é isso que fortalece o nosso estudo, porque, a cada tempinho livre, a gente está estudando.
Quem tem tempo passa, mas também quem trabalha e estuda consegue.
Você terá sua chance!
Acredite no seu potencial!
Abração e muito sucesso!
Show professor Décio!
Boas palavras motivacionais para as alunas acima...
Prof, tenho dificuldade na argumentação.. O quê expor, como expor...
Poderia me ajudar?
Perdão, prof! A dificuldade é na fundamentação...
Me dê umas dicas?
Muito boas as dicas.
Professor vc é muito fera.. me amarro nas suas videos.. De português, é o melhor pra mim.
abraços.