CNU: órgãos realizam Dimensionamento da Força de Trabalho
Há algumas semanas da aplicação das provas, os órgãos que participam do Concurso Nacional Unificado – CNU, fazem a reaplicação do dimensionamento da força de trabalho (DFT).
O procedimento administrativo e logístico permite uma melhor alocação dos futuros aprovados para cada pasta.
O modelo conta com o apoio da Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho – CGFOR, unidade da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI.
Atualmente, PREVIC e Ministério da Saúde já estão com seus cronogramas em andamento. Ambos fizeram o treinamento entre 2022 e 2023, treinando e dimensionando áreas de gestão de pessoas e formando pontos focais.
Como funciona o DFT?
Inicialmente, o MGI elabora cronogramas de desenvolvimento da transferência do modelo, abrangendo o levantamento das entregas das unidades, a quantificação e demais indicadores de pessoal e esforços relacionados.
Também há uma etapa para o levantamento dos perfis desejados, na qual a unidade poderá identificar as competências necessárias para realizar suas entregas.
Por fim, o MGI apresentará aos órgãos um guia orientador para alocação de pessoas e definição de perfis profissionais para a área.
Dessa forma, cada órgão terá dados suficientes para tomar decisões relativas ao quadro de pessoal, em especial, a alocação dos novos servidores.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, além do dimensionamento da força de trabalho, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Uma boa preparação é a chave para a aprovação. Se você quer garantir umas das muitas vagas que são ofertadas no “ENEM dos concursos”, confira os nossos cursos e estude com o líder de aprovações!