Notícia

Afinal, os concursos ambientais vão entrar no CNU 2.0?

Entre tantas movimentações e novas informações sobre o atual e o futuro Concurso Nacional Unificado (CNU), os candidatos tendem a ficar confusos, principalmente sobre os concursos ambientais.

Já autorizados, os certames do IBAMA, ICMBio e Jardim Botânico RJ, juntos, irão ofertar 460 vagas imediatas, principalmente para Analista, cujo salário é de R$ 8,8 mil.

A divulgação das autorizações foi realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, onde a ministra Marina Silva anunciou a abertura dos concursos o mais rápido possível.

Posteriormente, as portarias de autorizações foram publicadas em edições extras do Diário Oficial da União, confirmando a informação.

“Essa é uma conquista dos servidores, que eu sei que estão mobilizados. Sabemos que tivemos um represamento de muitos anos, e há um esforço do senhor (Lula) e da ministra Esther para a valorização da carreira”destacou a ministra do Meio Ambiente.

Mas, afinal, estes concursos, que precisam ser realizados com urgência, farão parte do próximo “ENEM dos concursos”?

A resposta veio a partir de algumas falas da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que salientou sobre a possibilidade de um CNU 2.0.

Como Dweck afirmou que uma nova edição do CPNU só será aberta em 2025, a possibilidade dos concursos ambientais aderirem ao Concurso Nacional Unificado 2.0 é improvável.

Isso porque, tais provimentos para a categoria são tratados como urgência, em decorrência da alta defasagem profissional.

Dessa forma, a expectativa é que estes certames já tenham editais publicados até janeiro de 2025, conforme estipula a Portaria autorizativa:

Afinal, os concursos ambientais vão entrar no CNU 2.0?
Afinal, os concursos ambientais vão entrar no CNU 2.0?

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, além dos concursos ambientais, basta acessar os links abaixo:

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.