Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar sobre como gabaritar Políticas Públicas para a prova da CGU. Vamos lá?
O termo política pode ser dividido em 3 dimensões:
A Dimensão nomeada de institucional (Polity) diz respeito ao ordenamento institucional do sistema político, isto é, as dimensões jurídicas a que encontra-se sujeito, bem como a estrutura institucional do sistema político-administrativo.
Já a Dimensão Processual (Politics) faz alusão ao processo político, isto é, as relações que são geralmente de caráter conflituosas em relação à imposição de objetivos, à definição de conteúdos e às decisões de distribuição de poder e de recursos públicos.
Finalmente, a Dimensão material (Policy) faz alusão aos conteúdos concretos, ou seja, à configuração dos programas políticos. Assim, essa Dimensão diz respeito às Políticas Públicas, que são os resultados materiais (concretos) dos chamados programas de governo.
Apesar de diferentes, essas três dimensões estão ligadas entre si, compondo o Sistema Político. Deste modo, as demandas sociais são apreciadas pelas instituições públicas (polity). Já dentro das instituições públicas, ocorre o processo político (politics) que é relacionado com o acordo para criar coalizões.
O primeiro passo é identificarmos problemas específicos que atingem a sociedade. Depois da predefinição desses problemas, o ciclo de políticas públicas considera as seguintes fases: agenda, elaboração, formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação.
Mas o que é Análise Custo-Benefício e Análise Custo-Efetividade?
Análise Custo-Benefício -> Confere se os resultados e custos da política pública podem ser traduzidos em unidades monetárias. Trata-se de uma análise quantitativa, sendo bem utilizada para projetos econômicos.
Análise Custo-Efetividade -> Confere se os resultados e custos da política pública não podem ser traduzidos em unidades monetárias. Trata-se de uma análise do impacto e/ou efetividade social da política pública, sendo bem utilizada nos projetos sociais.
Existem várias maneiras de classificar as políticas públicas.
Uma das principais classificações propostas é a de Theodore Lowi, segundo essa classificação são analisados os impactos relacionados aos custos e benefícios das políticas:
1. Políticas Distributivas: A principal função deste tipo de Política Pública é distribuir alguns serviços, bens ou quantias para uma parcela da população. Já que esse tipo de Política Pública não acarreta custos diretos à parcela da população que não foi beneficiada, o grau de conflito na arena em relação a esse tipo de Política é baixo.
Exemplos: cotas na educação, salário-desemprego, construção de aeroportos, ampliação do sistema rodoviário, etc.
2. Políticas Redistributivas: A principal função deste tipo de Política Pública é redistribuir bens, serviços ou recursos para uma parcela da sociedade, através da retirada de dinheiro do orçamento que seria destinado a toda a população.
Deste modo, essa Política Pública busca redistribuir a renda mediante o deslocamento de recursos das camadas mais ricas para as menos ricas, por meio principalmente dos impostos que são pagos pela população.
Exemplo: reforma agrária, sistema previdenciário, etc.
3. Políticas Regulatórias: A principal função deste tipo de Política Pública é elencar os normativos para poder funcionar os serviços públicos. Ademais, por meio dessas Políticas Públicas são instituídas as regras para o comércio de produtos e serviços, além de determinar os princípios de comportamento e modelos de conduta.
Logo, esse tipo de Política busca estabelecer as regras para garantir o bem-estar coletivo.
Exemplo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Regulações do trânsito, etc.
4. Constitutivas (Estruturadoras): A principal função deste tipo de Política Pública Constitutiva é estabelecer as “regras do jogo”. Deste modo, as políticas públicas constitutivas dizem como, por quem e quando se pode criar as políticas públicas.
Exemplo: Constituição Federal, Regimento interno do Senado Federal, etc.
Para iniciar o estudo dos indicadores é necessário entender alguns conceitos relacionados às Políticas Públicas.
Vamos lá?
Antes de tudo, vamos entender os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
Os indicadores são indispensáveis para sabermos se a Política Pública está conseguindo, ou não, o seu objetivo. Desta forma, os indicadores são os “termômetros” para analisar como está se saindo uma determinada Política Pública.
Consoante Ferreira, Cassiolato e Gonzales, o conceito de indicador é: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”.
Já consoante Rua, os indicadores são: “De uma maneira simplificada, os indicadores são medidas que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo.”
De acordo com o Ministério do Planejamento, os componentes presentes em um indicador são:
Sendo assim, a utilização dos indicadores torna mais fácil a tomada de decisões por parte dos gestores públicos.
Os indicadores nomeados de indicadores de desempenho são distinguidos em indicadores de esforços e indicadores de resultados.
Estes indicadores buscam estimar muitos aspectos do funcionamento de uma determinada organização.
Os principais aspectos estimados são: eficiência, eficácia, economicidade, efetividade, execução e excelência.
As 6 categorias de indicadores de desempenho são divididas pelo Gespública entre dois grupos, resultado e esforço:
Consoante a classificação dos indicadores de Graças Rua, existem os seguintes indicadores:
• Indicadores de Produtividade (refere-se à eficiência)
• Indicadores de Qualidade ( refere-se à eficácia)
• Indicadores de Efetividade (refere-se ao impacto no cliente ou na sociedade)
• Indicadores de Capacidade (mede a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas geradas consoante a unidade de tempo)
3. Indicadores de Projetos: Os indicadores são associados à aferição do desenvolvimento do projeto, ou seja, de um esforço temporário que tem como objetivo produzir um produto.
Conforme o Tribunal de Contas da União (TCU), os indicadores de desempenho são compostos pelas seguintes variáveis:
Consoante o Tribunal de Contas da União (TCU), os principais atributos do indicador têm que ser os seguintes:
Espero que tenham gostado do artigo!
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
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