Artigo

CGE/MA – Prova de Auditoria – Comentários

Olá, Pessoal!

A prova de auditoria da FGV reservou poucas surpresas, sendo que a maioria das questões cobraram a literalidade das normas apresentadas na nossa aula.

De qualquer forma, para aqueles que quiserem tentar recursos, entendemos que duas questões merecem atenção:

62 – Assinale a alternativa que indica a auditoria que, com a finalidade de aperfeiçoar a gestão pública, promove o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais.
(A) Auditoria Funcional Programática.
(B) Auditoria de Regularidade.
(C) Auditoria Operacional.
(D) Auditoria de Gestão.
(E) Auditoria Financeira.

Comentários:

O gabarito preliminar foi a letra C, e concordamos, pois esta é a definição literal de auditoria operacional do TCU, presente na nossa aula 3. Entretanto, as normas da INTOSAI, item também presente no edital, consideram auditoria operacional e de gestão como sinônimos. Dessa forma, a letra D também poderia ser a resposta.

64 – As alternativas a seguir apresentam exemplos de método utilizado pelo auditor para selecionar amostras, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) Seleção por intervalo.
(B) Seleção aleatória.
(C) Seleção sistemática.
(D) Seleção ao acaso.
(E) Seleção de bloco.

Comentários:

O gabarito preliminar foi a letra A e a questão cobra a literalidade da NBC TA 530. Entretanto, embora não previsto nessa norma, seleção por intervalo e seleção sistemática é a mesma coisa para diversos doutrinadores. Portanto, acho que vale uma tentativa de anulação.

Abs,

Rodrigo Fontenelle / Claudenir Brito

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.