INSS: Conjunções, Interjeições e Numerais
Classes gramaticais (classes das palavras) para o concurso do INSS (Parte II): conjunções, interjeições e numerais.
Classes gramaticais: Aprenda o emprego das classes das palavras da língua portuguesa e como os utilizar da forma mais correta para se preparar melhor para o concurso do INSS previsto para 2022.
1) Introdução
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antiga banca CESPE, trouxe no edital do INSS de 2022 para o cargo de Analista do Seguro Social, o conteúdo para a matéria “Língua Portuguesa”, a saber:
- Compreensão e interpretação de textos;
- Tipologia textual;
- Ortografia oficial;
- Acentuação gráfica;
- Emprego das classes de palavras;
- Emprego do sinal indicativo de crase;
- Sintaxe da oração e do período;
- Pontuação;
- Concordância nominal e verbal;
- Regências nominal e verbal;
- Significação das palavras;
- Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
Portanto, observa-se que o Emprego das classes de palavras é um dos itens a serem questionados na prova de Técnico do Seguro Social previsto no edital do concurso para o INSS de 2022.
Assim, o presente artigo visa abordar de forma sintética as conjunções, interjeições e numerais para o concurso INSS de 2022.
Cabe ressaltar que o primeiro artigo desta série (INSS: Adjetivos, Advérbios e Artigos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/classes-das-palavras-inss-adjetivos-adverbios-artigos/) apresentou os tipos de palavras (variáveis e invariáveis) e as seguintes classes gramaticais, a saber: adjetivos, advérbios e artigos. Vale a pena conferir!
Edital 2022: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Técnico do Seguro Social – Ensino Médio
- Status: autorizado | comissão formada | banca contratada;
- Banca: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe);
- Vagas: 1.000;
- Cargo: Técnico do Seguro Social;
- Escolaridade: ensino médio;
- Salário inicial: R$ 5.905,79;
- Edital: INSS 2022.
2) Classes das palavras
As classes das palavras, também conhecidas como classes gramaticais, são as categorias nas quais as palavras são distribuídas de acordo com a sua natureza e função gramatical no contexto em que estão inseridas. Existem dez classes das palavras, a saber:
- Adjetivos;
- Advérbios;
- Artigos;
- Conjunções;
- Interjeições;
- Numerais;
- Preposições;
- Pronomes;
- Substantivos;
- Verbos.
A fim de se preparar melhor para o concurso do INSS é importante conhecer todas as classes gramaticais; assim, este artigo apresentará as conjunções, as interjeições e os numerais.
As definições e as características das classes das palavras são apresentadas de forma distintas por diferentes autores gramaticais; entretanto, pode-se diferenciar das classes pelas seguintes definições:
3.1) Classe das Conjunções
As conjunções servem para conectar duas orações ou dois ou mais elementos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de coordenação. No entanto, ao contrário dos adjetivos, as conjunções são palavras invariáveis.
As conjunções são classificadas em: subordinativas e coordenativas.
Subordinativas
As orações conectadas têm relação de dependência, isto é, o discurso somente tem sentido quando os elementos estão juntos, há uma subordinação entre eles. Então, essas conjunções podem ser:
Tipo | Definição | Conjunções | Exemplo |
Causais | A oração subordinada tem sentido de causa. | já que, porque, uma vez que… | “Eu fui bem na prova porque estudei.“ |
Comparativas | A conjunção estabelece comparação entre as orações. | do que, qual, que… | “A candidata foi mais bem colocada do que o previsto.” |
Concessivas | A oração subordinada tem sentido de oposição em relação à oração principal. | ainda que, embora, enquanto… | “Embora eu tenha estudado, não fui bem na prova.“ |
Condicionais | A oração subordinada representa condição ou hipótese em relação à oração principal. | a não ser que, caso, se… | “Se eu estudar muito, vou passar no concurso.“ |
Conformativas | A oração subordinada exprime a conformidade em relação à oração principal. | conforme, segundo… | “Português é uma matéria importante, segundo meu professor.“ |
Consecutivas | A oração subordinada tem relação de consequência em relação à oração principal | de modo que, que… | “Eu quero tanto viajar que eu até comprei um mapa.“ |
Finais | A oração subordinada tem sentido de finalidade em relação à oração principal. | a final de que, para que… | “João estudou muito para que fizesse uma boa prova.“ |
Integrantes | A oração que tem função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto da oração principal. | que, se… | “A verdade é que eu preciso estudar mais.“ |
Proporcionais | A oração subordinada tem sentido de simultaneidade ou proporcionalidade em relação à oração principal | à medida, quanto… | “Quanto mais eu estudo, mais eu sei.“ |
Temporais | A oração subordinada indica uma circunstância de tempo. | antes que, quando… | “Quando Maria for aprovada, ela ficará feliz.“ |
Coordenativas
As orações conectadas são independentes, isto é, o discurso tem sentido mesmo quando os elementos estão separados. Então, essas conjunções podem ser:
Tipo | Definição | Conjunções | Exemplos |
Aditivas | As conjunções estabelecem sentido de adição/soma entre os elementos ou as orações. | e, nem, não só, mas também | “A criança estava feliz e sorria.” |
Adversativas | As conjunções estabelecem sentido de oposição entre os elementos ou as orações. | mas (no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante | “A criança era feliz, mas não sorria.” |
Alternativas | As conjunções estabelecem sentido de alternância entre os elementos ou as orações. | nem… nem, ora… ora, ou, ou… ou, quer… quer, seja… seja | “A criança nem era feliz nem sorria.” |
Conclusivas | As conjunções estabelecem sentido de conclusão/consequência entre os elementos ou as orações. | assim, diante disso, logo, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, portanto | “A criança era feliz, portanto, sorria.” |
Explicativas | As conjunções estabelecem sentido de explicação/justifica outra. | que, pois (antes do verbo), porquanto, porque | “A criança sorria porque era feliz.” |
3.2) Classe das Interjeições
As interjeições são palavras, locuções (compostas de duas ou mais palavras) ou sons vocálicos espontâneos que exprimem, em geral, emoções ou desejos. Ou seja, as interjeições podem expressar sensações, estado de espírito ou imperativos sobre o interlocutor. As interjeições são autônomas, então, são consideradas enunciados completos e são acompanhadas de um ponto de exclamação.
Similarmente às conjunções, as interjeições são palavras invariáveis que não flexionam em gênero, número ou grau.
Em síntese, as interjeições são classificadas em: advertência/alerta, afugentamento, agradecimento, alegria, alívio, ânimo, apelo, aplauso, chamamento, concordância, contrariedade, desculpa, desejo, despedida, dor, dúvida, espanto, estímulo, medo/nojo, satisfação, saudação, silêncio, entre outros.
Por exemplo:
“Cuidado!” (interjeição de advertência)
“Oba!” (interjeição de alegria)
“Alô!” (interjeição de chamamento)
“Quem me dera!” (locução interjetiva de alegria)
3.3) Classe dos Numerais
Os numerais são palavras que expressam uma ideia de quantidade, sendo usadas quantificar algo por meio de um valor numérico. Os numerais são palavras variáveis podendo variar em gênero e número.
Os numerais são classificados em: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários.
- Numerais cardinais — indicam quantidade;
Por exemplo: “Eu estudarei duas matérias hoje.” - Numerais ordinais — indicam ordenação/hierarquia;
Por exemplo: “Maria e Marta foram as primeiras colocadas.” e “João foi o 3º colocado.“ - Numerais multiplicativos — indicam multiplicidade;
Por exemplo: “O tomate está o dobro do valor.” - Numerais fracionários — indicam fração/percentual.
Por exemplo: “Quero a metade da laranja.
Cardinais arábicos | Cardinais romanos | Cardinais arábicos (extenso) | Ordinais (símbolo) | Ordinais (extenso) | Fracionários | Multiplicativos |
1 | I | um | 1º(ª) | primeiro(a) | – | – |
2 | II | dois | 2º(ª) | segundo(a) | metade/meio(a) | dobro/duplo/ dúplice |
3 | III | três | 3º(ª) | terceiro(a) | (um) terço | triplo/tríplice |
4 | IV | quatro | 4º(ª) | quarto(a) | (um) quarto | quádruplo |
5 | V | cinco | 5º(ª) | quinto(a) | (um) quinto | quíntuplo |
6 | VI | seis | 6º(ª) | sexto(a) | (um) sexto | sêxtuplo |
7 | VII | sete | 7º(ª) | sétimo(a) | (um) sétimo | sétuplo |
8 | VIII | oito | 8º(ª) | oitavo(a) | (um) oitavo | óctuplo |
9 | IX | nove | 9º(ª) | nono(a) | (um) nono | nônuplo |
10 | X | dez | 10º(ª) | décimo(a) | (um) décimo | décuplo |
11 | XI | onze | 11º(ª) | décimo(a) primeiro(a) | (um) onze avos | undécuplo |
12 | XII | doze | 12º(ª) | décimo(a) segundo(a) | (um) doze avos | duodécuplo |
… | … | …. | … | … | … | … |
20 | XX | vinte | 20º(ª) | vigésimo(a) | (um) vinte avos | vinte vezes |
… | … | … | … | … | … | … |
50 | L | cinquenta | 50º(ª) | quinquagésimo(a) | (um) cinquenta avos | cinquenta vezes |
… | … | … | … | … | … | … |
100 | C | cem | 100º(ª) | centésimo(a) | (um) centésimo | cêntuplo/cem vezes |
… | … | … | … | … | … | … |
200 | CC | duzentos | 200º(ª) | ducentésimo(a) | (um) duzentos avos | duzentas vezes |
… | … | … | … | … | … | … |
1000 | M | mil | 1000º(ª) | milésimo(a) | (um) milésimo | mil vezes |
4) Conclusão
Em suma, o presente artigo teve o intuito de apresentar um resumo sobre as conjunções, as interjeições e os numerais que são três das classes das palavras presentes na língua portuguesa e cobradas no concurso do INSS.
Por outro lado, o primeiro artigo desta série para o concurso do INSS de 2022 buscou apresentar informações sobre algumas das classes das palavras: adjetivos, advérbios e artigos. O próximo artigo terá foco nas preposições e nos pronomes.
Sem dúvida, para o edital do INSS, é interessante que o(a) candidato(a) saiba identificar as classes gramaticais, as funções de cada classe apresentada neste artigo e, principalmente, as classificações e os empregos das conjunções, sabendo distinguir as orações coordenadas das subordinadas. Dessa forma, o(a) candidato(a) poderá fazer o melhor emprego dessas classes gramaticais no concurso e o reconhecimento das funções das palavras em questões de interpretação de texto.
Por fim, cabe a leitura do edital do INSS lançado pela Cebraspe em 2022, bem como a inscrição nos cursos do Estratégia de português e outras disciplinas voltados para o concurso de 2022.
EDITAL INSS 2022:
https://cebraspe.org.br/concursos/inss_22
CONFIRA OS CURSOS DO ESTRATÉGIA:
CONFIRA OUTROS CONCURSOS:
CONFIRA OS CONCURSOS PREVISTOS PARA 2023: