O Concurso Nacional Unificado (CNU), o “ENEM dos Concursos“ teve 50% de ausências em seu dia de prova, neste domingo (18), e parte dos candidatos presentes ainda serão eliminados!
Isso porque, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) anunciou em suas redes sociais que aqueles que não preencheram totalmente a identificação no cartão de respostas serão cortados das próximas etapas.
A decisão foi tomada após consulta com a banca organizadora e aplicada, bem como consulta jurídica, respeitando o edital, conforme o MGI.
Vale lembrar que cerca de 500 eliminações do CPNU ocorreram por retiradas dos locais de aplicação de forma indevida.
Além disso, apesar do registro de 2,1 milhões de inscritos no gigante CNU, apenas 1 milhão de pessoas realizaram efetivamente as provas.
No entanto, a ministra Esther Dweck, do MGI, refutou a ideia de que a alta taxa de abstenção foi majoritariamente devido à ausência de candidatos que concorriam a vagas de nível médio, destacando que os participantes de nível superior marcaram uma presença.
“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou.
O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais.
Em todo o Brasil, 228 cidades receberam as provas. Foram cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 72 mil salas foram reservadas para o certame.
Além disso, cerca de 210 mil trabalhadores participaram de todo o processo de aplicação da prova.
Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta e, apesar do gabarito preliminar ser disponibilizado somente dia 20 de agosto, você já pode conferir o gabarito extraoficial.
A divulgação do resultado definitivo está prevista para 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, para além dos candidatos eliminados, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…