Concursos Públicos

CNU registra mais de 400 mil inscritos para cotas raciais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta quinta-feira, 21 de março, que mais de 400 mil pessoas se inscreveram para cotas raciais no Concurso Nacional Unificado (CNU).

O quantitativo exato foi de 420.793 solicitações para os 2.144 milhões de inscritos no famoso “Enem dos Concursos”. Lembrando os interessados puderam se inscrever até o dia 9 de fevereiro.

“Esse número não apenas demonstra a busca por oportunidades de ascensão profissional, mas também reflete a necessidade de políticas afirmativas para garantir a representatividade e a diversidade étnico-racial nos órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão.

Como funcionam as vagas reservadas para cotas?

Vale lembrar que os candidatos inscritos nas cotas concorrem, simultaneamente, às vagas reservadas e também aquelas de ampla concorrência. 

Isto é, uma vez preenchidas todas as vagas reservadas, o candidato inscrito em cota que tenha nota suficiente para ser aprovado no grupo de ampla concorrência passa automaticamente a se classificar neste mesmo grupo.

CNU: mais de 400 mil pessoas inscritas para cotas raciais

Como surgiram as cotas raciais em concursos?

As cotas raciais foram instituídas através da Lei n° 12.990/2014, que trata de uma política de ação afirmativa que prevê a reserva de vagas em concursos públicos federais.

Essa lei surgiu após inúmeros estudos realizados comprovando que há uma discrepância entre o percentual de negros no serviço público federal comparado à população geral do país. 

“Ao analisarmos a realidade da população negra no Brasil, fica evidente a importância de iniciativas que combatam a discriminação e promovam a equidade de oportunidades”, defendeu José Celso.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao censo demográfico de 2022, cerca de 92,1 milhões de pessoas (ou 45,3% da população do país) se declararam pardas.

Foi a primeira vez, desde 1991, que esse grupo predominou. “Queremos um serviço público que reflita a diversidade da população brasileira e por isso o CPNU respeitou as legislações vigentes em relação às cotas e acrescentou, pela primeira vez, cotas também para indígenas”, explicou o secretário.

Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais detalhes acerca do CNU? Então acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para o CNU?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Fábio Scaldelai

Jornalista no Estratégia Concursos e Produtor de Televisão. Estudou Jornalismo, Rádio e TV na Faculdade Integrada Rio Branco, Gestão Empresarial e Marketing no Módulo e atuou como produtor no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), TV Bandeirantes e Rádio Band FM. Além de ter experiência profissional na área de concursos públicos atuando por 3 anos na empresa LFG (Luiz Flavio Gomes). Também atuou como link building e analista de mídia na empresa SEO Marketing.

Posts recentes

Concurso Banestes: resultado final é homologado!

Foi oficialmente homologado o resultado final do concurso Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo).…

2 horas atrás

Concurso Polícia Penal GO: SAIU com 1.600 vagas; R$ 5,9 mil

Provas serão aplicadas em 15 de setembro! Foi finalmente publicado o aguardado edital do concurso…

3 horas atrás

Edital Polícia Penal GO: 1.600 vagas e inicial de R$ 5,9 mil

Foi publicado o edital do concurso Polícia Penal GO, no estado de Goiás. De acordo…

3 horas atrás

Concurso Prefeitura de Itinga do Maranhão: veja os gabaritos

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Prefeitura de Itinga do Maranhão, cuja oferta…

4 horas atrás

TCE PR – 5 motivos para não deixar passar o edital

Concurseira(o) imparável, se ainda estiver em dúvida sobre participar ou não do concurso do Tribunal…

6 horas atrás

Concurso ALE TO: 107 vagas; saiu o resultado final da objetiva!

Concurso ALE TO oferece 107 vagas para os níveis médio e superior! Foi divulgado o…

6 horas atrás