QUESTÃO 32 – Assinale a opção que apresenta áreas de conhecimento restritas à perspectiva orientada a processos do BPM CBOK3.
A organização do gerenciamento de processos, análise de processos e gerenciamento do ciclo de vida dos produtos
B gerenciamento de processos de negócio, gerenciamento de projetos e gestão do conhecimento
C desenho de processos, modelagem de processos e garantia da qualidade dos processos
D gerenciamento corporativo de processos, análise de processos e gerenciamento do desempenho de processos
E gerenciamento de processos de negócio, transformação de processos e tecnologias de BPM
Comentário: As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento dos Processos de Negócio. Podemos analisar os processos sob duas perspectivas distintas, essa separação pode ser visualizada na figura abaixo:
Gabarito: E.
QUESTÃO 33 – Uma ampla implementação organizacional de BPM (business process management) requer, obrigatoriamente, a
A prescrição de uma estrutura organizacional, uma metodologia ou um conjunto de ferramentas.
B instituição de novas disciplinas, entre as quais se inclui o gerenciamento de desempenho e de portfólio de projetos.
C definição de novas estratégias organizacionais e de indicadores de desempenho.
D otimização do desenho de processos alinhada aos objetivos estratégicos, por meio de novas capacidades.
E contratação de consultoria especializada que ofereça suporte a essa complexa implementação.
Comentário: As organizações só podem agregar valor a seus clientes, a si mesma e demais partes interessadas através de processos de negócio interfuncionais. É através de seus processos de negócios que uma empresa executa sua estratégia. Os processos de negócios devem, portanto, ser geridos e otimizados continuamente – isto é BPM (Business Process Management).
Ou seja, BPM ou Gerenciamento dos Processos de Negócio é uma abordagem disciplinada para: Identificar, Desenhar, Executar, Documentar, Medir, Monitorar, Controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não, para alcançarmos resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.
Desta forma, podemos encontra a resposta para a questão na alternativa D.
Gabarito: D
QUESTÃO 34 – Assinale a opção correta a respeito de indicadores de processos de negócio.
A Indicadores representam informações verdadeiras e corretas, de modo que não induzem a conclusões equivocadas a respeito da realidade.
B Indicadores de resultados (outcome) monitoram o efeito e não permitem mais a alteração de dado resultado.
C Indicadores consistem em uma representação descritiva e intuitiva acerca da efetividade de alcance de uma estratégia organizacional; para facilitar sua interpretação, deve-se atribuir uma referência ou um alvo.
D Indicadores direcionadores (drivers) monitoram, sobretudo, o provável efeito antes mesmo da causa e se caracterizam pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.
E Indicadores e métricas de problemas organizacionais nem sempre são necessários para uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos.
Comentário: Indicadores de desempenho de processos, também chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator) estão focados em como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice (normalmente representado por um número) que retrate o andamento do processo como um todo ou em parte.
De acordo com o BPM CBOK, “Indicador é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo. ”
Ao definir indicadores com o objetivo de monitorar o desempenho dos processos, muitas organizações definem seus painéis de monitoramento com base em métricas que focam apenas no resultado desejado e perdem, assim, a valiosa oportunidade de monitorar não apenas o resultado do processo, mas a sua execução. Dessa forma, o resultado é conhecido apenas quando não há mais nada a se fazer para que a conclusão do processo seja favorável à organização. Para evitar essa situação, é necessário definir dois tipos de indicadores:
Indicadores direcionadores (drivers), que monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.
Indicadores de resultados (outcome), que monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.
Vejam um painel que apresenta diferentes tipos de indicadores:
Gabarito: B
QUESTÃO 35 – A respeito das tecnologias e técnicas de mapeamento, modelagem e melhora de processos de negócio, assinale a opção correta.
A SOA (service oriented architecture) e EAI (enterprise application integration) são tecnologias utilizadas para o mapeamento de processos.
B Durante a modelagem de processos, são utilizadas as BRMS (business rules management systems) e a BPA (business process analysis).
C A BAM (business activity monitoring) contribui para a arquitetura e a melhoria de processos de negócio.
D As BRMS (business rules management systems) são utilizadas para a execução da melhoria de processos.
E As tecnologias de BPA (business process analysis), EA (enterprise architecture) e repository são utilizadas para modelagem de processos.
Comentário: Vejamos cada uma das definições que aparecem nas alternativas que são classificadas como tecnologias para gerenciamento de processos de negócio:
Business Process Analysis (BPA) – Tem por objetivo a modelagem em múltiplas dimensões. Essas ferramentas de modelagem (BPA) permitem diagramar fluxos de processos com detalhe de informações sobre operações, problemas, volume e oportunidades com a utilização de símbolos e conectores. Para evitar problemas é necessário padronizar a utilização de símbolos e terminologias que serão adotadas.
Enterprise Architecture (EA) – A finalidade é modelar negócios por meio de fluxos de trabalho, fluxo de dados, uso de dados e aplicações conectadas aos fluxos. É baseada no domínio técnico, relacionando hardware e software ao negócio. Possui uma visão de nível mais alto, um modelo central. Permite observar como as atividades se conectam e como os dados fluem entre elas, porém não permitem a simulação ou decomposição em níveis mais detalhados.
Business Rules Management Systems (BRMS) – O foco é estabelecer as regras do negócio, formalizá-las e organizá-las, podendo demonstrar quem fará algo, o que será feito, quando será feito, por que será feito e como será feito e controlado. É um processo técnico que demanda treinamento e experiência. É preciso cuidado, pois regras muito complexas podem tornar o processo lento, devendo atentar-se às melhores práticas do processo.
Business Process Management Suite (BPMS) – É considerada a linguagem universal para notação em BPM. Tem a finalidade de reunir um pouco de cada uma das ferramentas vistas anteriormente, busca a modelagem de processo e fluxo de trabalho, a definição de regras e ainda permite a simulação das operações de cenários possíveis, a automatização de processos e ainda e ainda a avaliação de resultados baseada em acompanhamento de desempenho, monitoramento e controle de atividades.
Business Activity Monitoring (BAM) – Baseado no monitoramento e medição de desempenho das atividades de negócio, através do reporte do desempenho em tempo real, produz alertas de não conformidades que permitem adotar medidas corretivas para a resolução de problemas e a otimização e melhoria do processo.
Service Oriented Architecture (SOA) – A Arquitetura Orientada a Serviços nada mais é do que um conjunto de princípios de desenhos de infraestrutura que prove suporte para o BPMS. SOA é puramente Tecnologia da Informação, se dá através de interface e implementação de dados.
Enterprise Application Integration (EAI) – O EAI é um suporte na implementação da SOA. Cria modelos de comunicação, aceleradores, adaptadores entre o meio de comunicação e as aplicações em si, que são utilizados para acessar dados de sistemas legados, traduzindo dados de um certo formato para o formato utilizado na plataforma seguinte.
Enterprise Repository – Também servindo de suporte ao BPMS é um repositório corporativo para a armazenagem de informações sobre o funcionamento da organização. Geralmente incluem conteúdos sobre o dono do processo, o que faz o processo, as ligações entre atividades, qual a tecnologia e o controle utilizados, os gatilhos e resultados esperados, os problemas mais comuns, capacidade, as métricas, as regras entre outros.
Agora vamos ver como essas tecnologias estão relacionadas com a implementação das atividades presentes em um fluxo de BPM.
Analisando a tabela acima podemos visualizar que as tecnologias que auxiliam no mapeamento, modelagem e melhora de processos de negócio são BPA (business process analysis), EA (enterprise architecture) e repository. Desta forma podemos verificar nossa resposta na alternativa E.
Gabarito: E
QUESTÃO 36 – De acordo com o BPM CBOK 3, o mapeamento de processos
A realiza a diagramação e engloba o trabalho de captura de medidas de desempenho de processos e a criação de métricas e indicadores.
B realiza uma diagramação em alto nível.
C considera a perspectiva do cliente (outside in) e tem relação com o valor intrínseco e não percebido.
D analisa as restrições e rupturas que interferem no desempenho do processo.
E garante mais precisão que a diagramação e tende a agregar maior detalhamento acerca não somente do processo, mas também de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como eventos e resultados.
Comentário: Segundo o BPM CBOK V3.0, o mapeamento de processos implica maior precisão do que uma diagramação e tenderá a agregar maior detalhes acerca não somente do processo, mas também de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados. Mapas de processos tipicamente fornecem uma visão abrangente dos principais componentes do processo, mas variam de níveis mais altos para níveis mais baixos de detalhamento.
Pelo texto acima, podemos assinalar nossa resposta na alternativa E.
Gabarito: E
QUESTÃO 37 – Descrição das figuras: A primeira figura mostra uma folha de papel em branco; a segunda figura mostra uma folha de papel com uma seta branca na parte superior; a terceira figura mostra uma folha de papel com uma seta preta na parte superior e três barras verticais, centradas, na parte inferior do papel. De acordo com a BPMN (business process modeling notation), as figuras descritas representam, respectivamente,
A documento impresso, documento impresso recebido e documentos impressos enviados.
B objeto de dado, dados de entrada e coleção de dados de saída.
C dados de entrada, dados de saída e coleção de dados de entrada.
D documento impresso, documento impresso de saída e coleção de documentos de entrada.
E dados, dados enviados e saída de dados enviados.
Comentário: Para responder a essa pergunta podemos analisar a figura abaixo que trata dos objetos de diagramação relacionados a dados presentes no BPMN:
Observamos, portanto, os objetos de dado, dados de entrada e coleção de dados de saída, que confirmam o gabarito da questão na alternativa B.
Gabarito: B
QUESTÃO 47 – O ECM (enterprise content management) é
A um sistema integrado de gestão empresarial voltado para o gerenciamento de conteúdo corporativo e composto por um conjunto de tecnologias, ferramentas e métodos que a organização utiliza para distribuir conteúdo digital.
B uma metodologia de medição e gestão de desempenho empresarial voltada para o gerenciamento de conteúdo de business intelligence.
C um conjunto de modelos algorítmicos para estimativa de custos empresariais com base na governança de T I.
D uma estratégia de negócio que reúne vários processos de forma organizada e integrada e que emprega sistemas integrados de gestão corporativa, com foco no cliente, para o entendimento e a antecipação das necessidades e dos potenciais de uma empresa.
E uma gestão da cadeia de suprimentos que envolve o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com abastecimento/aquisição (compras), produção (manufatura) e todas as atividades de logística.
Comentário: Uma definição plausível para ECM, que está presente na literatura especializada é a seguinte: “Enterprise Content Management (ECM) é uma combinação dinâmica de estratégias, métodos e ferramentas usadas para captar, gerenciar, armazenar, preservar e distribuir conteúdo e documentos relacionados a processos organizacionais, durante todo seu ciclo de vida. ”
Essa definição corrobora com a alternativa A que se apresenta como resposta da questão.
Gabarito: A
QUESTÃO 49 – O BPM (business process management)
A é uma linguagem utilizada na modelagem de processos e que permite representar um sistema de forma padronizada, com o intuito de facilitar a compreensão da pré-implementação do software.
B é uma linguagem padrão voltada para a especificação de processos de negócios abstratos a partir de ações de processos de negócio com web services.
C trata de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e os processos possam ser gerenciados, o que possibilita uma melhor tomada de decisões e uma visão do negócio como um todo.
D trata de como os processos devem ser gerenciados, com foco no gerenciamento de projeto que contemple quatro elementos integrados: princípios, temas, processos e ambiente do projeto.
E é um diagrama cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões acerca de um problema prioritário em processos diversos; tal diagrama permite analisar causas e efeitos de eventuais problemas nos processos.
Comentário: Segundo o CBOK V3.0, BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.
Percebam que o texto acima está relacionado diretamente com a alternativa C. Sendo está nosso gabarito para a questão.
Gabarito: C
Tabela 3A6AAA
dados da tabela:
ID; nome; idtipo; preco
25; creme; 3; 11,50
31; arroz; 4; 12,50
34; leite; 1; 14,00
42; sabão; 5; 11,00
46; carne; 1; 12,75
48; shampoo; 5; 12,30
58; azeite; 1; 13,25
QUESTÃO 54 – Considerando-se os campos e dados contidos na tabela 3A6AAA,
denominada tbproduto, é correto afirmar que o comando SQL
A SELECT MAX(preco) FROM tbproduto WHERE idtipo
igual a 5 ponto e vírgula
retornará 14,00 como resultado.
B SELECT sum(preco) FROM tbproduto WHERE idtipo
igual a 5
GROUP BY preco
HAVING preco menor que 14 ponto e vírgula
retornará dois registros.
C SELECT sum(preco) as total FROM tbproduto
WHERE idtipo in (1,5) and nome like abre aspa
simples porcentagem e fecha aspa simples group
by idtipo having sum(preco) maior que 13 ponto e vírgula
retornará 26,00 como resultado.
D SELECT nome FROM tbproduto WHERE idtipo not in
(5) and preco maior que (select min(preco)
from tbproduto where idtipo igual a 1) ponto e vírgula
retornará apenas leite como resultado.
E SELECT asterisco FROM tb produto WHERE preco
BETWEEN 10 AND 12 ponto e vírgula
retornará cinco registros.
Comentário: Finalmente uma questão de banco de dados. Nesta prova tivemos duas questões relacionadas à SQL. Primeiramente achei estranho a opção do CESPE de trocar os elementos sintáticos do SQL pelas palavras correspondentes, por exemplo, asterisco, ponto e vírgula e igual.
Vamos comentar cada uma das alternativas. Na letra A, o retorno seria 11,00 e não 14,00, pois o resultado intermediário é filtrado pelo idtipo=5. A alternativa B é a nossa resposta.
A alternativa C vai somar os preços de todos os produtos que terminam com a letra e (nome like “%e”), totalizando, 51,50. Já a letra D vai retornar os nomes leite e azeite, que são todos os elementos que não pertencem ao grupo 5 e os respectivos preços são maiores que 12,75 (menor preço do tipo 1). Por fim, a alternativa E retornará apenas 2 registros.
Gabarito: B.
Tabela 3A6AAA dados da tabela:
ID; nome; idtipo; preco
25; creme; 3; 11,50
31; arroz; 4; 12,50
34; leite; 1; 14,00
42; sabão; 5; 11,00
46; carne; 1; 12,75
48; shampoo; 5; 12,30
58; azeite; 1; 13,25
QUESTÃO 55 – Assinale a opção que apresenta o comando SQL correto para se incluir um novo campo idcategoria do tipo INT nos dados da tabela 3A6AAA, denominada tbproduto.
A ALTER TABLE tbproduto INSERT idcategoria INT
ponto e vírgula
B ALTER TABLE tbproduto ADD COLUMN idcategoria
INT ponto e vírgula
C UPDATE TABLE tbproduto ADD COLUMN idcategoria
INT ponto e vírgula
D ADD COLUMN idcategoria INT IN TABLE tbproduto
ponto e vírgula
E UPDATE TABLE ADD COLUMN idcategoria INT
IN tbproduto ponto e vírgula
Comentário: Vejam que a questão pede uma alteração na tabela, que deve ser feito por meio do comando ALTER TABLE usando a cláusula ADD COLUMN. De posse deste conceito básico sobre o comando, poderíamos logo de cara excluir as opções A, C, D e E. :) Encontramos, portanto, nossa resposta na alternativa B.
Gabarito: B
Voltamos em breve com mais questões de banco de dados e BI comentadas.
Forte abraço e bons estudos,
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