CNU: sem “lacração” e com exigência de engajamento na carreira
As avaliações do concurso CNU solicitarão que os participantes demonstrem comprometimento a carreira pública, adotem “espírito republicano” e, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), não apresentarão questões partidaristas e de “lacração“.
A concepção da elaboração das provas alinha-se com o novo perfil desejado para os servidores públicos: flexíveis e com uma compreensão elevada das funções do Estado na sociedade.
Portanto, as questões serão formuladas de modo a demandar um conhecimento analítico, evitando a mera memorização de informações e excluindo quaisquer inclinações por opiniões políticas, conforme explica o portal “Folha de S. Paulo“.
Especialistas que analisaram o edital do concurso explicaram ao jornal que a prova deve ser elaborada de forma a extrair respostas analíticas, e não a opinião política dos candidatos.
“A gente não quer fazer uma prova de ‘lacração’, pretendemos selecionar as melhores pessoas possíveis, as mais qualificadas e com espírito público”, disse Pedro Assumpção Alves, assessor do gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI e membro do grupo técnico operacional do exame, à Folha.
“Fugimos dos temas muito tradicionais para tentar buscar conteúdos que dialogassem efetivamente com o tipo de problema que precisamos solucionar no serviço público”, acrescentou o assessor.
Ainda, de acordo com os especialistas consultados, o CNU irá ampliar a ênfase nos valores humanos. Conforme Fernando de Souza Coelho, professor de administração pública na Universidade de São Paulo (USP), a prova de conhecimentos gerais não será segmentada em disciplinas, mas abordará temas interdisciplinares relevantes para os servidores, como democracia, ética e diversidade.
“Enem dos Concursos”
O Concurso Nacional Unificado é dividido em oito editais/blocos temáticos, totalizando 6.640 vagas imediatas para diversas autarquias e ministérios, com vagas de níveis médio, técnico e superior.
Aos interessados, inscrições serão aceitas durante os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro, diretamente no site da banca organizadora, Fundação Cesgranrio. Provas em 05 de maio (domingo).
Para mais informações do CNU, cujas provas serão “sem lacração”, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: CNU