Fala, pessoal!?! Tudo bem?! Como estão os estudos por aí?!
Logo que iniciamos nossa jornada no universo dos concursos públicos, ouvimos falar sobre o tal ciclo de estudos…
O ciclo de estudos será, na realidade, a concretização do nosso planejamento. Mas, mesmo com sua extrema importância, há muitas dúvidas a respeito deste assunto!
Afinal, como estudar através dos ciclos?! Como montar o seu ciclo?! Como fazer a manutenção do ciclo?!
Postei um vídeo no YouTube falando um pouquinho sobre o que precisa ser levado em consideração para montar um ciclo de estudos.
Corre lá para dar uma conferida nas dicas!
Bons estudos e arrebentem!
Abraços!
Silvana Diniz
Auditora Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS/SP)
Coach Estratégia Concursos
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? Pode parecer cedo para fazer…
Com seu concurso já autorizado, a Fundação Biblioteca Nacional manifestou interesse em participar da próxima…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com diversas vagas! Se…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
A classificação geral do concurso Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato…
Os concursos da área de Segurança que podem acontecer em breve! Este artigo é dedicado…
Ver comentários
Bom dia. Gostei de suas dicas. Abraço.
Silvana Boa tarde,
Vi no seu vídeo que comentou que se eu perder um dia do meu ciclo, eu posso passar para outro e deixar essa aula pra trás...Mas em outros vídeos de outras pessoas, eles falam que o melhor ciclo é aquele que você não estipula dias para as aulas, e sim, uma próxima aula, independente do dia, por exemplo:
Tenho duas horas na segunda e duas horas na terça, mas ocorreu um imprevisto e não pude assistir a aula de português na segunda, assisto ela na terça, e assim por diante, até fechar o ciclo de matérias e não de dias. Assim não deixo nenhuma aula para trás. O que você acha?
Oi, Thiago! Tudo bem?!
Eu prefiro quando o ciclo determina exatamente as disciplinas, no dia específico.
Quando não há isso, acho que as chances de procrastinarmos aumenta.
Se você tem uma meta certa no dia, não a cumpre e ela "fica pra trás", isso acaba gerando um desconforto, uma cobrança... que é mto positivo para mantermos a disciplina e foco!
Boa tarde, Silvana. Quantas horas líquidas você estudava por dia? Vc folgava em algum dia da semana? Vc fazia mapas mentais ou resumos? Parabéns pelo canal e obrigado pela ajuda.
Jerônimo, tudo bem?!
Vou gravar um vídeo contando um pouco sobre minha trajetória e tudo que eu fiz... Bastante gente tem pedido!
Obrigada a você! Abs
Obrigada pelas dicas!
Olá, Silvana
Pretendo montar um ciclo para tribunais eleitorais ( técnico judiciário) e não há muitas matérias diferente como pra auditor. O que vc acha de intercalar os estudos entre as disciplinas com resolução de questões, tipo meia hora de questões entre uma disciplina e outra.
Olá, José! Tudo bem?!
Acho que quando estamos estudando a disciplina pela primeira vez, o momento da resolução de exercícios deve ser logo após a teoria (seguindo a sequencia normal da aula).
Agora, no caso de disciplinas já concluídas, pode partir para resolução de questões... e aí os exercícios irão mostrar qual parte da teoria ainda precisa ser melhor estudada.
Boa sorte e bons estudos! Abs
Legal Silvana, ótimas dicas! Dicas estas também passadas pelo prof. Ricardo Vale no video apresentação do meu preparatório. :)
Boa Noite, sobre a organização do ciclo de estudos, o melhor é dividir somente a matéria ou o conteúdo específico dentro dela no planejamento. Ex: Dto Constitucional - Princípios.
Excelente Vídeo, me ajudará bastante.
Olá, Camilo! Tudo bem?!
Acredito que a melhor forma de organização seja usando como base a carga horária estipulada para aquela disciplina. Então, por ex., se você estipulou 1:30 para Dir Constitucional, começou vendo Princípios e matou isso em 1:00, pode tocar para novos conteúdos!!!
Se você toma por base o conteúdo específico, corre o risco de ficar mto tempo na mesma disciplina, querendo finalizar o conteúdo... E isso acaba prejudicando o rendimento.
A 45 dias de uma prova é aconselhável estudar os três turnos do dia? E a cada turno uma matéria diferente, ou seja, 3 por dia...
Olá, Victor! Como vai?!
A estratégia depende muito do seu nível de preparação.
Mas em 3 turnos por dia, dá pra colocar no ciclo mais disciplinas... Do contrário, ficará uma carga horário muito grande para cada disciplina, o que prejudica a concentração e o rendimento. Abs
Silvana,
Assisti o seu post sobre plano de estudos, gostei muito de sua medodologia. Estou estudando para concursos a 1,5 anos e somente agora creio que estou efetuar um trabalho consistente na preparação para concursos. Aprendi a montar um ciclo de estudo depois de muita luta e pesquisa... Infelizmente, nos estudos passados (INSS / TRE-SP) não efetuei revisão sistemática, fiz poucos exercícios e o meu aproveitamento não foi o suficiente para aprovação final. Sou aluno do Estratégia atualmente para curso da receita "AFRFB". Tenho basicamente duas dúvidas no momento:
a) As matérias estudadas para concursos anteriores (para bancas diferentes: FCC e CESP), podem ser consideradas como estudadas para o curso de AFRFB, fazendo apenas revisões dos principais pontos ou é melhor reestudá-las como se fosse a 1ª vez (ex: Const / Adm / Port / AFO, etc). Como medir este aproveitamento para não interferir no aproveitamento dos estudos.
b) Hoje o meu novo ciclo de estudo para AFRFB é composto por 8 matérias (Introd. à Contab. / Português / D.Const. / D.Adm. / Adm. Pública / RLQ / D.Trib / Inglês) com um objetivo semanal de 40 a 45 horas de estudo (média 7h/dia). Sou de SP e conforme inform. do Estratégia está para sair o edital do TCE-SP para os cargos de Agente de Fiscalização Financeira. Você acha que viável adicionar disciplinas do TCE-SP no meu atual ciclos de estudos sem comprometer os estudos para a preparação da ARF?
Nota: 1) Sou aposentado (engenheiro) com 58 anos de idade, mas sinto que ainda tenho muito gás e força produtiva para contribuir com nossa sociedade. Você pode ajudar-me com sua experiência na orientação de alunos para concurso? Infelizmente, no momento não é possível adquirir um consultor para direcionar melhor os corretos procedimentos de estudos. 2) Por razões familiares/pessoais, tenho restringido meus estudos para concursos do Estado de São Paulo, exceto a preparação da ARF que possui abrangência nacional.
Se possível, aguardo seus comentários e sugestões. Muito obrigado.
Olá, Carlos! Tudo bem?! Vamos lá:
1) As matérias já estudadas anteriormente podem sim ser consideradas como concluídas. O interessante neste momento é você focar nos exercícios da ESAF. Assim você irá conhecer o padrão da sua prova... Com base nos exercícios (questões erradas, questões que você não lembra o assunto, questões que você não se sente seguro), você vai perceber as partes da teoria que precisam ser estudadas novamente. Então, a revisão da teoria será bem direcionada. Para área fiscal, podemos considerar que um aproveitamento acima de 80% nos exercícios já está ok!!
2) A decisão sobre conciliar estudos e mudar o foco é sempre complicada.
Sendo bem prática: ao adicionar disciplinas do TCE-SP, inevitavelmente sobre prejudicará sua preparação para AFR.
Porém, como não temos notícias sobre editais da área fiscal, muitas pessoas que estudam para o fisco irão encarar o TCE-SP (mas neste caso, dando uma pausa com as disciplinas exclusivas do fisco, fazendo um ciclo focado 100% no TCE).
Espero que tenha conseguido ajudar! Boa sorte e bons estudos! Abs
Por mais vídeos assim, Silvana. Continue postando sempre =)