Coaching para Concursos: Mitos e Verdades que você deveria saber
Nos últimos anos, o coaching para concursos vem ganhando cada vez mais destaque no universo dos concurseiros. Contudo, podemos dizer que ainda é uma ferramenta muito nova no mundo dos concursos.
Após pesquisar bastante sobre o tema, resolvi escrever um artigo com a finalidade de mostrar alguns mitos e verdades sobre o coaching para concursos. Vamos nessa!
Mito nº1: Quem faz coaching tem acesso a um segredo milagroso para ser aprovado.
Eis aqui uma grande bobagem, para dizer o mínimo. Há alguns anos, o serviço de coaching para concursos sequer existia! Como então as pessoas conseguiam ser aprovadas no cargo público dos seus sonhos? Esse objetivo era atingido com boa dose de empenho, muitas horas de estudo, planejamento, foco e determinação.
O coaching para concursos apresenta uma série de vantagens para quem o contrata. Contudo, nenhuma dessas vantagens engloba um segredo milagroso.
Mito nº2: Coaching garante aprovação em concurso.
Outra mentira de proporções catastróficas. Preste bem atenção: a única pessoa que pode GARANTIR a sua aprovação é VOCÊ MESMO. As técnicas e ferramentas de estudo utilizadas em um programa de coaching para concursos possuem a capacidade de aumentar (e muito!) seu rendimento nos estudos. Por outro lado, nenhuma dessas técnicas e ferramentas trará resultado algum se o coachee (aluno) não as colocar em prática. Um bom programa de coaching pode te colocar em uma posição de grande vantagem em relação aos seus concorrentes, mas se você não fizer a sua parte, o investimento para a contratação de um serviço desses será dinheiro jogado fora.
Mito nº3: O coach fará TUDO no meu lugar.
Não é verdade. Parece óbvio ter que falar sobre isso, mas é um tópico importante, para que você tenha consciência do que um serviço de coaching pode fazer pela sua preparação para concursos.
O coach (treinador) de um concurseiro é um misto de “personal trainer” com motivador. Ele será o seu “personal trainer” pelo seguinte motivo: o coach conhece exatamente o caminho que precisa ser trilhado para ser aprovado em um concurso, afinal, um coach especializado em preparação para concursos geralmente já obteve aprovação em um concurso público de destaque.
No programa de Coaching do Estratégia, por exemplo, todos os coaches são servidores públicos aprovados nos concursos mais difíceis do Brasil (Auditores-Fiscais da Receita Federal, dos Estados e Municípios, Auditores do TCU, Analistas do Banco Central e da CGU, entre outros).
Como um bom “personal trainer”, o coach terá condições de oferecer um plano de estudo que esteja de acordo com o perfil, necessidades e objetivos do aluno. E, claro, acompanhar a execução, de modo que o plano não seja executado de maneira incorreta ou ineficiente.
Além disso, o coach é um motivador. Dada sua experiência na jornada dos concursos, conhece bem as dificuldades e tem excelentes condições de aconselhar e propor soluções para os problemas enfrentados por seus coachees. O contato frequente entre aluno e coach é capaz de fazer com que aquele dia que seria “perdido” nos estudos por conta de uma desmotivação ou um desânimo repentino seja convertido em boas horas de estudo de qualidade.
Todavia, é importante destacar que o estudo propriamente dito continuará a cargo do aluno. Ele terá uma solução desenhada por uma pessoa experiente no tema concursos a sua disposição, e de acordo com a sua necessidade. Ou seja: o cumprimento da meta de estudo é uma atividade indelegável J. Seu coach poderá fazer muito por você, mas ele não estudará no seu lugar, infelizmente.
Mas coaching para concursos não se resume a mitos, pessoal. Existem muitas verdades que eu pude comprovar ao acompanhar alunos no programa de coaching do Estratégia. Vejamos algumas delas:
Verdade nº1: Coaching aumenta o rendimento nos estudos
Essa é a principal queixa de alunos que procuram o auxílio de um serviço de coaching: baixo rendimento nos estudos.
Logo na primeira sessão em vídeo (geralmente por Skype) com o coach, é muito usual que os alunos que ingressam no programa de coaching do Estratégia apresentem algum tempo livre para estudar, mas que simplesmente não aproveitam esse tempo de uma maneira produtiva para os estudos.
Geralmente essa dificuldade tem sua origem em aspectos relacionados à ansiedade (que é natural e recorrente entre os concurseiros) e foco. Aqui o coach investiga o caso concreto e aponta os caminhos que apontam para a solução, sempre baseado na sua experiência em concursos, que é o que realmente importa no mundo dos concursos. Gestão do tempo é uma arte e um hábito, e o coach possui as ferramentas necessárias para que o seu aluno desenvolva esse hábito e adquira maestria nessa arte.
Verdade nº2: Um bom programa de Coaching é capaz de planejar e organizar uma estratégia de estudos verdadeiramente eficaz
Sem planejamento não há clareza do objetivo a ser atingido. Na mesma linha, sem organização não há como dar execução a um planejamento, por melhor que ele seja. Um coach para concursos irá atuar nessas duas frentes. É muito comum (sobretudo em concurseiros que buscam aprovação para cargos de nível superior, onde a quantidade de matérias exigidas no certame é elevada) ouvir relatos de alunos que sentem dificuldade em organizar seus estudos. Não sabem o que priorizar, quais matérias estudar primeiro, qual a metodologia de aprendizado é a mais adequada para cada tipo de disciplina…
Nesse momento, o coach identifica o objetivo do aluno (qual cargo público ele almeja) e organiza o caminho. Em concursos da área fiscal, por exemplo, é recomendável que alunos que estejam começando os estudos iniciem por 6 disciplinas básicas, a saber: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Contabilidade.
É extremamente relevante alternar o estudo entre matérias de “exatas” e “humanas”, tendo em vista que lados diferentes do cérebro serão provocados. Além disso, a resolução de testes práticos (exercícios) assume um papel de destaque ainda maior nas disciplinas de “exatas”, para fins de fixação do conteúdo na memória de longo prazo.
Mas não adianta apenas “organizar” os estudos. Planejamento de longo prazo desempenha função precípua em um processo de coaching, sobretudo em concursos de alto nível. É por meio de um planejamento de longo prazo que se tem a noção de que uma aprovação não se constrói da noite para o dia. Etapas são percorridas, e de forma ordenada. No estudo para concursos não é diferente.
Verdade nº3: Coaching faz com que o aluno utilize de forma adequada as técnicas de estudo para concursos
Técnica de estudo para concursos está longe de ser um mistério. Basta conversar com um aprovado ou então ver depoimento aqui no site do Estratégia: as principais técnicas serão mencionadas exaustivamente. Ciclos de estudo, revisões, exercícios, resumos, videoaulas, mapas mentais e por aí vai.
Isso todo mundo conhece. Agora, e a aplicação correta dessas técnicas?
Pois é, aqui o cenário muda de figura. Levando em consideração as dúvidas que alunos de todo o Brasil me mandam por email, os feedbacks dos meus coachees no programa de coaching do Estratégia e a experiência de outros colegas que são coaches aqui no Estratégia, fica claro que muitos concurseiros não conseguem evoluir nos estudos porque estão fazendo uso incorreto das técnicas de estudo.
Não basta ter um carro, é preciso saber dirigir.
Um exemplo “clássico”. Muitos concursos afirmam que “estudam por ciclos” e quando questionados sobre “como é o seu ciclo?” vem a seguinte resposta: ah, segunda é Português, terça é Direito Constitucional…enfim, eu faço uma matéria por dia.
Após, perguntamos: Quantas horas por dia?
Resposta: Faço o máximo que posso.
E fecho com o seguinte questionamento: como você avalia seu rendimento atual?
Em 99,99% dos casos, a resposta é mais ou menos assim: não estou satisfeito, acho que podia melhorar muito. “Não sei se esse negócio de ciclo de estudo funciona pra mim”.
Meus amigos e amigas, o problema aqui não é o “ciclo de estudo”. Na verdade, estudar uma matéria por dia sem um controle de horas sequer pode ser chamado de ciclo de estudo! Vejam que o uso está inadequado, o que gera um baixo rendimento. Normalmente esse tipo de situação redunda em baixa motivação, o que é absolutamente compreensível.
Um ciclo de estudo que funciona precisa ter uma divisão clara de horas, possui várias disciplinas por dia e, claro, metas de revisões.
Nesse quesito a atuação de um coach é muito pertinente: ele irá modelar todo o ciclo de estudo do aluno, de modo que nenhuma das falhas aqui comentadas seja cometida. Mais que um ciclo de estudo adequado, o coach será capaz de conceber um ciclo de estudo que esteja de acordo com a realidade do coachee, afinal, um ciclo de estudo da área fiscal é diferente de um ciclo para o Banco Central. Por sua vez, o ciclo de um aluno avançado é diferente do ciclo de um aluno iniciante, e assim sucessivamente.
Verdade nº4: A relação coach x coachee aumenta o comprometimento do concurseiro
Quem está na estrada dos concursos há algum tempo sabe do que eu estou falando: manter o comprometimento ao longo do tempo é um grande desafio para o concurseiro, talvez o maior de todos. Sem um compromisso duradouro com o objetivo de ser aprovado, uma preparação para concursos pode ser uma experiência desanimadora e decepcionante.
E aqui eu peço para um comentário estritamente pessoal: eu não imaginava que um coach pudesse atuar como um vetor tão eficaz no fortalecimento do comprometimento dos seus alunos com o projeto de vida de ser aprovado em um concurso.
A experiência como coach do programa de Coaching do Estratégia deixou essa constatação mais que evidente para mim. Vejam alguns e-mails que recebemos:
“Estou gostando muito deste serviço. Antes por muitas vezes eu me sentia perdido quando ia estudar. Fazia aquele esquema quando abria o edital, corria atrás das matérias. Hoje a planilha me ajuda a manter o ritmo de estudos, principalmente sabendo que tenho o acompanhamento/prazo semanal para envio do feedback.
Outro ponto importantíssimo de ter um coaching é que sempre tenho a quem recorrer quando aparece uma dúvida. Em resumo, o seu atendimento está sendo importantíssimo para mim. O direcionamento faz com que eu não perca tempo, as frases e vídeos motivacionais dão um gás para que eu não esqueça dos meus objetivos.”
“ O Coaching abriu os caminhos para mim. Eu não tinha qualquer experiência em estudos e só descobri mesmo como estudar depois que o acompanhamento começou. Estou muito satisfeito. Para mim, tudo está funcionando perfeitamente. Além de poder aprender como se preparar para um concurso, estou me sentindo confiante.
Grande abraço!”
“Só tenho elogios ao que o serviço me proporcionou. Conforme conversamos no início do programa, nunca havia estudado para concurso antes e estava completamente perdida! Estudando tudo de uma vez…a mesma matéria até acabar a aula…muito cansativo!
Acho que o que mais me ajudou foi a dinâmica de estudo. Antes o que era muito sacal, agora estudo com prazer. Matéria que antes era um fardo, direito tributário, hoje é a que mais gosto! Sem dúvida, efeito do método de estudo.
Mesmo não te perturbando sempre, o fato de saber que você está disponível para me ajudar transmite maior segurança e tranquilidade.
Você organizou a minha vida nos estudos. É preciso ter organização para ter disciplina! E não estava conseguindo isso sozinha. Obrigada!”
Quando leio e-mails assim, não me restam dúvidas: o programa de coaching do Estratégia fez toda a diferença no comprometimento desses alunos. E isso me deixa muito, mas muito feliz!
Então é isso, pessoal. Espero que esse artigo tenha ajudado vocês a sanar algumas dúvidas a respeito dessa ferramenta de estudo tão comentada nos dias atuais: o coaching para concursos.
Forte abraço e bons estudos,
PS.: Se você quer conhecer mais detalhes a respeito dos projetos do programa de Coaching do Estratégia (Receita Federal, Fiscos Estaduais e Municipais, TCU, carreiras legislativas e policiais, entre outros), mande um email para [email protected] com seu número de telefone e diga que você leu o artigo “Coaching para Concursos: Mitos e Verdades” que a Coordenação tem um convite especial pra te fazer.