A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, expressou uma avaliação extremamente positiva em relação à aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ocorreram neste domingo (18).
Em coletiva de imprensa realizada na sede da Dataprev, em Brasília, a ministra afirmou que o certame cumpriu seu objetivo de democratizar o acesso ao serviço público federal, contemplando a diversidade da população brasileira.
“O espírito de uma inovação do serviço público sendo fruto de um trabalho coletivo como esse é o que a gente quer passar para essas pessoas que estão se candidatando. É um espírito de dedicação, de serviço público de verdade, e com a sensação muito boa da gente poder servir a população do nosso país para fazer uma transformação verdadeira na qualidade de vida da população”, afirmou.
Ainda segundo Dweck, embora o certame houvesse registrado 2,1 milhões de inscritos, a estimativa é de que quase 1 milhão de pessoas tenha realizado as provas.
Dados preliminares ainda indicam que cerca de 0,05% (em torno de 500 pessoas) dos participantes foram eliminados do CNU por motivos como sair do local de aplicação com as provas.
A ministra também refutou a ideia de que a alta taxa de abstenção foi majoritariamente devido à ausência de candidatos que concorriam a vagas de nível médio, destacando que os participantes de nível superior marcaram uma presença.
“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou.
O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais.
Em todo o Brasil, 228 cidades receberam as provas. Foram cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 72 mil salas foram reservadas para o certame.
Além disso, cerca de 210 mil trabalhadores participaram de todo o processo de aplicação da prova.
Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta e, apesar do gabarito preliminar ser disponibilizado somente dia 20 de agosto, você já pode conferir o gabarito extraoficial.
A divulgação do resultado definitivo está prevista para 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, para além da taxa de abstenção, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Divulgação do resultado final é adiada para fevereiro de 2025 Conforme acordo firmado com o…
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? sPode parecer cedo para fazer…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
Previsão de divulgação dos resultados finais para 11/02/2025 Conforme informado, o novo cronograma do Concurso…
Já estamos nos meses finais de 2024, dá para acreditar? Se você prometeu no início…
O edital do concurso MPU (Ministério Público da União) é um dos mais aguarados nesses…